Logo
Imprimir esta página

Falta de transparência no processo de contratação de fretes é desafio para empresas

Maioria das organizações realiza operação de forma manual, gerando erros, falhas, atividades repetitivas, burocracia e atrasos no serviço.

Com mais de 1 milhão e 700 mil quilômetros de estradas, e considerada a quarta maior rede de rodovias do mundo, é óbvia a importância que o transporte de cargas tem para a economia e o desenvolvimento do Brasil. Na greve dos caminhoneiros de 2018, por exemplo, em dez dias de duração, o país chegou à beira do caos.

Ocorre que, mesmo com este modal concentrando 75% da movimentação de mercadorias, são muitos os problemas do setor, como a falta de transparência e de agilidade no processo de contratação de fretes, normalmente sem automação e ferramentas de apoio ao usuário. Para reverter este cenário, a Everlog, startup paulistana de gestão de logística criada há cinco anos e com clientes da indústria, varejo e e-commerce em várias regiões do país, após ter recebido um aporte de R$ 1,5 milhão, liderados pela Cedro Capital.

Com o dinheiro em mãos, a startup desenvolverá uma nova plataforma de compra de fretes, cuja previsão é de estar disponível para os usuários no primeiro trimestre de 2022.

Na prática, o novo serviço fornecerá aos embarcadores (empresas que necessitam do deslocamento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimentos) acesso direto aos transportadores e principais aplicativos de carga no mercado, sem intermédio algum, garantindo estoques abastecidos, com eficiente e rápida circulação de entregas, carregamentos e descargas.

Para isso, a startup contratou profissionais de tecnologia da informação (TI) e projeta dobrar de tamanho nos próximos meses, conforme ressalta o sócio fundador da Everlog, Rodrigo Fávero. “Sendo o transporte de cargas uma fase considerável para o crescimento dos negócios, nossa meta é fazer com que a contratação de fretes deixe de ser um assunto crítico nas organizações”.

Para o lançamento deste novo aplicativo, a Everlog tem como “braço direito” a tecnologia, fazendo com que as empresas abandonem atividades vistas como “tradicionais”, mas que, na verdade, estão ultrapassadas por serem feitas manualmente.

Rodrigo Fávero, sócio fundador da Everlog.

Geralmente, os processos de contratação de fretes acontecem da seguinte forma: quando há uma nova demanda de serviço de entrega de mercadorias, o departamento de logística de um estabelecimento solicita das transportadoras, já listadas na relação de fornecedores, uma cotação, por e-mail ou por telefone. Estas, por sua vez, retornam o contato pelo mesmo canal, estabelecendo os termos do serviço, como prazo e valor. Como toda comunicação se dá de forma manual, tanto a empresa quanto a transportadora ficam restritas à capacidade de, no mínimo, dois funcionários (um de cada lado da negociação) para estabelecer os melhores parâmetros e, depois, fechar a contratação. “Este tipo de operação favorece que a empresa tenha, em seu time, colaboradores voltados a questões que não agregam valor e nem trazem benefícios e resultados para a operação”, comenta Fávero.

Com a nova ferramenta da Everlog, que levará em consideração as necessidades da operação logística do começo ao fim, como rota de transporte, característica da carga, data de saída e chegada, além de as empresas terem oportunidade de reduzir custos em transportes e operacionais, haverá um impacto direto no aproveitamento da equipe para trabalhos mais estratégicos, com controle e indicadores de gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto