Logo
Imprimir esta página

Concessionária da Volvo Car em Santa Catarina recebe certificação internacional de construção sustentável

Concessionária da Volvo Car em Santa Catarina recebe certificação internacional de construção sustentável

A Volvo Dimas, de Florianópolis, é a primeira concessionária da América Latina a ter a certificação LEED Gold v4, graças a implantação de diversos recursos para tornar-se um edifício “verde”, como espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia fotovoltaica e iluminação automatizada

A concessionária Volvo Dimas, de Florianópolis (SC), recebeu um dos mais importantes certificados de construção sustentável do mundo, o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), e passa a ser a primeira loja de automóveis da América Latina e a única concessionária fora dos Estados Unidos a receber o selo Gold v4.

Isso significa que o empreendimento apresenta alto desempenho em atributos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. A concessionária foi projetada desde o início já com o foco na sustentabilidade. Durante a construção, o plano de gerenciamento de resíduos gerou mais de 75% do volume para a reciclagem.

“Nossa loja traz grandes impactos positivos ao meio ambiente por utilizar água reaproveitada da chuva, energia fotovoltaica e reciclagem de resíduos. Com o sistema de captação de águas pluviais, conseguimos reduzir o uso de água potável na lavagem dos carros, por exemplo”, afirma Ricardo Dimas, diretor da Volvo Dimas.

O empreendimento de 1.150 m2 tem diversos recursos que foram pensados para tornar a edificação mais sustentável, como o piso drenante nas áreas externas; bicicletários; estações de carga para carros elétricos; ar-condicionado com sensores internos e externos - quando necessário joga o ar da rua para dentro com o uso de ventilador e sem usar o compressor; iluminação automatizada conforme horários de funcionamento do showroom e conforme a incidência dos raios solares; oficina limpa com sistema de dutos e descarte correto do óleo usado; estrutura para separação do lixo reciclável.

A utilização de painéis solares instalados no topo do prédio gera metade da energia necessária para a loja, e é utilizada na iluminação, alimentação de tomadas e até mesmo para os motores da oficina.

Todo o paisagismo do local foi planejado levando em conta as espécies de plantas nativas e adaptadas ao clima local. Com isso, exigem menos manutenção e menos regas, economizando água.

O que é o Leed?

Criada em 1993 pelo United States Green Building Council (USGBC), a Certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design – é um sistema internacional de certificação que tem como objetivo promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

É utilizado em mais de160 países com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edi­ficações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Hoje, é uma das principais plataformas utilizadas para green buildings ou edifícios verdes, com mais de 170 mil m² certificados diariamente.

Os empreendimentos que buscam a certificação Leed são avaliados de acordo com os seguintes critérios: processo integrado, localização e transporte, terrenos sustentáveis, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e prioridade regional.

Volvo Dimas
Av. Marinheiro Max Schramm, 2648
Florianópolis (SC)

Sobre a Volvo Cars

A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.

Em 2019, a Volvo Car Brasil apresentou crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos. Em 2020, a marca fecha o primeiro semestre ocupando a liderança do segmento de eletrificados premium e o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto