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Robusta e confiável, 3ª geração do Cummins ISL 8.9 conquista liderança na aplicação

Robusta e confiável, 3ª geração do Cummins ISL 8.9 conquista liderança na aplicação

Mais uma vez, a Cummins Brasil antecipou tendências tecnológicas tendo como base a sólida sinergia da engenharia global, apresentou ao País a nova versão do ISL 8.9 e, como resultado, celebra a liderança na categoria de potência, de 360 hp até 53 t, com 47,9% de participação.

Dedicado ao segmento de pesados, o projeto foi liderado pela equipe de engenharia brasileira e integra a prática de melhoria contínua presente no DNA da corporação. O aperfeiçoamento da motorização, que hoje já conta com mais 1 milhão de unidades em circulação no mundo (64% no mercado automotivo), teve início em 2017 e, no ano seguinte, já equipava importantes veículos oferecidos no mercado brasileiro.

Desde 2018, a companhia registrou aumento de participação de 12,9 pontos percentuais desta motorização. De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Serviços da Cummins Regional e gerente Técnico no México, América Central e do Sul, “entre as melhorias do ISL, elevamos a robustez, desenvolvendo novos componentes com uso de materiais premium, mais nobres, em peças como cabeçote para proporcionar excelência em condições extremas de temperatura e operações severas no mercado de caminhões pesados, ampliando a confiabilidade”.

Em sua 3ª geração (segunda na versão eletrônica), as evoluções do motor Cummins ISL 8.9 também proporcionaram redução do consumo de combustível, entre 5% e 10%. A engenharia brasileira da líder em tecnologia trabalhou ainda no aumento da disponibilidade do equipamento, ampliando o período de manutenção em contribuição com os seus clientes e usuários.

O ISL traz potência entre 330 hp e 420 hp nas aplicações de 23 a 53 toneladas. “Estamos falando de um motor robusto, confiável e que conta com mais 20 anos de história e contribuições em segmentos como automotivo, agrícola, construção, mineração, entre outros”, reforça Faraj.

O início da produção do ISL 8.9 em Guarulhos (SP) ocorreu em 2012. Além do Brasil, a motorização é fabricada na Carolina do Norte (EUA), Darlington (UK), Xiangyang (China) e em Oyama (Japão).


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