Logo
Imprimir esta página

ABINC projeta crescimento significativo de veículos autônomos no Brasil nos próximos 20 anos

ABINC projeta crescimento significativo de veículos autônomos no Brasil nos próximos 20 anos

Associação Brasileira da Internet das Coisas ressalta os carros como partes fundamentais dentro do ecossistema de cidades inteligentes

Até 2030, a cada dez veículos no mundo, um será carro autônomo, segundo relatório publicado recentemente pelo portal Statista. Esta realidade, que já vem sendo trabalhada por quase todas as montadoras, além de trazer muitos benefícios, promete reduzir acidentes, melhorar o trânsito e ajudar as pessoas em outras atividades durante os deslocamentos. De acordo com análise da Associação Brasileira de Internet das Coisas ABINC, o mercado será altamente lucrativo e prevê um crescimento significativo nos próximos 20 anos.

“Esses carros são precursores para novas tecnologias emergentes e atuam como catalisadores nos desenvolvimentos tecnológicos dos automóveis para o IoT Automotivo. Os veículos autônomos usam tecnologias como visão computacional, GPS, LIDAR (sistema permite cobrir uma área mais vasta, em 360° e RADAR. Além disso, são integrados com sistemas de controle avançados que podem interpretar as entradas sensoriais para evitar uma colisão ou detectar as placas de sinalização”, explica Alexandre Vargha, presidente do Comitê de Auto e Mobilidade da ABINC.

Ainda segundo o pesquisador e executivo, são as soluções que implementam produtos eletrônicos inteligentes e avançados junto com sensores em diversas partes do automóveis, chamados de IoT Automotivo, que os tornam em veículos autônomos eficientes e com nível de excelência em automação. Outras tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) também serão importantes para esse avanço no mercado automobilístico.

Nesse cenário, diversas startups de IoT Automotivo já estão desenvolvendo serviços e tecnologias essenciais para as montadoras, contribuindo com soluções inteligentes que já são utilizadas atualmente em alguns automóveis. Por exemplo, o sistema capazes de manter-se na faixa em velocidade de cruzeiro e ajuda a evitar colisões, além de ajustes que são feitos na direção, no acelerador e nos freios, como também a autonomia de realizar baliza sem esforço do condutor.

Outro exemplo positivo são as soluções que possibilitam evitar situações de perigo e realizar frenagens de emergência. Esse aprimoramento de produtos, upgrades e a inovação impactam positivamente no crescimento para os novos players no ecossistema IoT automotivo.

Importância das iniciativas governamentais

Existem inúmeros fatores que irão impulsionar o mercado de veículos autônomos. Para o diretor da ABINC, o mais fundamental deles são as iniciativas governamentais. Com elas, é possível ter pesquisas intensivas e atividades de desenvolvimento para gerar tecnologia de condução autônoma, além de gerar investimentos crescentes no setor.

“Países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos já buscam estimular as pessoas a comprarem veículos elétricos e híbridos, oferecendo abatimento no pagamento de impostos e até mesmo gratuidade em estacionamentos e pedágios. É preciso que outras nações também realizem incentivos como esse, até mesmo para conseguirmos reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera por parte dos veículos convencionais”, argumenta.

Vargha avalia ainda que diversas empresas, em todo o mundo, estão colaborando para acelerar a expansão do mercado. “São players que investem de forma maciça em P&D para fomentar o desenvolvimento da tecnologia juntamente com as grandes montadoras. Esse avanço - principalmente entre fabricantes de dispositivos semicondutores e provedores de soluções tecnológicas - é essencial para que as montadoras obtenham maior conhecimento técnico e possam reduzir o custo global de produção no futuro”, conclui.

Sobre Alexandre Vargha

Pesquisador e executivo com formação nas áreas de administração logística, sistemas de informações e engenharia de produção. Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de automação, digitalização e sistemas conectados automotivos. Trabalhou em empresas como AGCO Fieldstar Automation Agriculture, 9 anos de experiência em serviços e soluções integradas no Grupo Daimler AG.- Mercedes-Benz, atualmente trabalha como Project Leader - Connected Intelligence no Grupo Volvo. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP - Universidade de São Paulo, Especialização em Cloud Computing pelo SENAC - SP sendo Discente no Mestrado em Engenharia de Manufatura na UFPR - Universidade Federal do Paraná. na área de Simulação e Integração de Processos. Atua como pesquisador e colaborador no laboratório avançado de veículos e estradas inteligentes da Georgia Tech - USA. Membro e Presidente do Comitê Auto e Mobilidade da ABINC e dos Comitês Globais em automação automotiva da SAE e do 5GAA Automotive.

Sobre a ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas, foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto