Logo
Imprimir esta página

Fronius equipa time da UFPR para maior campeonato de veículos off road entre universidades

Fronius equipa time da UFPR para maior campeonato de veículos off road entre universidades

A equipe paranaense está usando tecnologia de soldagem de ponta da empresa para desenvolver novo veículo de alto desempenho para a temporada 2021 do Baja SAE

Contar com tecnologia de ponta é fundamental na construção de veículos seguros, de alto desempenho e, ao mesmo tempo, capazes de suportar os impactos de um enduro. Assim, a Perfect Welding da Fronius, divisão de tecnologia de solda do grupo austríaco, firmou uma parceria com a equipe dos alunos de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que disputam o título do Baja SAE, famoso campeonato off road interuniversitário promovido pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE).

No Baja SAE, cada time atua como uma escuderia, desenvolvendo desde o protótipo do carro, a sua construção e toda a engenharia envolvida para gerar melhor performance do veículo com os meios disponíveis no laboratório. O protótipo passa pela avaliação de segurança de acordo com a regulamentação da SAE e após a validação passa pela prova de campo, para verificar a velocidade, aceleração, tração, suspensão, manobridade, entre outros quesitos técnicos.

As competições fazem parte do projeto de extensão universitária, que reúne mais de 80 equipes participantes só no Brasil, e conta com as etapas regionais, nacional e internacional. A UFPR Baja SAE é pentacampeã de equipe 5S desde 2016.

Soldagem inteligente - Para proporcionar a melhor experiência tecnológica e apoiar na formação de futuros profissionais de engenharia, a Fronius Perfect Welding doou o modelo Vario Synergic 5000, equipamento de soldagem MIG/MAG, totalmente digitalizada, de fácil manuseio. A solda multiprocesso da Fronius executa solda intermitente e por pontos, em materiais de arames de 0,8 mm a 1,6 mm de diâmetro, tubos e chapas de alumínio e outros materiais como aço carbono, por exemplo.

O Vario Synergic 5000 se destaca pelo sistema de soldagem controlado por microprocessador, que faz com que a fonte de solda, alimentador de arame, tocha de solda e unidade de refrigeração trabalhem sinergicamente, de acordo com as características do material. Ou seja, basta definir na pré-seleção a espessura da chapa, material de adição, gás de proteção e os demais parâmetros (como amperagem, voltagem e taxa de deposição) serão ajustados simultaneamente pela fonte de solda, garantindo soldagem perfeita.

Mais solidez na montagem - A solução MIG/MAG da Fronius se tornou uma ferramenta por excelência para soldar estrutura, suporte e componentes em geral do novo veículo desenvolvido pela UFPR Baja SAE, para disputar as provas das etapas regional sul e nacional. “Neste ano, devido à pandemia demos um enfoque maior em nossa fase de projeto, que resultou em novo veículo que está sendo fabricado do zero”, afirma Vinícius Oliveira de Souza, estudante de Engenharia Mecânica, atualmente gerente de comunicação e marketing da equipe.

Segundo Vinícius, o veículo de competição utilizado nas provas da Baja SAE Brasil é projetado para transpor obstáculos de terrenos com diferentes irregularidades, o que exige um equipamento de qualidade para que cada componente seja fixada com perfeição. “Com a solda fornecida pela Fronius os nossos veículos não tiveram nenhum problema estrutural durante as competições, o que antes ocorria eventualmente. Além de melhorar a qualidade da construção do nosso projeto e conseguimos agilizar o seu tempo de fabricação”, afirma.

Aprendizagem com tecnologia de ponta - Outro resultado qualitativo proporcionado pela solda da Fronius apontado pelo diretor técnico da UFPR Baja SAE é o repasse de conhecimento maior para os novos membros da equipe, já que o equipamento é de fácil manuseio e acessível em qualquer espaço, permitindo que o trabalho de soldagem seja feita sem dificuldades e cobrindo todos os espaços.

Para Thais Bitencourt, gerente de marketing da subsidiária brasileira da Fronius, o apoio aos projetos universitários como o da UFPR Baja SAE é um caminho para levar o que há de mais moderno em termos de tecnologia de soldagem ao universo da educação, que no Brasil ainda é bastante carente de recursos e oportunidades, ampliando o conhecimento e a formação técnica dos futuros profissionais.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta por três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias. Fundada na Áustria em 1945, é líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2020, foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e obter a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trab alhar GPTW - Pequenas 2020. Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto