Brasil, 20 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Para o gerente, tão importante quanto agir é saber a verdade da situação da empresa

Um grande problema ocorre quando o gerente está mais preocupado em agir do que em compreender a verdade da situação na qual se encontra. Essa proatividade sem consciência é causa de muitos erros, estresse e frustração – e, nos piores casos, pode acarretar dano à própria carreira, demissões desnecessárias e prejuízos para a empresa.

A causa disso é que vivemos um momento crítico, em que a ação veloz é solicitada a todo o momento para sanar problemas imediatos, como, por exemplo, a sangria nas vendas e no fluxo de caixa.

Por mais difícil que seja, a solução passa necessariamente por liberarmos um tempo para uma reflexão mais abrangente do contexto da empresa, com a perspectiva de curto e de longo prazo.

Para isso, é fundamental que todos os líderes tenham um profundo interesse em compreender a verdade dos acontecimentos e quais são os elementos mais importantes que requerem sua atenção.

Em primeiro lugar o gerente tem de compreender o negócio da empresa. Não é suficiente o gestor conhecer somente a realidade de seu departamento e das tarefas sob sua responsabilidade. Ele precisa entender como esses elementos se integram aos propósitos maiores da companhia, que impactos geram nos demais departamentos e como pode contribuir para torná-los mais relevantes para o negócio da empresa.

Também é fundamental que o gestor tenha foco no que é essencial. Todas as ações devem ser vistas sob o prisma de sua contribuição para manutenção e aumento das receitas da empresa, redução de custos ou melhoria de algum produto, processo ou serviço.

Por último, o líder deve buscar o equilíbrio das decisões e ações de curto e longo prazo. Solucionar os problemas de hoje sacrificando o amanhã é construir a repetição dos problemas que permeiam a situação atual. Para isso, o gestor tem de compreender o contexto no qual o país e seu mercado se encontram, e também perceber a quais forças a empresa está submetida e acarretam desafios, problemas, oportunidades e riscos.

Afinal, as respostas que desejamos para os problemas atuais devem ser capazes de não os fazer ressurgir no futuro.

E isso depende de o líder ter grande capacidade de decisão e de ação, mas, acima de tudo, de conhecer a verdade da situação na qual se encontra antes de querer transformá-la.

Vamos em frente!
(*) Autor do livro “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes”, Sílvio Celestino é sócio fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil.

Sobre a Alliance Coaching

Fundada em 2009, a Alliance Coaching é uma empresa de consultoria, coaching e treinamento de executivos que reúne profissionais com ampla atuação no ambiente corporativo e mais de uma década de experiência no segmento. Certificados pelo Integrated Coaching Institute (ICI), os sócios-fundadores Alexandre Rangel e Sílvio Celestino oferecem soluções focadas em três públicos complementares e fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho: o indivíduo, a equipe e a empresa. Com metodologia própria, que se diferencia pela aplicação modular e personalizada, a companhia tem entre os clientes atendidos: Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, Grupo Votorantim, TV Cultura, Alcoa, Klabin e Sesi. Para mais informações, visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil.


-----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo