Logo
Imprimir esta página

Pneus alerta sobre os perigos dessa prática

Pneus alerta sobre os perigos dessa prática

Essa modificação, além de não recomendada, passa por cima de questões técnicas importantes

É preciso atentar para as diferenças de construção de pneus de motocicletas e de carros, que não são poucas

Das inúmeras polêmicas envolvendo pneus, esta é com certeza uma das mais quentes. Há diversos depoimentos de fervorosos defensores que utilizaram - e utilizam - pneus de carros de passeio aplicados na roda traseira de motos do tipo custom. Elas possuem garfos dianteiros mais longos, inclinados para frente e bancos mais baixos, tais como a Honda Shadow, Yamaha Virago, Kasinski Mirage e Harley-Davidson Fat Boy.

Há várias combinações já tentadas e até mesmo “recomendadas”: Honda Shadow 600 montada com 175/65R14, Kasinski Mirage 250 e Yamaha Virago 250 com 165R15 ou 5.60/15 (utilizados originalmente no VW Fusca), Yamaha Drag Star 650 e Suzuki Boulevard C1500 com 185/65R15, 195/55R15 e até 205/50R15.

Os argumentos dos que defendem tal alteração são sempre os mesmos: o custo de um pneu de passeio versus o custo de pneu traseiro de uma custom original chega a ser até três vezes menor, o seu uso acaba por proporcionar maior conforto ao motorista e maior durabilidade do produto. Além disso, a estabilidade e o comportamento da moto não são afetados de forma significativa e os pilotos se adaptam rapidamente às eventuais alterações.

Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, explica que inicialmente é preciso atentar para as diferenças de construção de pneus de motocicletas e de carros, que não são poucas. “Pneus de motos são geralmente diagonais, com coroa (porção que compreende a banda de rodagem) arredondada e normalmente possuem mais de um composto de borracha em sua banda, o que permite níveis diferentes de aderência em retas, curvas e curvas fechadas. Suas laterais são bastante rígidas, sendo bem difícil dobrá-las. Já pneus de passeio em sua grande maioria são radiais, possuem coroas planas e são normalmente construídos com apenas um composto de borracha em sua banda de rodagem. Suas laterais já são bastante maleáveis quando comparados aos pneus de duas rodas”, ensina.

Segundo o especialista, embora haja uma boa razão por trás de cada uma dessas características, o fato de as motocicletas custom terem um estilo de condução diferenciado - não inclinando tanto na hora de efetuar curvas e mantendo-se bastante “em pé” - acaba viabilizando o uso de pneus de passeio.

O fato é que essa modificação, além de não recomendada, passa por cima de algumas questões técnicas importantes:

o casamento entre a largura da seção do pneu e a largura do aro de montagem - o que evita deformações e desgastes irregulares, além de garantir bom contato com o solo;
o uso de câmaras em pneus tubeless - que podem danificar o pneu e gerar excesso de calor pelo atrito;
o excesso de pressão de inflação para montagem - que pode romper núcleos de talões;
a falta de orientação sobre uma pressão de uso adequada - que pode reduzir a vida útil dos pneus e afetar o consumo da motocicleta.

“Muitos os adeptos dessa prática perigosa acreditam que a recomendação de um modelo específico de pneu é apenas de uma questão comercial, o que não é verdade. Mas se ainda for necessário fornecer mais algum argumento, há um risco real de uma seguradora recusar a cobertura de um sinistro caso a motocicleta tenha uma alteração deste tipo”, conclui Astolfi.

Em seu canal no Youtube a Continental disponibiliza uma série de vídeos educativos sobre segurança e manutenção preventiva dos pneus. Visite https://goo.gl/kQsHRn


A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2019, a Continental gerou vendas de cerca de € 44,5 bilhões e atualmente emprega mais de 240.000 pessoas em 59 países e mercados.

A Área de Negócios de Pneus tem 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes líderes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa área de negócios registrou vendas de € 11,7 bilhões em 2019. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em P&D, a Continental faz uma grande contribuição para a mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto