Logo
Imprimir esta página

Fulltime otimiza plataforma de rastreamento de frotas com apoio da Mandic Cloud Solutions

Melhora do ambiente de nuvem permite gerenciamento de dezenas de terabytes de dados com performance 63% mais rápida

A Fulltime, líder em soluções de monitoramento e rastreamento de frotas para o mercado B2B, contou com a ajuda da Mandic Cloud Solutions, referência em gerenciamento de Cloud e DevOps na América Latina e líder brasileira na gestão de ambientes em nuvem, para redefinir a hospedagem de dados de sua plataforma Fulltrack. O projeto, iniciado em 2019, contou com consultoria, implantação, migração e sustentação (metodologia CIMS) do ambiente de nuvem pela Mandic Cloud e resultou em redução de 60% em custos e ganho de 63% em agilidade na performance da Fulltime.

Com mais de 10 anos no mercado e clientes em toda a América Latina, a companhia oferece dispositivos e softwares para empresas rastreadoras de veículos. Seus mais de 3 mil parceiros atuam na venda de seus respectivos serviços aliados à plataforma Fulltrack, por meio da qual são gerados relatórios sobre o veículo pela Fulltime (visão geral), pela parceiro (visão geral de seus clientes) e pelo cliente final. Os registros trazem informações sobre o nível de combustível, aceleração máxima, distância e perímetros percorridos, entre outros indicadores. Ao todo, a Fulltime conta com 150 mil equipamentos instalados em 32 países.

No último ano, com crescimento exponencial do número veículos rastreados, a companhia necessitava de um ambiente de dados adequado para suportar o aumento das demandas e melhorar a entrega de serviços (SLA) e a análise de dados. A empresa utilizava serviços de infraestrutura da Amazon Web Services (AWS) que não tinham mais compatibilidade com o aumento de 4 a 5 mil equipamentos instalados por mês, com 2 a 4 mil inputs por segundo no banco de dados.

Além disso, no ambiente anterior, os parceiros precisavam abrir um chamado de forma manual para o time de suporte técnico da Fulltime quando queriam gerar relatórios para o cliente final com período de análise superior a 3 meses. Este processo gerava desgaste no relacionamento e impedia o trabalho do time de negócios da Fulltime no foco de suas ofertas. Neste cenário, a companhia buscava por uma solução que lhe oferecesse mão-de-obra super especializada, infraestrutura de qualidade e licenciamento dos produtos.

Assim, a empresa encontrou na consultoria da Mandic Cloud Solutions a resposta para esses desafios. Em seu diagnóstico, a Mandic identificou que os serviços de nuvem da AWS contratados pela empresa precisavam ser revistos. “Trabalhamos com a Fulltime em uma visão mais voltada para software como serviço (software as a service - SaaS), a fim de automatizar processos e concentrar esforços em seus objetivos de negócio. Aproveitamos os serviços de dados serverless na AWS para ter uma maior flexibilidade e elasticidade no ambiente, e reduzir a complexidade de administração e os custos de operação”, comenta Alexandre Martinez, vice-presidente de Negócios da Mandic Cloud Solutions.

Dessa forma, a Mandic Cloud trabalhou na construção de uma arquitetura moderna e inteligente para a migração do ambiente de produção da Fulltime, do qual é responsável pela sustentação. O novo ambiente conta com uma plataforma de computação sem servidor e orientada a eventos do sistema (AWS Lambda) e é integrada a serviços como: AWS Glue e Amazon Kinesis Data Firehose (garantem estrutura e organização das informações); bancos de dados (Amazon Redshift e Amazon Redshift Spectrum - para dados mais recentes ou mais antigos); Amazon S3 - Simple Storage Service – e Amazon S3 Glacier (para armazenamento de objetos e arquivos); Amazon CloudWatch (para monitoração e geração de alertas); Amazon Simple Notification Service (SNS) (para mensagens de notificação); e Amazon Elasticsearch Service (para identificação de tendências, insights e melhoria de performance).

No modelo, o banco de dados é gerenciado pela própria AWS e o sistema gera um fluxo de informações que auxiliam na tomada de decisão. “Agora, os relatórios são gerados de maneira assíncrona em um intervalo definido pelo cliente. O formado sob demanda nos ajuda a melhorar a experiência e engajamento em relação aos produtos da empresa e otimiza nossa performance para atender às demandas crescentes”, afirma Fernando Machado, gerente de Infraestrutura da Fulltime.

A perspectiva da Fulltime é que, neste modelo, a análise ROI é mais abrangente, pois o time gestor pode sair do foco operacional para se dedicar a estratégias de negócios da empresa. “Antes ficávamos preocupados com correção, havia entre 20 e 30 reclamações diárias em relação a extração relatórios. Hoje, não há mais, e podemos trabalhar para entender o mercado e buscar coisas novas”, declara o executivo.

O produto Fulltrack é modulado e, com a infraestrutura ajustada, a companhia pretende avaliar todos os módulos para otimizar os processos e entregar mais. Além disso, deve desenvolver outros produtos externos que se integram à plataforma como novos diferenciais. “A tecnologia é o meio para progredir e continuar melhorando. O time de dados Mandic é essencial para nos apoiar na análise que garante a melhor performance do ambiente. Estamos satisfeitos com a parceria”, completa Machado.

Sobre a Mandic Cloud Solutions

A Mandic Cloud é líder brasileira na gestão de ambientes em nuvem corporativa (pública, híbrida e privada) oferecendo soluções de computação em nuvem VMWare própria, além das principais nuvens públicas do mercado, com gerenciamento e serviços profissionais. São diversos segmentos e soluções entregues para empresas em sua jornada para cultura digital com o uso de tecnologia cloud: da arquitetura, implantação/migração, gerenciamento na nuvem, à automação em DevOps, Engenharia de Dados, entre outras soluções exclusivas para o mercado corporativo. Possui as principais certificações de qualidade, entre elas, a ISO 20.000 e o selo PCI-DSS, além de ser reconhecida como MSP AWS. Saiba mais em www.mandic.com.br

Sobre a Fulltime

Com mais de 10 anos no mercado, fornecemos soluções eficientes e atuais, que promovem comodidade e segurança para empresas de monitoramento e rastreamento. Nosso foco, é ter o melhor da tecnologia em nossas plataformas, seja para web ou mobile. Atualmente, nossa sede de desenvolvimento tecnológico está localizada na cidade de Garça, interior de São Paulo, e atendemos toda América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto