Logo
Imprimir esta página

Pelo nono ano consecutivo, Honda é patrocinadora oficial do Sertões

Pelo nono ano consecutivo, Honda é patrocinadora oficial do Sertões

Edição 2020 da tradicional prova off-road tem início em 31 de outubro, em Mogi Guaçu (SP), e vai até 7 de novembro, em Barreirinhas (MA)

Tunico Maciel, da equipe Honda Racing de Rally, busca terceiro título seguido no Sertões 2020.

A Honda está em contagem regressiva para o Sertões 2020, evento que patrocina há nove anos consecutivos. A 28ª edição da maior prova off-road do país começa no dia 31 de outubro, com o prólogo, no Autódromo Velocità, em Mogi Guaçu (SP), e vai até 7 de novembro, em Barreirinhas (MA). Serão 4.749 quilômetros percorridos, 2.004 deles de especiais (trechos cronometrados), que incluem passagem pelo Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins. A prova é válida também pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Maior incentivadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos, com apoio às principais modalidades, a Honda considera o Sertões uma das competições mais importantes do calendário. “A prova é extremamente técnica e exige muito do equipamento e do piloto. Para a gente, também funciona como um grande laboratório, sem falar no legado social muito importante deixado por onde passa”, comenta Odair Dedicação Junior, gerente de marketing da Honda Motos.

Para esta edição, devido à pandemia do coronavírus, novos protocolos de saúde e segurança foram estabelecidos, como a estrutura do evento em “bolhas”, isto é, locais isolados, com acesso restrito e sem a presença do público. Uso obrigatório de máscaras, apresentação de testes RT-PCR, distanciamento social e medição de temperatura são as principais regras para participar do Sertões 2020.

Diante desse cenário, a equipe Honda Racing também ampliou a estrutura para cumprir à risca todas as normas estabelecidas pela organização. “Temos uma nova carreta, com mais espaço para todo o time, composto por 13 integrantes, entre pilotos, mecânicos e assistentes, além de duas caminhonetes e um furgão para apoio rápido”, conta Dário Júlio, chefe da equipe desde 2013.

Para encarar o Sertões 2020, de olho no décimo título da competição, o sexto consecutivo entre as motos, a Honda Racing de Rally terá Tunico Maciel, mineiro 26 anos e atual bicampeão da prova; Jean Azevedo, paulista de 46 anos, dono de sete títulos do Sertões e um dos maiores nomes do off-road nacional; e Bissinho Zavatti, paulista de 34 anos, tetracampeão da prova na categoria Brasil, destinada às motocicletas de fabricação nacional. Maciel e Azevedo vão acelerar a moto CRF 450RX e Zavatti, a CRF 250F.

Gregório Caselani, campeão do Sertões em 2016, não participará deste ano devido à uma lesão nas costelas e na clavícula por causa de uma queda há uma semana durante um treino, no Rio Grande do Sul, região onde mora. “Já estou em casa me recuperando e tenho recebido muitas mensagens de apoio dos amigos. Infelizmente estou fora da prova. São coisas que acontecem no nosso esporte. Sigo na torcida pelos meus companheiros de equipe que, com certeza, vão representar muito bem a Honda Racing”, destaca Caselani.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, Alpinestars, ASW, DID, Michelin e Seguros Honda.

Confira o roteiro completo do Sertões 2020*:

31/10/2020 - sábado - Prólogo

Velocità - Mogi Guaçu (SP)

1/11/2020 - domingo

1ª etapa - Velocità / Mogi Guaçu (SP) a Bolha 2 / DF

Deslocamento inicial: 300 km

Trecho especial: 205 km

Deslocamento final: 605 km

Total: 1305 km

O Sertões 2020 tem início com uma especial em região montanhosa, muito bonita, em estradas de piçarras. O trecho traz lombas e pontos sem visão. No km 30, começa a subida de uma serra com lajes de pedra e abismos dos dois lados, onde a navegação será fundamental. A partir do km 100, haverá estradas vicinais estreitas dentro de pequenas fazendas. Os últimos 30 km serão mais rápidos, em uma zona agrícola. O dia termina com o maior deslocamento da prova, por via asfaltada: 605 km até a Bolha 2, localizada no Distrito Federal.

2/11/2020 - segunda-feira

2ª etapa - Bolha 2 / DF a Bolha 3 / GO - 1ª parte Maratona "Renê Melo"

Deslocamento inicial: 163 km

Trecho especial: 353 km

Deslocamento final: 0 km

Total: 519 km

No segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo - piloto de carro falecido em maio deste ano que participou diversas vezes do Sertões. Sem poder contar com qualquer auxílio das equipes de apoio, os competidores encaram a especial de 353 km que promete estar entre as mais duras e completas da edição 2020. O trecho começa rápido, com mata-burros e pontes (em algumas delas haverá radar). Ao chegarem em uma fazenda particular, haverá uma subida de serra em trial, na qual será preciso muita atenção.

No alto, diante de um visual incrível, os competidores seguem pelo topo da serra, marcado por lajes de pedra. Saindo da fazenda, as velocidades serão maiores em uma estrada rápida, de pilotagem prazerosa, mas com algum fesh fesh. Haverá travessia por um rio até atingirem uma pista travada e estreita. Nos últimos 50 km da especial, a velocidade volta a subir até chegarem na zona de radar, próxima à Bolha 3, em Goiás, onde todos irão acampar. Como a Etapa Maratona vale até o dia seguinte, as equipes de apoio e os motorhomes seguirão direto para a Bolha 3, no fim da terceira etapa.

3/11/2020 - terça-feira

3ª etapa - Bolha 3 / GO a Bolha 4 / GO - 2ª parte Maratona "Paulo Gonçalves"

Deslocamento inicial: 0 km

Trecho especial: 200 km

Deslocamento final: 169 km

Total: 369 km

Na segunda parte da Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020. O dia promete ser bem completo, mesclando velocidades altas, médias e baixas. Apesar dos 10 km iniciais bem velozes, a especial logo entra em uma dura subida de serra, com muitas pedras, depressões, pontos sem visão e trechos sinuosos com abismos dos dois lados. Após muito sobe e desce, na metade da especial, por volta do km 100, haverá uma longa descida. O piso terá fesh fesh e exige cautela nas ultrapassagens. Os competidores passarão por dois grandes rios com pedras e vão encarar uma serra íngreme no final, por região não povoada e solo com muitas pedras e cascalhos.

4/11/2020 - quarta-feira

4ª etapa - Bolha 4 / GO a Bolha 5 / TO

Deslocamento inicial: 26 km

Trecho especial: 329 km

Deslocamento final: 286 km

Total: 641 km

O dia começa muito rápido, no estilo das especiais no Campeonato Mundial de Rally (WRC), e fica mais lento quando entra em um trecho com mata-burros, pedras e pontes - em algumas delas haverá radar. O grande desafio será o trecho de 60 km de areia, no qual a navegação será exigida ao máximo. Após o abastecimento, os competidores enfrentarão caminho travado e pontos de trial, em terreno característico de cerrado. Nos últimos 60 km, curvas de altas velocidades e chão com piçarra.

5/11/2020 - quinta-feira

5ª etapa - Bolha 5 / TO a Bolha 6 / MA

Deslocamento inicial: 103 km

Trecho especial: 337 km

Deslocamento final: 172 km

Total: 612 km

Apesar dos km iniciais travados, a especial imprime altas velocidades em um trecho de areia, ao lado de uma plantação de eucaliptos. O terreno arenoso fica bem mais pesado até a metade do trajeto, quando assume as características do Jalapão, no Tocantins. Após o abastecimento, os competidores encerram a especial em terreno de piçarra, onde poderão atingir altas velocidades e sentir o prazer da pilotagem.

6/11/2020 - sexta-feira

6ª etapa - Bolha 6 / MA a Bolha 7 / MA

Deslocamento inicial: 126 km

Trecho especial: 300 km

Deslocamento final: 365 km

Total: 791 km

A especial já começa com belas paisagens, por estradas de médias velocidades que vão ficando cada vez mais estreitas e travadas. A partir da metade, no km 150, o trajeto fica mais rápido, com lombas e depressões. Haverá dois trechos com retas muito longas, de altíssimas velocidades, em terreno de piçarra. No final, será preciso mais atenção para completar a especial em trechos arenosos.

7/11/2020 - sábado

7ª etapa - Bolha 7 / MA a Barreirinhas (MA)

Deslocamento inicial: 222 km

Trecho especial: 280 km

Deslocamento final:10 km

Total: 512 km

A organização do Sertões promete deixar a melhor especial para o final. Serão quase 280 km de areia, nos quais a navegação fará toda a diferença. Após um começo travado em piçarras, o trecho fica arenoso à medida que cruza pequenos riachos, os quais estarão secos na época da prova. Após o abastecimento, praticamente na metade da especial, as dificuldades serão extremas por conta da areia e da parte final com navegação por GPS em dunas. Com muitos way points a serem cobertos, qualquer erro pode ser fatal. O final em Barreirinhas promete ser apoteótico, a imagem a ser gravada nas memórias dos participantes. Chegar ao final do Sertões 2020 já será uma grande vitória.

TOTAL DO PERCURSO: 4.749 km

TOTAL DE ESPECIAIS: 2.004 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto