Logo
Imprimir esta página

TBG abre processo de aquisição e venda de gás para balanceamento e uso em seu sistema de transporte

A TBG abre nesta quarta-feira (12/01) o processo de consulta ao mercado para aquisição e venda de gás natural de terceiros, visando ações de balanceamento, e para aquisição de gás natural com vistas ao uso em seu sistema de transporte (GUS). O período de recebimento das propostas de compra ou venda acontece até o dia 17/02/2022 e os interessados podem enviá-las para .

As etapas do processo de contratação de fornecedor, ou de prospecção de adquirentes, incluem a submissão das propostas, a escolha dos proponentes; e a negociação, assinatura e celebração dos contratos. Esta última está prevista para ocorrer a partir do dia 15/05/2022.

O balanceamento é um procedimento que tem como objetivo manter o equilíbrio das injeções e das retiradas de gás necessário para o bom funcionamento da Rede de Transporte da TBG, podendo ser necessária a aquisição ou venda de gás natural para sua realização. A necessidade de compra de gás pela transportadora pode ocorrer quando a retirada de gás da rede, pelos carregadores, é maior do que a injeção de gás. Quando a retirada de gás é menor do que a injeção, pode haver a necessidade de venda do excedente.

Os contratos de compra ou venda de gás, para fins de balanceamento, ou de gás para uso no sistema (GUS), terão vigência até 31 de dezembro de 2022 e requerem garantia do vendedor, ou comprador, de injeção e retirada de gás no sistema, sempre que for acionado pela TBG.

O GUS consiste na quantidade de gás necessária para operar a rede de transporte, incluindo o gás combustível utilizado nos equipamentos da transportadora.

Para aquisição de gás para balanceamento podem participar comercializadores, distribuidoras de gás e consumidores livres. No caso do fornecimento de gás para balanceamento e uso no sistema (GUS), podem participar produtores, comercializadores e importadores de gás natural ou GNL.

Sobre a TBG - A TBG é a empresa brasileira responsável pelo transporte ininterrupto de gás natural para o principal eixo econômico do Brasil, entregando até 30 milhões de m³/dia do combustível às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, que representam mais de 50% do PIB nacional. A TBG abastece termelétricas, refinarias e sete distribuidoras de gás.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto