Brasil, 14 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mazola Ambiental lança Sistema Rastrelog para logística reversa de pneus, peças para remanufatura e outros resíduos

Empresa brasileira cria sistema inovador para rastrear, agilizar e tornar mais eficiente a logística reversa de pneus usados, peças para remanufatura e outros resíduos no Brasil. Atualmente, a Mazola Ambiental coleta e processa 40 mil pneus usados por mês ou quase meio milhão no volume total acumulado no ano.
A Mazola Ambiental, especialista na gestão de resíduos, anunciou o lançamento de um sistema inédito para rastrear, agilizar e tornar mais eficiente a logística reversa de pneus usados, peças para remanufatura e outros resíduos: o Sistema Rastrelog. A solução permite que fabricantes, concessionárias, centros automotivos, distribuidores, oficinas mecânicas e reparadores de automóveis façam o acompanhamento online do processo de destinação ambientalmente correta de pneus e materiais da cadeia automotiva. Ao mesmo tempo, consumidores recebem um certificado por e-mail, garantindo que o material entregue em um desses estabelecimentos foi encaminhado à empresa devidamente licenciada. Hoje, a Mazola Ambiental coleta e processa 40 mil pneus usados por mês ou quase meio milhão no volume total acumulado no ano.
"A reciclagem de pneus já acontece em larga escala no país. Uma vez rastreados, coletados e corretamente destinados, os pneus inservíveis são processados e seus resíduos reaproveitados por outras indústrias. O que estamos apresentando é um sistema inédito que torna esse processo rastreável, mais ágil e eficiente no Brasil.", destacou Marcelo Alvarenga, diretor de operações da Mazola Ambiental. Segundo ele, com o Sistema Rastrelog será possível comprovar todo o percurso de destinação correta dos materiais inservíveis, desde a sua entrega pelo consumidor até o seu processamento final, neste caso, realizado pela Mazola Ambiental. Quando processados, os pneus inservíveis, por exemplo, podem ser transformados em borracha, tubos ou aplicados na fabricação de outros itens (tapetes, solas de sapatos, etc), ou mesmo co-processados em cimenteiras.
Marcelo explicou ainda que já existem auto centros, revendedores e concessionárias que fazem uso do Sistema Rastrelog da Mazola Ambiental, para o acompanhamento de todo o processo de destinação correta dos pneus descartados por clientes, quando das manutenções de automóveis. "Enquanto uma etiqueta de identificação de rastreio é afixada no pneu usado, o consumidor recebe uma certificação online que comprova a realização do referido procedimento, conforme normas ambientais vigentes. O sistema tem um ambiente amigável, o que torna simples a sua operação", completou.
A experiência com a reciclagem de pneus da Mazola Ambiental é de longa data. "Conhecemos muito bem esse mercado. Começamos em 1991 com uma operação na região de Campinas e, desde então, seguimos numa jornada de crescimento constante e de inovação com a criação de processos próprios e diferenciados. Apostamos em práticas de responsabilidade ambiental, mesmo antes da questão ter se tornado uma tendência global. Nossa filosofia é antecipar as necessidades do mercado, tendo como características o pioneirismo e a diferenciação nos processos", comentou Marcelo.
Aliado ao histórico de sucesso na área de reciclagem, a especialização em logística reversa da Mazola Ambiental também veio do suporte para alguns fabricantes remanufaturadores de autopeças, iniciado em 2014. Uma parceria que se mantém até hoje na missão de identificar, coletar e retornar para a fábrica as peças usadas (casco), consideradas matérias-primas no processo da remanufatura - um processo, aliás, feito só por quem detém o conhecimento da tecnologia, ou seja, o fabricante original.
Marcelo Alvarenga alertou que é preciso ter conhecimento específico e certificações do mercado para realizar a logística reversa e os serviços de coleta, tratamento e reaproveitamento de materiais. "As baterias automotivas, por exemplo, necessitam ser embaladas para aumentar a segurança no manuseio, enquanto os amortecedores de veículos requerem um transporte e armazenamento específicos, evitando riscos de vazamento durante a movimentação", finalizou. A Mazola Ambiental é certificada nas normas ISO 9001 e ISO 14001, o que garante o seu comprometimento com a qualidade e o meio ambiente. Também possui todas as licenças de armazenamento, transporte e rastreabilidade dos materiais.
Com capacidade atual para processar cerca de 9 mil toneladas de resíduos por ano, a Mazola Ambiental atende às demandas de todo o Brasil, através de sua sede em Valinhos (SP) e de suas filiais em Canoas (RS) e Curitiba (PR), além de um ponto de apoio em Nova Iguaçu (RJ) e parcerias estratégicas com empresas que prestam serviços logísticos em outras localidades do país. Nos últimos 10 anos, a Mazola ambiental já contribuiu para a destinação final ambientalmente correta de mais de 70 mil toneladas de materiais, incluindo pneus, baterias, ferro, filtros de ar e óleo, entre outros.
Sobre a Mazola Ambiental
A Mazola Ambiental é uma empresa brasileira e especialista na gestão de resíduos. Iniciou suas atividades em 1991, atuando na reciclagem e no reaproveitamento de pneus. Desde então, a empresa sempre esteve à frente no desenvolvimento das melhores práticas de tratamento, reaproveitamento e destinação correta de materiais da cadeia produtiva para diversas indústrias. A empresa possui sede em Valinhos (SP) e filiais em Canoas (RS) e Curitiba (PR), além de um ponto de apoio em Nova Iguaçu (RJ). Para mais informações, acesse: www.mazolaambiental.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS