Logo
Imprimir esta página

O cenário atual da locação de carros

Uma análise feita pela equipe de CarroAluguel.com, o portal pioneiro em comparação de ofertas para locação de veículos desde 2007, com base nas informações de mercado, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis e das empresas de aluguel parceiras.

Desde que fomos tomados pela pandemia, o turismo de lazer e negócios como um todo foi impactado e o mercado do aluguel de carros não ficou de fora, sendo necessário se ajustar para sobreviver à crise.

Em um primeiro momento, mais especificamente abril de 2020, quando o movimento de locação de carros diminuiu em função das barreiras sanitárias dos municípios, e também porque muitos motoristas de aplicativos fizeram a devolução de veículos, as locadoras chegaram a ficar sem espaço em suas garagens para guardar tantos automóveis. Uma das alternativas foi vender parte da frota, com o plano de retornar às compras quando tudo voltasse ao normal.

Essa estratégia se mostrou efetiva, tendo em vista que a procura por seminovos aumentou substancialmente, principalmente porque as montadoras, seja por falta de peças ou pela redução do quadro de colaboradores, deixaram de entregar carros novos ao mercado. O que ajudou as locadoras no que se refere à revenda de veículos, um dos principais segmentos trabalhados por essas empresas.

Ao mesmo tempo, foram criadas promoções para aluguel mensal, visando atender uma parcela da população que precisava continuar se locomovendo com segurança, e a busca por esse tipo de serviço aumentou a níveis nunca antes vistos.

O setor de aluguel de carros nunca parou, na verdade ele foi se adaptando e na medida que aconteceu a flexibilização sanitária / abertura do comércio, o interesse por parte do público foi crescendo. Clientes que locaram veículos mensais, pensando ser uma solução passageira, renovaram mês após mês. Some isso a carência de voos e a percepção de que o turismo regional é crescente, as pessoas estão se locomovendo até 250 Km em torno de suas residências.

Meses se passaram e o normal infelizmente ainda não chegou, porém, o comportamento do consumidor brasileiro mudou, e sem aviso, na entrada do último trimestre do ano, a procura por carros para alugar subiu expressivamente. Acontece que rodar com automóvel alugado é uma das opções mais seguras durante a quarentena, já que o veículo é destinado ao uso exclusivo, e muitas pessoas não se sentem à vontade em utilizar meios de transporte compartilhados.

Para as empresas do ramo, o sentimento de alívio se tornou também preocupação, já que adquirir carros novos para suprir a demanda não está sendo uma tarefa fácil. Segundo Paulo Miguel Jr. - Presidente da ABLA, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, “Com a retomada de forma acelerada, muitas locadoras não estão encontrando veículos novos para comprar”.

Parte do motivo é que a indústria automotiva não está conseguindo acompanhar essa movimentação. Em função da pandemia, as montadoras não estão fabricando como antes, e além disso, as mesmas estão priorizando as vendas para o público final, em detrimento às empresas de locação.

Estima-se um déficit de aproximadamente 100.000 carros para o setor, cuja regularização deverá ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2021, há quem diga que isso ocorra apenas depois do mês de março.

E agora, vai faltar carro? Os meses de dezembro e janeiro são tradicionalmente considerados de alta temporada, quando o movimento chega a aumentar até 200%, e consequentemente, conforme a lei da oferta e demanda, os preços sobem. Neste ano em particular, já estamos verificando essa situação ocorrendo mais cedo ainda.

O que fazer? Vai faltar veículo sem dúvida, principalmente próximo às datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, a saída é antecipar as reservas e assim garantir a disponibilidade. Tendo em mente que se os preços estão altos agora, a tendência, caso haja automóveis à disposição, é que subam ainda mais, pois as locadoras adotam o sistema de tarifas flutuantes.

Sobre CarroAluguel.com: portal pioneiro e especializado em aluguel de carros pela internet desde 2007, interligado online com dezenas de locadoras brasileiras, disponibiliza comparação de preços, serviços, avaliações de usuários e reservas em tempo real.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto