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Caminhões e ônibus elétricos da Daimler alcançam 7 milhões de quilômetros rodados

Caminhões e ônibus elétricos da Daimler alcançam 7 milhões de quilômetros rodados

· Veículos movidos a bateria das marcas Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner estão sendo usados intensivamente por clientes em várias partes do mundo

· Retorno positivo das empresas parceiras em relação aos testes confirma a estratégia de eletrificação da Daimler Trucks & Buses

· Portfólio de veículos elétricos produzidos em série está previsto para lançamento na Europa, América do Norte e Japão em 2022

· Ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eCitaro já é produzido em série desde 2018

A Daimler Trucks & Buses está comemorando mais um marco expressivo no caminho da eletrificação no seu portfólio de veículos comerciais: clientes de várias partes do mundo já rodaram mais de 7 milhões de quilômetros com caminhões e ônibus movidos a bateria e neutros em CO2. A resposta positiva das empresas parceiras e as descobertas derivadas dos testes práticos intensivos com caminhões elétricos da Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner mostram que a eletrificação do transporte rodoviário já é viável nesses mercados. Além disso, o ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eCitaro é produzido em série desde 2018, sendo utilizado regularmente em várias cidades europeias.

Como parte de sua estratégia de eletrificação, a Daimler Trucks planeja oferecer veículos elétricos em todas as suas principais regiões de vendas até 2022: o FUSO eCanter no segmento de caminhões leves, o Freightliner eM2 na categoria dos médios e o Mercedes-Benz eActros e o Freightliner eCascadia entre os pesados.

"Como uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, temos a ambição de sermos líderes em inovação e tecnologia também em sistemas de propulsão alternativos”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG. "Nosso ônibus urbano eCitaro, neutro em CO2, por exemplo, está sendo produzido em série desde 2018. Com nossos elétricos, queremos oferecer aos clientes veículos que estejam à altura dos modelos tradicionais, tanto em termos de disponibilidade como de desempenho. Isso nos motivou a colocar caminhões elétricos nas mãos de clientes num estágio inicial. Graças à nossa presença global, parceiros de todo o mundo estão testando veículos conceituais em várias aplicações práticas. Isso representa uma forte vantagem competitiva. Graças ao diálogo direto com esses clientes e aos muitos quilômetros de testes que percorremos, importantes descobertas estão sendo direcionadas, já há alguns anos, diretamente para o desenvolvimento da nossa série de caminhões elétricos".

Caminhões elétricos com estrela: Mercedes-Benz eActros e eEconic

A Mercedes-Benz Trucks foi a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão elétrico pesado, o Urban eTruck, atração no IAA 2016 (Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha). Hoje, com o pesado eActros totalmente elétrico, a marca demonstra que a distribuição urbana já pode ser feita livre de emissões. Com autonomia de cerca de 200 quilômetros, o eActros tem comprovado sua eficiência em uma ampla variedade de aplicações práticas de clientes na Europa desde 2018. O início da produção em série está previsto para 2021.

As primeiras aplicações práticas do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo, modelo baseado no eActros, foram anunciadas em 2020 e estão planejadas para o ano que vem. A produção em série está prevista para 2022. O eEconic é utilizado principalmente na coleta urbana de resíduos. Essa área é muito apropriada para caminhões elétricos a bateria, graças às rotas curtas, de cerca de 100 quilômetros.

Um pioneiro na distribuição urbana: o leve elétrico FUSO eCanter

Apresentado em setembro de 2017, o FUSO eCanter foi entregue a clientes de várias partes do mundo. Esse caminhão leve totalmente elétrico é a resposta da FUSO para a demanda por caminhões livres de emissões na distribuição urbana. Mais de 170 unidades deste modelo estão sendo utilizadas por clientes no Japão, Estados Unidos e Europa e mais deles continuarão a ser entregues. A autonomia da versão de 7,49 toneladas é de 100 quilômetros, atendendo às necessidades do transporte urbano. Com um carregador rápido, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de uma hora e meia. O eCanter é produzido em Kawasaki, no Japão, e em Tramagal, em Portugal.

Nos EUA, clientes testam os modelos Freightliner eCascadia e eM2

Nos Estados Unidos, o pesado eCascadia e o médio eM2 foram lançados em Portland em junho de 2018. Os dois caminhões elétricos Freightliner estão passando por testes práticos em vários clientes. A frota de testes tem 38 veículos, utilizados em aplicações que incluem transporte local e regional, distribuição de alimentos e entrega de encomendas. Os veículos têm uma autonomia projetada de até 370 km para o eM2 e de até 400 km para o eCascadia. A produção em série do eCascadia está prevista para meados de 2022 e a do Freightliner eM2 no final de 2022.

eCitaro é o primeiro e único ônibus elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha

Com o Mercedes-Benz eCitaro totalmente elétrico, a Daimler Buses vem oferecendo, desde 2018, um ônibus urbano livre de emissões para um transporte público ambientalmente amigável em áreas metropolitanas. O eCitaro é baseado no modelo Citaro, amplamente reconhecido por sua qualidade e eficiência. Ele é o primeiro e único ônibus urbano totalmente elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha, destacando-se pelo design elegante, exemplar gerenciamento térmico que minimiza o consumo de energia e compartimento de passageiros funcional.

Sistemas de propulsãalternativa na Daimler Trucks

A Daimler Trucks projeta oferecer, até 2039, apenas veículos que sejam neutros em CO2 para Europa, Japão e América do Norte. Em 2022, o portfólio de veículos nas principais regiões de vendas desses mercados já deverá incluir veículos produzidos em série com propulsão elétrica a baterias.

No segundo semestre de 2020, a Daimler Trucks planeja acrescentar ao seu portfólio de produção em série caminhões elétricos alimentados por células de combustível a hidrogênio líquido. O objetivo final é chegar a um transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050.


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