Logo
Imprimir esta página

Tecnologia na rota da logística e dos transportes

A Indústria 4.0 é um pilar fundamental para tornar os negócios mais produtivos e rentáveis, combinando técnicas de produção e operação a tecnologias inteligentes – uma transformação que também é refletida em logística e transportes.

Este foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, o transporte de carga no Brasil subiu 38% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, como apontou o Índice de Movimentação de Cargas realizado pela AT&M. Um bom desempenho que perdurou ao longo de todo o ano e deve se manter com a aproximação de datas comerciais relevantes, como a Black Friday e o Natal.

Além do aumento das compras e de clientes cada vez mais habituados à agilidade na etapa de entrega, é necessário manter uma rede de distribuição à prova de falhas e, ainda, competitiva. E a tecnologia, mais uma vez, atua como um facilitador desses processos.

Uma cadeia logística mais conectada

A pressão trazida pela pandemia ao setor logístico acelerou a transformação digital. A ideia de uma numerosa frota de caminhões e entregadores dispersos pelo país, trabalhando em silos, está no passado. Mas ainda há mais espaço para inovar, à medida que a capacidade da indústria e o apetite do mercado também evoluem.

O roadmap de transformações digitais no setor conta com big data, realidade virtual, inteligência artificial e algoritmos. E até mesmo tendências como os veículos inteligentes que, conectados a sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas), permitem que atualizações sejam repassadas em tempo real, sem que o motorista desvie a atenção da estrada.

Agrupando todas essas informações em nuvem, gerenciar uma frota logística fica mais rápido e eficiente, mesmo a quilômetros de distância. Isso representa decisões mais estratégicas, incluindo no caso de incidentes e imprevistos, que é percebida de ponta a ponta da cadeia, até a casa do consumidor. Outros benefícios perceptíveis são a agilidade no fluxo de trabalho e melhora na comunicação, automatizações que economizam tempo da equipe e reduzem custos.

Os dados guiam o caminho

Uma estratégia orientada para dados permite realizar previsões e análises preditivas que consideram desde as tendências de consumo em datas comerciais até o apetite de compra do consumidor. Na prática, isso significa definir as melhores rotas, ter maior controle de prazos e qualidade, alocar recursos. Ou seja, garante o planejamento necessário para ter flexibilidade para crescer no ritmo da demanda.

Essa logística inteligente gera grandes volumes de dados. E é preciso responder a eles também com tecnologia. É aí que entra a Computação de Borda (Edge Computing), capaz de conectar e gerenciar os dados na nuvem às aplicações do seu negócio – resultando em mais capacidade e velocidade para usar as informações disponíveis de maneira efetiva.

Nesse contexto, a Lumen não só entende os desafios da 4º Revolução Industrial (da produção à logística) como se antecipa a eles para apoiar empresas como a sua com informações relevantes e suporte técnico completo. Geramos a conectividade que você precisa, incluindo armazenamento e processamento de dados com segurança em nuvem, com ultravelocidade.

Não deixe para depois e permita que as aplicações tecnológicas do seu negócio trabalhem em alta performance de ponta a ponta. Faça seu melhor caminho com a plataforma multissoluções e a consultoria em tempo integral da Lumen.

Danilo Cereza: Diretor de Vendas Lumen, Brasil. Com mais de 20 anos de experiência nos setores de tecnologia da informação e telecomunicações, Danilo atualmente lidera e desenvolve equipes de vendas para o segmento corporativo e governos em todo o território brasileiro.

Sobre a Lumen

A Lumen é guiada por nossa crença de que a humanidade está em sua melhor forma quando a tecnologia promove a maneira como vivemos e trabalhamos. Com aproximadamente 720.000 km de rotas de fibra e atendendo clientes em mais de 60 países, entregamos uma plataforma rápida e segura para aplicações e dados, para ajudar empresas, governos e comunidades a fornecer experiências surpreendentes.

Saiba mais sobre as soluções de rede, nuvem, segurança, comunicação e colaboração da Lumen e sobre o nosso propósito de promover o progresso humano através da tecnologia em lumen.com/brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto