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Tarifas de pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes são reajustadas

Novos valores entrarão em vigor a partir desta terça-feira, dia 1º de dezembro

Após 18 meses sem reajuste, a partir da 0h desta terça-feira (1º de dezembro), novas tarifas de pedágio entrarão em vigor nas praças de pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A atualização atende à determinação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 20/11/2020. Devido à pandemia de Covid-19, o reajuste que inicialmente entraria em vigor no dia 1º de julho, foi postergado por seis meses com o intuito de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia.

O reajuste será de 1,88%, índice relativo ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) acumulado entre junho de 2019 e maio deste ano. Com isso, os valores subirão R$ 0,60 nas duas principais praças do Sistema, Riacho Grande (KM 31 da via Anchieta) e Piratininga (KM 32 da Imigrantes), onde a tarifa será de R$ 28,00.

Na região da Baixada Santista, a tarifa da praça de São Vicente (no km 280 da rodovia Padre Manoel da Nóbrega) seguirá sem alteração e com o mesmo valor já cobrado, R$ 7,60. Já na praça de Santos (km 250 da Cônego Domênico Rangoni) a tarifa passa de R$ 12,80 para R$ 13,00.

Sem alteração no valor das tarifas também seguirão os pedágios de bloqueios de Diadema (Km 16 da Imigrantes) de R$ 2,00 e do Eldorado (km 20 da Imigrantes) de R$ 3,80. Já na praça do Batistini (Km 24 da Imigrantes), o valor passa de R$ 6,20 para R$ 6,40

Praças - Tarifa Atual - Nova Tarifa
Santos (KM 250 Rod. Cônego Domênico Rangoni) - R$ 12,80 - R$ 13,00
São Vicente (KM 280 Rod. Padre Manoel da Nóbrega) - R$ 7,60 - R$ 7,60
Diadema (bloqueio no km 16 da Imigrantes) - R$ 2,00 - R$ 2,00
Eldorado (bloqueio no km 20 da Imigrantes) - R$ 3,80 - R$ 3,80
Batistini (bloqueio no km 24 da Imigrantes) - R$ 6,20 - R$ 6,40
Riacho Grande/Piratininga (KM 31 Anchieta/KM 32 Imigrantes) - R$ 27,40 - R$ 28,00

O valor arrecado nas praças de pedágio é aplicado em obras de melhorias, conservação e manutenção, serviços de apoio aos usuários nas rodovias, que seguiram funcionando normalmente durante a pandemia. Neste ano, por exemplo, a Ecovias concluiu as obras da Nova Entrada de Santos, que inclui três viadutos, duas passarelas ciclovia e vias locais. Os trabalhos foram totalmente concluídos em setembro, sete meses antes do previsto contratualmente. Parte do valor também é repassado aos munícipios por meio de ISS (Imposto Sobre Serviço).

Sobre a Ecovias

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias integra o Grupo Ecorodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil e vem expandindo, ao longo dos últimos vinte anos, sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias, que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A EcoRodovias é também vencedora do leilão que definiu a concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), em São Paulo. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil.


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