Logo
Imprimir esta página

DPaschoal dá dicas para o caminhoneiro aproveitar melhor os pneus

À medida em que o transporte de cargas ganha mais importância, principalmente no sentido de garantir um abastecimento nacional equilibrado, a DPaschoal indica como é possível aumentar a autonomia dos pneus aplicados nos caminhões, ajudando com isso, reduzir os custos dos autônomos e frotistas. Vale lembrar que em muitos casos, os pneus são o segundo fator de maior custo em uma frota, ficando atrás apenas do combustível.

Na hora de comprar um pneu novo, por exemplo, o ideal é escolher um modelo desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar, para garantir performance e segurança elevados. Na DPaschoal, os pneus são vendidos de acordo com o perfil de cada serviço: rodoviários, regional, regional severo, urbano, misto e OTR. Outro ponto importante para garantir maior durabilidade dos pneus é o rodízio, aconselhável a ser feito, em média, a cada 10.000 km (porém, é importante sempre buscar orientação em uma loja da DPaschoal para saber o momento exato das trocas de eixos de acordo com a condição de uso de cada modelo. Por isso, é preciso estar atento aos desgastes irregulares e as diferenças de profundidade de borracha que possam ocorrer entre os eixos.

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livres, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. Como a recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros, uma dica importante é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação. A DPaschoal faz recapagem seguindo todos os padrões e normas em todas as suas lojas. O trabalho de avaliação e reforma é realizado por uma das sete fábricas de recapagem, Recmaxx, espalhadas pelo Brasil. Em cada unidade, há técnicos especializados que garantem a qualidade do serviço e que também efetuam reparos.

O que ocorre quando a pressão está baixa?

A baixa pressão impacta negativamente na dirigibilidade do veículo, performance, no aumento do consumo de combustível, aquecimento excessivo e reduz a vida útil dos compostos. A soma dos fatores citados acima ocasiona um desgaste acelerado do pneu, comprometendo a durabilidade da carcaça e reduzindo a quantidade de recapagens. Para evitar a baixa pressão, o recomendado é que o usuário mantenha o pneu calibrado. Também é importante respeitar o peso da carga transportada, verificando a pressão no menor intervalo possível.

Quais os fatores que ocasionam a perda pressão?

Quando um pneu estiver esvaziando com frequência é importante fazer uma verificação visual se não existem avarias. Outra opção é verificar se ocorreu algum furo no composto. Se mesmo assim a solução não tiver sido encontrada, a terceira causa pode estar nas válvulas dos pneus. Muitas vezes elas se quebram e ocasionam vazamentos sem que o motorista perceba. Tampas de vedação, bloqueio das válvulas e sujeiras nos bicos são os principais inimigos. Por fim, verifique como foi feita a montagem dos pneus, as vezes pode ocorrer vazamentos entre o talão do pneu e a roda.

O que é fazer sangria em um pneu?

A “sangria” dos pneus se caracteriza quando os pneus estão quentes e o usuário retira parte de sua pressão. Este procedimento não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu. Para exemplificar, ao rodar com o veículo, os pneus naturalmente esquentam – fazendo com que o ar em seu interior se expanda, aumentando assim sua pressão. Caso a pressão seja verificada neste momento, o usuário observará que a pressão está elevada e poderá concluir que é necessário reduzir sua pressão, por este motivo é fundamental que a pressão seja verificada somente quando o pneu estiver frio antes de iniciar uma viagem.

Quais são os danos de pressão alta em um pneu?

Da mesma forma que a pressão baixa interfere no rodar, a alta pressão também resulta em instabilidade na dirigibilidade do veículo. Outro ponto é o desgaste irregular, pois faz com que o pneu tenha maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, diminuindo a performance quilométrica e elevando o custo por quilômetro (CPK) da frota.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 130 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto