Logo
Imprimir esta página

Caoa Montadora Comemora 14 Anos de Produçao em Anápolis

Caoa Montadora Comemora 14 Anos de Produçao em Anápolis

- Com mais de 320 mil veículos produzidos desde sua inauguração, CAOA Montadora segue constantemente em processo de desenvolvimento

Há 14 anos, a CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos da América Latina, iniciava uma ousada estratégia de negócios ao inaugurar em Anápolis (GO), com mais de 1,2 bilhões de investimentos próprios, a CAOA Montadora de Veículos.

Desde que a CAOA começou a atuar no Brasil, em 1979, suas estratégias e parcerias se tornaram sinônimo de sucesso entre os consumidores. Isso se deve ao enorme Know How e ao tino empresarial do seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Logo no início de sua trajetória, a CAOA se tornou a maior revendedora de Ford da América Latina e a receita de sucesso se repetiu em 1999, quando firmou a parceria com a Hyundai.

O inquestionável sucesso entre o público brasileiro, levou a CAOA a inaugurar em 2007, a fábrica em Anápolis, Goiás, para a produção da camioneta Hyundai HR. Mais tarde passaram a sair das linhas de montagem o SUV sucesso de vendas Tucson, o caminhão leve HD78 e o IX35.

Em 2016, a CAOA Montadora iniciou a produção do moderno SUV New Tucson no Brasil, modelo de sucesso internacional que chegou ao mercado nacional oferecendo conforto e confiabilidade e a fábrica passou a produzir o Tucson, IX35 e New Tucson, fazendo com que o Brasil fosse o único país a ter comercializado as três gerações da família ao mesmo tempo.

Em 2017, iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido para ampliar ainda mais os reconhecidos e consagrados atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.

Com o início da cooperação estratégica entre a CAOA e a Chery, assinado em 2017, a planta da CAOA Montadora passou a produzir também os modernos SUVs da CAOA CHERY: Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Os SUVs da nova marca atingiram rapidamente um alto nível de satisfação de clientes e da mídia especializada, conquistando o exigente consumidor brasileiro.

Em constante desenvolvimento

A CAOA Montadora está inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis e colabora ativamente com o desenvolvimento econômico regional. Atualmente, a empresa emprega diretamente mais de 1,5 mil Colaboradores, sendo que 92% desse total são da região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007, participando de todos os grandes marcos produtivos da fábrica. Além dos empregos diretos, a Montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 115 mil veículos por ano.

Desde o início das suas operações, a CAOA Montadora investe constantemente em projetos inovadores. Uma das grandes preocupações sempre foi o cuidado com o meio ambiente e em 2013 a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos efluentes tratados para a irrigação de áreas verdes, nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável. Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva em 2 lagoas que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil m² de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável. Isso gerou uma economia que ultrapassa os 500 milhões de litros de água ao longo dos últimos anos.

Este programa de gestão de água na fábrica levou a CAOA a receber o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2018.

Outro destaque é a forte gestão dos resíduos sólidos que a empresa faz no dia-a-dia priorizando a sua destinação para a reciclagem ou aproveitamento energético.

Além disso, a montadora possui em sua unidade um viveiro para produção de mudas nativas para projetos de reflorestamento local. Nos últimos anos já foram beneficiadas aproximadamente 50 mil mudas para o município.

A CAOA Montadora recebeu em 2019 a certificação na norma ISO 14001:2015, norma que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, por controlar os impactos ambientais e cumprir os requisitos das legislações ambientais aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.

Pesquisa e Inovação

Já em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.

Inaugurado em 2015, o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética é resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.

Projetando o futuro

Em anúncio recente a CAOA formalizou seu plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão na planta de Anápolis. O plano já começou a ser colocado em prática com a chegada de um novo turno de trabalho afim de suprir o crescimento de geração de 2 mil novos empregos diretos e 25 mil empregos indiretos. “Além disso, projetamos 10 novos lançamentos, entre modelos novos e renovação dos atuais, introdução de tecnologias de eletrificação e também a possibilidade do início de produção de uma nova marca”, explicou o CEO da CAOA, Mauro Correia.

Segundo o CEO da CAOA, este projeto engloba ainda a atração de empresas satélites quando a produção anual da CAOA Montadora ultrapassar as 100 mil unidades, potencializando a geração de empregos diretos e indiretos. A previsão de investimentos contempla não somente a área de manufatura, novos produtos e investindo em Pesquisa, valendo-se principalmente da qualificadíssima mão-de-obra da região. O projeto prevê também a manutenção de investimentos em Marketing, no Pós-Venda da CAOA, comprovadamente um dos mais eficientes do País, e ainda na ampliação de sua Rede de Concessionárias para uma maior capilaridade na Distribuição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto