Logo
Imprimir esta página

MINI completa 20 anos no segmento de carros premium compactos como marca integrante do BMW Group

MINI completa 20 anos no segmento de carros premium compactos como marca integrante do BMW Group

A MINI comemora um aniversário histórico. Há 20 anos a tradicional fabricante de automóveis britânica era relançada no evento Mondial de l'Automobile (em Paris) e apresentada pela primeira vez como marca integrante do BMW Group. Essa história de sucesso teve início com a apresentação dos modelos MINI One e MINI Cooper, um sucessor do Mini clássico (que deixou de ser produzido depois de 41 anos) e que iniciou uma nova revolução no segmento dos veículos compactos premium. Seu conceito moderno e o desenvolvimento contínuo oferecem uma integração singular entre diversão ao dirigir, eficiência, conforto, segurança e conectividade. Tudo isso entregue por intermédio de uma grande variedade de modelos e versões.

Uma viagem ao tempo nos leva de volta ao MINI Cooper que melhor representa essa retomada da trajetória da marca no início do século 21. O modelo que deixou a linha de produção em Oxford (Inglaterra) em outubro de 2001 e ficou conhecido por uma característica presente em poucas de suas unidades: uma carroceria na cor amarela. O apelido? “Sunny”. No primeiro ano de vendas do moderno MINI na Alemanha, apenas um em cada quinze veículos era produzido nesta cor. A combinação do teto e capa de retrovisores na cor preta era ainda mais rara.

Esta segunda geração do MINI encantou motoristas de todo o mundo, entre outros atributos, por seu manuseio ágil. Até os dias de hoje, “Sunny” não deixa dúvidas de que o MINI foi projetado para uma condução esportiva. O motor de 116 cavalos do MINI Cooper também oferece uma capacidade de aceleração impressionante. Vinte anos atrás isso também impressionou John Cooper – engenhoso designer de carros esportivos que havia anteriormente pavimentado o caminho para o Mini clássico conquistar as pistas de corrida. “O MINI Cooper coloca um sorriso em seu rosto”, comentou após seu primeiro test drive no modelo homônimo. Os princípios elementares de design da primeira geração foram retomados na então nova edição com tração dianteira e o motor de quatro cilindros montado transversalmente na frente. No entanto, a diversão ao dirigir passou a ser entregue por uma suspensão dianteira MacPherson (com semieixos do mesmo comprimento), eixo traseiro multi-link, freios a disco nas quatro rodas e sistema de frenagem incluindo controle de freio em curva e distribuição eletrônica de força de frenagem.

Desde o início, várias opções de design eram oferecidas priorizando a individualidade, um componente-chave para a marca MINI. Diversidade e visual premium no interior estavam disponíveis por meio de ampla gama de itens como bancos, revestimento interno, acabamentos e volantes; além de itens como controle de temperatura automático, aquecimento de bancos, teto solar panorâmico e uma variedade de opções de cores e acabamentos para o teto.

Em 2003 a segunda geração marcou a introdução de um motor a combustão movido a diesel e o ano seguinte registrou a chegada do MINI Cabrio conversível. A diversidade se tornou ainda maior a partir da terceira geração lançada em 2006 quando MINI Clubman, MINI Coupé e MINI Roadster juntaram-se à gama. Outros consumidores foram conquistados na sequência com a quarta geração dos modelos, que trouxe ao mercado o MINI 5 Portas.

Ao longo destes 20 anos, o MINI tornou-se mais maduro, mas sua personalidade permanece incomparável. O próximo estágio evolutivo da marca está presente no MINI Cooper SE, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, e que carrega consigo traços do “Sunny”, especialmente na sua tonalidade.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto