Logo
Imprimir esta página

"Elas na Direção": Programa da Uber voltado para mulheres passa a valer em todo o Brasil

A partir de dezembro, motoristas parceiras mulheres do Brasil inteiro poderão optar por receber chamadas apenas de passageiras mulheres;

Pesquisa nacional mostra que a atividade de motorista trouxe mais independência e autonomia para 91% das parceiras entrevistadas

Em um ano de desafios econômicos e sociais sem precedentes, as mulheres precisaram se desdobrar mais do que nunca para conciliar a atividade profissional com cuidados com a família e a casa. E foi justamente nesse cenário que uma pesquisa realizada pelos Institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da Uber, identificou que para 84% das mulheres ter autonomia está diretamente relacionado a ter um trabalho flexível.

A pesquisa ouviu 3.490 mulheres (motoristas e não motoristas) de todo o Brasil entre os dias 3 e 22 de outubro de 2020. Para 91% das parceiras, o trabalho como motorista trouxe mais independência e autonomia. A renda gerada na atividade é fundamental tanto para elas quanto para suas famílias, já que 92% sustentam ao menos uma pessoa com os ganhos obtidos utilizando plataformas. A flexibilidade para cuidar de si e da família é um ponto valorizado para 94% dessas motoristas.

O levantamento também apontou que as motoristas parceiras se consideram mais totalmente independentes que as mulheres em geral (69% x 46%). Enquanto 61% das motoristas parceiras declararam possuir total autonomia financeira, apenas 36% das mulheres em geral disseram o mesmo.

A pesquisa também aponta que 80% das mulheres em geral e 90% das motoristas acreditam que muitas mulheres não conseguem sair de situações de violência doméstica porque não têm como se sustentar ou sustentar seus filhos. Além disso, para 79% das mulheres e 89% das motoristas, ter a própria renda dá mais condições para a mulher denunciar uma situação de violência doméstica.

"A importância da autonomia financeira aparece muito na percepção de que quando a mulher tem renda própria ela não precisa se sujeitar a situações de violência doméstica. Assim, conjugar autonomia financeira com trabalho flexível é percebido pelas mulheres como uma alternativa da maior importância", destaca Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão.

De olho nessa realidade, a Uber anunciou que vai expandir o programa Elas na Direção para todo o território nacional. Até o dia 8 de dezembro, todas as motoristas parceiras do Brasil já terão acesso a todas as ferramentas do projeto. Criado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, no fim de 2019, o projeto visa aumentar e fortalecer a comunidade de motoristas parceiras da Uber no Brasil, contemplando tanto mulheres que já dirigem usando o aplicativo como aquelas que ainda não se cadastraram.

Entre as novidades do programa, está a ferramenta U-Elas, que permite que mulheres motoristas parceiras tenham a opção de receber somente chamadas de passageiras que se identificam como mulheres. "A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento e está disponível exclusivamente para parceiras mulheres e de identidade não-binária. Entendemos que esse é um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo para também oferecer essa opção para usuárias mulheres com a mesma eficiência que é marca registrada da Uber", afirma Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

O programa conta com uma plataforma educativa que oferece cursos on-line sobre empoderamento pessoal e econômico, desenvolvidos em parceria com a Iniciativas Empreendedoras, a Rede Mulher Empreendedora e a economista Gabriela Mendes.

"Conquistar a independência financeira sem abrir mão da flexibilidade e ajustando a atividade profissional de acordo com sua rotina pessoal: essa é a oportunidade que a Uber está oferecendo para milhares de mulheres brasileiras com o programa Elas na Direção. Um ano após lançar o programa, estamos honrando nosso compromisso de levar esse projeto a todas as cidades do Brasil e continuar incentivando que mais mulheres assumam a direção das suas vidas, tenham novas alternativas de renda e conquistem seus objetivos e sua independência pessoal e financeira como motoristas parceiras da Uber", reforça Woods.

Após a experiência de sucesso no Brasil, pioneiro mundial da iniciativa, o programa também foi lançado, nos últimos meses, em outros mercados da Uber na América Latina, como Costa Rica, Peru, Argentina, Paraguai e México.

Sobre a Uber

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 15 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto