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Impactos reais e previstos do fim da produção do Honda Civic no Brasil

Após 24 anos de produção em Sumaré SP, veículo voltara a ser importado dos estados unidos:

O sedã médio Honda Civic deixará de ser produzido no Brasil a partir do mês de novembro, após 24 anos desde a instalação da fábrica no município de Sumaré, em São Paulo. O encerramento da produção local foi comunicado pela marca japonesa aos seus fornecedores, mas ainda não foi oficializado pela fabricante. Apesar do provável encerramento da produção no brasil, o veículo histórico da Honda continuará no portifólio da montadora através da importação dos modelos disponíveis no mercado norte-americano.

Essa decisão deve demorar para ser sentida de fato no mercado de reposição de autopeças, e apesar dos efeitos “comerciais”, não deve ocorrer riscos de desabastecimento de produtos, pelo menos no mercado de reposição independente, que é responsável por mais de 80% das manutenções veiculares no Brasil.

Segundo dados da “Master de Produtos – Fraga Inteligência Automotiva” maior base de dados de informações de produtos e marcas do mercado de reposição brasileiro, a cadeia de abastecimento do Honda Civic no aftermarket conta com mais de 180 fabricantes de peças mecânicas e mais de 1400 SKU’s (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) em venda, o que garante ampla disponibilidade de produtos de reposição.

O Honda Civic atualmente é o 19º veículo de maior frota no mercado Brasileiro, são mais de 619 mil unidades em circulação divididas em 6 gerações. Sua trajetória no mercado brasileiro se inicia na quinta geração global, a popular G5. Importada entre os anos 1992 (EUA) e 1995 (Japão) atualmente conta com 4.478 veículos em Circulação. As versões subsequentes já passaram a ser produzidas em solo Brasileiro com grandes êxitos comerciais, com destaque para as gerações 8 e 9 que possuem uma frota circulante de 179.608 e 216.269 respectivamente.

Com o término da produção local e a decisão de manter somente os importados em seu portifólio, a frota do Honda Civic deve sofrer gradual redução, entretanto alguns de seus maiores sucessos ainda deverão ser disputados no mercado de seminovos.

Reconhecida pelos consumidores como produtora de veículos de alta durabilidade, os veículos seminovos da Honda tiveram uma valorização de 14% entre os anos de 2020/2021, 4 pontos percentuais acima da média nacional. As principais versões em circulação são a LXS da 9ª geração e LXS da 8ª geração conforme se observa no gráfico.

Números mostram que 39,2% da Frota Brasileira do Honda Civic circula no estado de São Paulo, enquanto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná somados, estão presentes outros 26,3% da Frota do veículo japonês.

Os dados apresentados neste estudo foram coletados analisados pela equipe de especialistas da Fraga Inteligência automotiva, que neste artigo buscou traduzir em dados e fatos um pouco da rica história do Honda Civic no mercado Brasileiro. Foram utilizados na elaboração do material informações da “Frota Circulante - Fraga”, maior banco de dados de informações técnicas e de inteligência automotiva do Brasil e como complemento analítico do estudo de outro banco de dados proprietário da companhia, denominado de Master de Produtos, que reúne quais são as peças, componentes e fornecedores disponíveis para cada veículo em circulação no Brasil.

Sobre a Fraga Inteligência Automotiva

Especializada no fornecimento de dados estratégicos para o mercado de reposição brasileiro, a Fraga Inteligência Automotiva conta com mais de 130 clientes no território brasileiro, usufruindo de diversos serviços que envolvem a coleta, análise e projeções de informações técnicas e comerciais do mercado automotivo das linhas leve, pesada, motos e agrícola. Fundada em 1990, a empresa tem como propósito trazer soluções práticas e confiáveis para profissionais que atuam nas áreas de Marketing e Vendas de diversos segmentos do setor automotivo, tais como: indústria, distribuidores, e-commerce e varejo. Mais informações em: fraga.com.br


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