Brasil,

IQA alerta organizações para os prazos da IATF 16949

A partir de 1º de outubro, todas as auditorias já deverão ser realizadas conforme a nova publicação

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) alerta as organizações da cadeia de fornecimento para os prazos de atendimento à norma IATF 16949, que define o novo padrão internacional para a gestão da qualidade na indústria automotiva. A partir de 1º de outubro de 2017, todas as auditorias já serão realizadas conforme a nova norma.

No processo de transição, as auditorias deverão ser realizadas de forma completa como recertificação. “É importante que as organizações tenham acesso à norma IATF 16949 e ao manual de regras para o entendimento do processo”, diz Sérgio Kina, gerente técnico do IQA.

Publicada pela IATF (sigla inglesa para Força Tarefa Automotiva Internacional), a quinta edição do manual de regras contém as interpretações sancionadas e as perguntas mais frequentes, assim como os esclarecimentos para a compreensão dos novos requisitos.

Transição – A IATF 16949:2016, que foi publicada em 1º de outubro de 2016, deverá ser aplicada em conjunto com a ISO 9001:2015 por todas as organizações até 14 de setembro de 2018, quando os certificados baseados na ISO/TS 16949:2009 perderão a validade.

Segundo Sérgio Kina, as organizações já precisam analisar a nova norma e implementar as mudanças necessárias aos sistemas de gestão. “Antes de iniciarem as auditorias externas, precisam realizar as auditorias internas de maneira bem detalhada e com planos de ação para a gestão de não conformidades e análise crítica pela direção”, orienta.

Entre as mudanças, destacam-se a definição do contexto da organização e as necessidades e expectativas das partes interessadas; a análise de riscos e do plano de contingência; revisão dos requisitos para fornecedores e cadeia de fornecimento; exigência de novos requisitos de qualificação e uso de ferramentas para auditores internos; exigência de gerenciamento de garantia e falha de campo; e inserção de requisitos para produtos com softwares embarcados.

O IQA é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para certificação de produtos e serviços automotivos sob a identificação OCP 0009, para verificação de desempenho de produtos sob a identificação OVD 0017, para certificação de sistemas de gestão da Qualidade NBR ISO 9001 sob a identificação OCS 0013, para certificação de sistemas de gestão ambiental NBR ISO 14001 sob a identificação OCA 0023 e para ensaios de laboratório sob a identificação CRL 1093. O IQA atua também na distribuição de publicações técnicas e realização de treinamentos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: