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AWS e FÓRMULA 1 apresentam seis novos F1 Insights para melhorar experiência dos apaixonados pelo esporte

A primeira das novas estatísticas em tempo real estreia no Grande Prêmio Pirelli Del Made in Italy e Dell'Emilia Romagna no dia 18 de abril em Imola, Itália

A Amazon Web Services (AWS), uma empresa do grupo Amazon.com,Inc. (NASDAQ: AMZN) e a FÓRMULA 1 (F1) (NASDAQ: FWONA, FWONK) apresentam seis novos F1 Insights Powered By AWS, com estatísticas em tempo real, que vão transformar a experiência de cada corrida. Ao todo, serão 18 estatísticas fornecidas pela AWS disponibilizadas para os fãs do esporte até o final desta temporada. O primeiro novo insight, Braking Performance (desempenho na frenagem), vai estrear no grande prêmio da Itália no dia 18 de abril. Para mais informações sobre as novidades da AWS com a Fórmula 1 e os outros 12 F1 insights lançados anteriormente, visite: https://aws.amazon.com/pt/f1/

"Os F1 Insights Powered by AWS permitem que os fãs entendam melhor como carros, pilotos e times trabalham juntos para que eles possam apreciar o que acontece em cada corrida", afirma Rob Smedley, engenheiro-chefe da FORMULA 1. "Com essas novas estatísticas para 2021, vamos mergulhar nas informações como nunca antes. Novos insights, como o Braking Performance e o Undercut Threat, adicionam mais camadas de informação sobre estratégias de corrida e desempenhos e usam visualizações avançadas para fazer com que o esporte seja melhor entendido e apreciado. A tecnologia aplicada em corridas está em constante evolução e, graças à AWS, nossos telespectadores podem compreender seu impacto em cada resultado".

A Fórmula 1 é um esporte altamente tecnológico e baseado em dados, em que boa parte da empolgação dos fãs vem da análise de estatísticas, antes e depois de cada corrida, que permitem entender as estratégias de cada piloto, o desempenho dos carros e as decisões de cada equipe. Os F1 Insights Powered By AWS usa ferramentas como machine learning para contextualizar os dados em tempo real das corridas para que os telespectadores possam apreciar os momentos imperdíveis de cada etapa. Os mais de 300 sensores instalados em cada carro geram mais de 1,1 milhão de pontos de dados por segundo, que são retransmitidos para o pit e são processados na AWS. A Fórmula 1 conta com a amplitude e profundidade dos serviços da AWS para transmitir e analisar os dados assim que são gerados, resultando em uma apresentação altamente qualificada das informações para fãs da categoria no mundo todo.

Novos Insights

O Braking Performance (Desempenho de Frenagem), que será o primeiro a estrear, mostra como o estilo de frenagem de cada piloto durante uma curva pode garantir uma vantagem na saída. Quando bem executada, a frenagem otimiza a velocidade do carro nas curvas e permite que o piloto ganhe posições na pista. Essa estatística mostra e compara os estilos de frenagem e o desempenho de cada piloto, medindo quanto eles se aproximam do ápice da curva antes de pisar no freio. Além disso, também mostra algumas métricas de desempenho que ilustram como carro e piloto se saem juntos nas curvas, como velocidade máxima na entrada, desaceleração na frenagem, a força (KWH) utilizada no freio e as forças G durante a curva. O Braking Performance é um desenvolvimento da estatística de Corner Analytics (Análise de Curvas), que demonstra o desempenho dos carros em curvas.

Outros cinco F1 Insights serão lançados até dezembro deste ano. Cada insight disponibiliza novas informações para os fãs de automobilismo:

Car Exploitation (Exploração dos Carros - Grande Prêmio Heineken do Canadá, 11 a 13 de junho): Mostra para os fãs quais pilotos estão colocando seus carros no limite de suas capacidades nas condições presentes de corrida, incluindo tração, frenagem e curvas. A estatística mostra o dado em tempo real ao mostrar o desempenho atual do carro em um comparativo com um limite hipotético de desempenho. A partir daí é calculado quanto tempo o piloto ganhou ou perdeu naquela volta.
Energy Usage (Uso de Energia - Grande Prêmio Pirelli da Inglaterra, 16 a 18 de julho): Mostrará o funcionamento das unidades de força (power units), que são essenciais para fornecer energia e maximizar o desempenho dos carros. O fluxo de energia por cada componente da peça será destacado para mostrar o quanto resta de energia na bateria de cada piloto. As equipes acompanham esse dado para maximizar a performance de seus carros em momentos chave durante a corrida, usando-a para conseguir a volta mais rápida da etapa ou para manter ou conquistar posições.
Start Analysis (Análise da Largada - Grande Prêmio Heineken da Itália, 10 a 12 de setembro): Mostrará as habilidades dos pilotos e quem conseguiu uma largada perfeita. Vai demonstrar quem pisou no pedal mais rapidamente, quem teve problemas e porquê. É um insight que vai ajudar os fãs a entender como as decisões de um piloto no início da corrida podem representar um bom ou mau desempenho na etapa.
Pitlane Performance (Desempenho nos Boxes, Grande Prêmio do Japão, 8 a 10 de Outubro): Pit stops são fundamentais e coordenados de maneira precisa, mas são um elemento desgastante no campeonato. Este insight analisa e entrega todas as fases por trás da parada perfeita no pit stop, além do tempo de parada, e o desempenho por piloto e equipe durante cada parada para destacar o tempo total ganho ou perdido.
Undercut Threat (Ameaça de Undercut, Grande Prêmio Rolex da Austrália, 19 a 21 de novembro): Este insight vai permitir que fãs de corrida vejam ameaças de undercut em tempo real. O undercut é uma estratégia da F1 em que um piloto vai para o pit stop para colocar pneus novos com o objetivo de ultrapassar o carro à sua frente, tendo como base a melhoria no tempo da sua volta versus o tempo da volta do adversário. O Pit Strategy Battle, estatística lançada em junho do ano passado, destaca uma batalha de undercuts ao vivo e oferece mais insights sobre como avaliar o sucesso das estratégias de cada piloto. O Undercut Threat é uma camada a mais de insights preditivos, com análises de desempenho antes de cada entrada no pit stop, com dados de distância entre os carros, média de tempo no pit e desempenho dos pneus para identificar possíveis undercuts.

Para criar os novos insights, a F1 usa dados históricos armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e os combina com dados transmitidos ao vivo para a AWS a partir dos sensores dos carros e da pista por meio do Amazon Kinesis, serviço que coleta, processa e analisa dados em tempo real. Os engenheiros e cientistas da Fórmula 1 usam as informações para potencializar seus modelos de machine learning por meio do Amazon SageMaker, serviço da AWS que auxilia na construção, treinamento e aplicação de modelos de machine learning rapidamente na nuvem e em edge. A Fórmula 1 consegue analisar métricas de desempenho em tempo real ao aplicar esses modelos no AWS Lambda, serviço de computação serverless que roda códigos sem necessidade de provisionamento ou gerenciamento de servidores. Todos esses insights serão integrados às transmissões internacionais de corrida, incluindo na F1TV, a plataforma digital da Fórmula 1, ajudando os fãs a entenderem cada momento.

"Os dados são muito importantes para esportes modernos, e isso inclui a Fórmula 1, em que cada segundo na pista produz literalmente mais de um milhão de pontos de dados. Por isso, a necessidade de um parceiro que possa traduzir esses dados brutos em análises em tempo real. A AWS permite que a Fórmula 1 analise essas informações em escala, tome decisões melhores e aproxime os fãs da pista, da largada às curvas e ao pit stop", comenta Darren Mowry, diretor de desenvolvimento de negócios para EMEA na AWS. "As melhores organizações esportivas usam a AWS para construir soluções de dados e reinventar a forma como esportes são assistidos, jogados e gerenciados. Nosso trabalho com a Fórmula 1 demonstra como estatísticas avançadas podem melhorar a experiência dos fãs ao revelar as táticas e estratégias por trás dos elementos mais simples de uma corrida".

Para mais novidades sobre como a AWS está ajudando a F1 a desenvolver o carro de corrida da próxima geração, acesse: https://aws.amazon.com/pt/f1/

Sobre a Amazon Web Services

Por quase 15 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para suportar virtualmente qualquer carga de trabalho em nuvem e agora tem mais de 200 serviços totalmente caracterizados para processamento, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 77 zonas de disponibilidade (AZ) em 24 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 18 zonas de disponibilidade e mais seis novas Regiões AWS na Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Espanha e Suíça. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse www.aws.amazon.com.

Sobre a Fórmula 1

A Formula 1 começou em 1950 e é a competição automotiva mais prestigiada do mundo. A FIA Formula One World Championship™ de 2021 vai de Março a Novembro e inclui 22 corridas em 22 países e cinco continentes. A Formula One World Championship Limited é parte da Formula 1 e possui os direitos comerciais exclusivos da FIA Formula One World Championship™. A Formula 1 é uma subsidiária da Liberty Media Corporation (NASDAQ: LSXMA, LSXMB, LSXMK, BATRA, BATRK, FWONA, FWONK) e faz parte do Formula One Group. O logo da F1, F1 FORMULA 1 logo, FORMULA 1, F1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX, PADDOCK CLUB e outras marcas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa Formula 1. Todos os direitos reservados.


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