Logo
Imprimir esta página

A importância dos lubrificantes para a indústria de vidros

Por Carlos Muchão

Quando o assunto é a indústria de vidros, muito se discute sobre a sua importância para segmentos como automotivo, alimentício (food grade), farmacêutico e construção civil. De acordo com relatório “Considerações sobre a indústria do vidro no Brasil”, divulgado pelo BNDES, o Brasil está entre os principais produtores mundiais de vidro e conta com uma capacidade instalada anual de cerca de 3,1 milhões de toneladas. Mas, o que poucos sabem é que, para que esta indústria funcione de maneira assertiva, é preciso contar com lubrificantes adequados nos processos de fabricação de produtos de vidro como garrafas, potes, ampolas de garrafas térmicas, seringas, cartuchos, vidros automotivos, vidros planos, além dos vidros estruturais.

A importância dos lubrificantes nas máquinas que abrangem o processo produtivo do vidro representa um dos mais severos desafios da lubrificação. Isto porque, a combinação de temperaturas extremas e altas velocidades requerem soluções inovadoras dos fabricantes de lubrificantes. Esses requisitos são essenciais em todos estágios do processo de fabricação, por isso é necessário sempre atentar-se à utilização de lubrificantes de alta tecnologia e desempenho. Esses lubrificantes estão presentes em todo o processo de desenvolvimento e nos equipamentos, desde o silo de mistura das matérias primas até seu acondicionamento final.

Atualmente, existem no mercado lubrificantes específicos para a lubrificação dos equipamentos na fabricação de vidros para a indústria alimentícia, farmacêutica e medicinal. Utilizar embalagens de vidro não só proporciona melhor proteção no acondicionamento dos alimentos como causa menor impacto ao meio ambiente, uma vez que é 100% reciclável e segue um padrão de saudabilidade. No setor automotivo, por exemplo, os lubrificantes utilizados nos processos de fabricação de para-brisas e janelas dos automóveis entram nas operações de corte, perfuração e desbaste, tendo grande participação na refrigeração das ferramentas, além de fornecer acabamento ao produto final. Isso ocorre, porque existem lubrificantes que são projetados para garantir excelente limpeza durante todo o processo, lubrificando e refrigerando a ferramenta de corte. Além disso, existem produtos disponíveis no mercado que podem ser usados para todos os tipos de vidro plano, incluindo vidro com revestimento, vidro automotivo e estrutural, oferecendo desempenho ideal com base no tipo e espessura do material a ser cortado.

Como escolher o lubrificante ideal para a indústria de vidros

O primeiro passo para selecionar o lubrificante ideal é conhecer o produto a ser fabricado e suas aplicações, o equipamento a ser utilizado, o tipo de operação, bem como a necessidade de acabamento do produto. Alguns equipamentos que devem receber os lubrificantes são os ventiladores, misturadores, máquina IS, tesoura, distribuidores, transportadores, canaletas, moldes, pré-moldes, máquina de corte de perfuração e etc.

Para selecionar o lubrificante correto para os equipamentos da sua indústria é necessário atentar-se ao alto índice de viscosidade, ao desempenho frente ao desgaste, a menor formação de resíduos, a maior estabilidade à degradação térmica, a maior estabilidade à degradação oxidativa, as menores freqüências de lambaio, as maiores frequências de relubrificação, ao baixo nível de fumaça, ao melhor acabamento dos artigos, ao alto nível de lubrificação, a excelente molhabilidade e dispersão, a redução do nível de defeitos, ao aumento no nível de limpeza de moldes e a minimização a exposição do operador ao risco. Desta forma, caso não seja utilizado um lubrificante adequado você pode correr o risco de ter um alto nível de produtos rejeitados. Na fabricação de vidros planos não refrigerar corretamente a ferramenta de corte pode provocar provocando o seu desgaste e danificando o produto a ser cortado. Além disso, o acabamento do corte pode provocar trincas no vidro. Por isso, fique sempre vigilante ao selecionar o lubrificante ideal para a sua indústria.

Carlos Muchão é Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto