Logo
Imprimir esta página

Autoridades debatem regulação dos contratos do transporte de Minas Gerais

Evento acontece nesta quinta (15) e marca o lançamento da série promovida pelo Connected Smart Cities e o Governo de Minas. Participam o secretário e o subsecretário de Infraestrutura e Mobilidade de MG, os presidentes da BHTrans e NTU, além de diretores da ANTT e Artesp

Nesta quinta (15/04), às 09h, o Connected Smart Cities & Mobility e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizam o primeiro bloco da Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais. Composta por seis blocos, a iniciativa reunirá especialistas para debater e apontar estratégias para projetos em andamento no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de difundir e implementar as melhores práticas sustentáveis e econômicas, no contexto nacional e internacional. Inscrições gratuitas em: http://bit.ly/3wQHP4r

Os encontros abordarão a regulação de contratos, tecnologias para fiscalização do transporte e experiências de sucesso do setor em outros países. Os debates do bloco de lançamento serão sobre a regulação dos contratos de transporte, destacando os caminhos de como induzir eficiência e desempenho.

Estão confirmados: o secretário de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Marcato; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prodoscimi; o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Murshed Menezes Ali; a advogada e consultora em mercado de infraestrutura, que já atuou como diretora da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp), Renata Dantas; e o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Ribeiro Fajardo.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, destaca que o lançamento da série tem foco na abordagem sobre os modelos que podem induzir eficiência nos contratos de concessão, a importância dos indicadores de desempenho, matriz de riscos, previsibilidade, bem como a regulação por contrato: como adaptar os contratos de concessão às urgências atuais. "Nós temos discutido continuamente com as concessionárias a importância da melhoria nos contratos para termos maior segurança jurídica e ofertarmos um serviço de mais qualidade. Esse evento é fundamental para fazermos esse debate e aperfeiçoar, em conjunto, a questão da mobilidade em todo estado", disse.

Contexto

A série debaterá amplamente sobre os desafios para garantir, aos cidadãos do segundo estado mais populoso do Brasil, serviços de transporte metropolitano e intermunicipal público com qualidade e segurança. "Debater a mobilidade urbana em Minas Gerais é extremamente importante, especialmente neste momento de pandemia. O transporte público é serviço essencial e sua melhoria é uma busca constante em nosso estado", destaca o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O subsecretário de Transportes e Mobilidade (Seinfra), Gabriel Ribeiro Fajardo, pontua a relevância da evolução das relações público-privadas e da regulação dos serviços públicos essenciais. "A parceria com o Connected Smart Cities é muito importante, pois permite colocar em debate desafios relevantes da mobilidade mineira. Sem dúvida, é uma oportunidade incrível para agregar especialistas e os atores interessados em prol de melhorias do transporte coletivo", enfatiza Fajardo.

A iniciativa está inserida no contexto do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo (SP), entre 01 e 03 de setembro de 2021.

"A parceria com o Governo de Minas, por meio da Seinfra, está alinhada ao propósito do Connected Smart Cities em trabalhar de forma colaborativa e integrada aos diversos atores que compõem o ecossistema de cidades e mobilidade urbana no Brasil. Fomentar a implementação de políticas públicas que priorizam o cidadão é o nosso foco e esperamos replicar o formato de Minas Gerais em outros estados do País", comenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Temas

A série Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais abordará, ainda: As novas experiências regulatórias no transporte coletivo: as novas fronteiras da mobilidade a partir da relação público-privada; Tecnologias para a melhoria da fiscalização e controle do transporte coletivo; Integração de sistemas e cidades para o desenvolvimento da mobilidade urbana; Os impactos da Covid-19 para o transporte público; e a desigualdade no acesso às oportunidades: como diminuir as distâncias com segurança e qualidade de vida.

A programação completa está disponível em: http://bit.ly/3wQHP4r

Serviço
Série: Os desafios do transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais
Datas: 15 e 29 de abril; 13 e 27 de maio; 10 e 24 de junho (sempre às quintas)
Horário: 09h (horário de Brasília)
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/3wQHP4r
Mais informações: http://bit.ly/3wQHP4r
Formato: 100% virtual
Imagens: http://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Promoção: Connected Smart Cities & Mobility e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra)
Organização: Necta (http://www.nectainova.com.br)

Obs.: O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/

Connected Smart Cities & Mobility

O Connected Smart Cities & Mobility, principal plataforma especializada no mercado de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e uma das maiores da América latina, foi desenvolvida pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. A iniciativa tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. A Plataforma contempla conteúdo em múltiplos canais e formatos, permitindo aos profissionais do ecossistema amplo acesso às ferramentas, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas à mobilidade urbana no País.

Ranking Connected Smart Cities: estudo desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Todos os indicadores do Ranking podem ser acessados em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto