Brasil,

Ataques cibernéticos vão aumentar, dizem especialistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréia Luna
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ataques cibernéticos vão aumentar, dizem especialistas

Avanço da conectividade e desconhecimento do usuário sobre como lidar com a tecnologia contribuem para essa expansão

O avanço da internet das coisas, em que tudo está interligado, amplia as oportunidades para os invasores, mas o maior facilitador desse trabalho são os próprios usuários que não são educados para lidar com a tecnologia. A afirmação foi unânime entre os participantes do Cyber Security View, encontro sobre riscos cibernéticos da corretora de seguro e resseguro JLT Brasil, realizado em São Paulo.

O consultor em segurança cibernética Greg Epiphaniou afirmou que as pessoas são o elo mais frágil na cadeia que as une à tecnologia. Apenas 10% dos 100 mil novos usuários que chegam diariamente na Internet se comportam de forma segura online. “Até 2020, teremos 50,1 bilhões de aparelhos conectados, então o vetor dos ataques cresce exponencialmente. O avanço da mobilidade aumenta a complexidade e segurança detesta complexidade. Os criminosos cibernéticos são organizados, por isso, precisamos também organizar a defesa e fazer uma reengenharia na nossa segurança”, sinalizou.

Em um teste de intrusão, o mestre em computação forense, cibersegurança e contra-terrorismo, Rafael Narezzi, pode demonstrar em 15 segundos uma variável de ataque virtual e alertou para a facilidade de contratação de programas e de serviços desse tipo. “A vulnerabilidade mais comum entre os usuários é deixar as senhas salvas, por exemplo. Facilidades desse tipo criam oportunidades e podem fazer dele uma porta para o roubo de dados não só dele, mas de uma empresa ou instituição”, explicou.

Para ele, assim como para os outros palestrantes, não é possível estar 100% seguro. “A vulnerabilidade faz parte do mundo online, mas a segurança tem que estar na essência do processo de inovação. Essa exigência também tem que partir dos consumidores porque hoje pela Internet é possível contratar uma invasão ou um software para isso”, completou.

Ao falar sobre o cenário de risco no Brasil e o que é necessário para a previsibilidade no ambiente de negócios, o especialista em segurança cibernética, Ricardo Tavares disse que nos próximos três anos o crime cibernético vai provocar um prejuízo anual no mundo na ordem de 6 trilhões de dólares e que as empresas não devem negligenciar os problemas por menores que sejam. “Os impactos são causados em vários processos de negócios paralisando o faturamento, a logística, a operação e, principalmente, afetando a imagem da companhia porque há riscos que são intangíveis”, afirmou. Tavares revelou que o Retorno do Investimento (ROI – na sigla em inglês) do crime organizado virtual é de 1.500%. “Nenhum negócio é tão rentável quanto esse. Para cada dólar investido, são ganhos 1.500 dólares. Então vemos crescer uma indústria criminosa global, que tem financiadores e bandidos migrando do crime físico para virtual porque as penas e os riscos são menores”.

As principais consequências dos riscos cibernéticos para as empresas são: perda de reputação, interrupção do negócio, danos que serão pagos por perder dados e clientes e perda de segredos comerciais. Estudos apontam que os funcionários são os responsáveis por causarem os maiores riscos paras as companhias, o que demonstra a ausência de uma consciência digital. Ao mesmo tempo, uma pesquisa global da KPMG mostra que 74% das empresas admitem não estar totalmente preparadas para uma eventual violação de dados pelos próprios colaboradores. E isso pode acontecer em empresas de qualquer porte. “Informações geram vantagens competitivas. O roubo de base de dados entre concorrentes já aconteceu no Brasil e tende a aumentar. A educação digital para a adesão de um comportamento seguro é uma das formas de diminuir a exposição das companhias. O usuário costuma clicar antes de pensar. Por isso, a segurança tem que fazer parte do processo da gestão das empresas”, disse Tavares.

Risco corporativo

A atuação de terroristas virtuais e hacktivistas (ativistas políticos do mundo cibernético) também é uma das grandes ameaças contra as empresas. O ataque aos ativos intangíveis de uma companhia tem relação direta com os tangíveis em uma época de automação de todos os sistemas. A especialista em gestão de risco cibernético da JLT Brasil, Marta Schuh, deu o exemplo de uma comporta de hidrelétrica que, controlada por um sistema, se for invadido pode inundar uma cidade.

Ela lembrou que o ataque do Wannacry gerou resgates baixos em bitcoins; em compensação as perdas globais foram em torno de 4 bilhões de dólares, decorrentes da interrupção de negócios durante dias. “Muitas vezes quando há um ataque de ramsonware a perda da empresa não está no valor do resgate, mas na consequência da interrupção de serviços prestados a seus clientes. O seguro pode ajudar a mitigar esses prejuízos”, explicou.

O seguro não substitui a segurança. “A apólice de seguro estrutura as perdas financeiras geradas pelo ataque, sejam elas por interrupção do negócio, por restituição dos dados e serviços ou em perdas consequente de litígios. O seguro vai cobrir danos a terceiros e à empresa, como despesas de investigação, danos à reputação, custos de notificação, perda de receita, restauração de dados, pagamento do resgate e danos físicos ”, concluiu Marta.

SOBRE A JLT BRASIL

A JLT - Jardine Lloyd Thompson – companhia inglesa integrante do Grupo Jardine Matheson - é uma das maiores empresas especializadas em gestão de riscos, corretagem de seguros e resseguros e consultoria em benefícios em todo o mundo. Com cerca de 11 mil funcionários e atuação em mais de 135 países, está entre as quatro maiores corretoras de seguros e resseguros do mundo, sendo a maior não-americana com seu capital aberto na bolsa de valores em Londres. O faturamento mundial no ano passado foi de US$ 1,7 bilhão.

No Brasil, o grupo atua desde 1989 e está presente nas mais importantes cidades de todas as regiões do país. São mais de 450 colaboradores e escritórios localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Macaé, Porto Alegre, Recife, Uberlândia, capazes de atender a toda demanda nacional. Em 2016, administrou R$ 1,98 bilhão em prêmios, com um atendimento multidisciplinar capaz de oferecer soluções inovadoras e diferenciadas para os clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar