Logo
Imprimir esta página

Usados: Impactado pela covid, mercado deixa veículos parados, em média, por 69 dias

Estudo de Performance de Veículos Usados, produzido pela empresa de soluções MegaDealer, em parceria com a plataforma AutoAvaliar, destaca a necessidade de uma gestão profissionalizada do estoque

Apesar de mostrar claros sinais de reação em maio, com um aumento significativo de avaliações e captações, o mercado de carros usados no Brasil apresenta dados preocupantes no cenário pós-Covid-19. O Estudo de Performance de Veículos Usados (PVU) 2020, produzido pela empresa de consultoria e pesquisa de mercado MegaDealer, em parceria com a startup AutoAvaliar, aponta que o período de estadia dos automóveis nos estoques das concessionárias cresceu 43% no primeiro mês pós-pandemia, fazendo com que o tempo entre captação e venda chegue a 69 dias.

“Pensando no pós-crise, em que as lojas e concessionárias estão reabrindo, voltando a trabalhar, a gestão de estoques e a importância do caixa, para honrar as despesas, são itens muito importantes. E se não forem feitos da maneira correta, podem dificultar as finanças da empresa”, comenta Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil.

Por outro lado, levando em conta as mais de 650 mil operações analisadas, em mais de 2.000 concessionárias em todo o Brasil, o estudo PVU 2020 mostra que as margens brutas sobre a venda dos veículos usados retornaram para níveis acima de 11% em maio, atingindo um preço de venda de R$ 46.134 em média por unidade, um recorde no ano.

Para o diretor de Big Data and Research da MegaDealer, Sergio Sanchez, um dos destaques é a capacidade de promover diversas comparações praticamente em tempo real. “Como está vinculada à grande parte do mercado, recebendo informações online das concessionárias, conseguimos promover rapidamente cortes regionais, com dados e análises por marcas, segmentos, versões ou montadoras premium ou de maior volume”.

“É motivo de muito orgulho fazer o lançamento deste estudo, pois ele aponta um novo caminho para a indústria automobilística, reunindo o conhecimento técnico da MegaDealer, referência em pesquisa de mercado, e a nossa extensa base de dados reais, referente a 70% do mercado”, considera J. R. Caporal, CEO da AutoAvaliar. “Transformar este big data em uma informação consolidada, certamente vai facilitar a tomada de decisões das montadoras e concessionárias”.

Evolução Histórica de Avaliações e Captações

A pandemia global impactou severamente o mercado de usados no Brasil. Enquanto a média de 2019 apontava mais de 153 mil avaliações e um número superior a 41 mil captações por mês, em abril de 2020 o volume destes serviços registrou apenas 38.105 avaliações e 11.312 captações. Entretanto, a partir de maio, a retomada dos negócios foi impulsionada pela flexibilização da quarentena, reabertura parcial das concessionárias e Detrans locais, chegando a um volume aproximado de 80 mil avaliações e 19 mil captações.

Estoque das marcas premium supera 80 dias

Apesar do aumento das margens de lucro em tempos de vendas reduzidas, as marcas premium incluídas no estudo (Audi, BMW, Land Rover, Mercedes-Benz, Subaru e Volvo) apresentam aumento dos estoques em níveis críticos, acima das marcas de volume, atingindo o preocupante patamar de 80 dias. A situação exige ações efetivas para redução dos estoques.

Metodologia do Estudo

Produzido pela MegaDealer com a proposta de analisar a performance das concessionárias e lojas multimarcas ligadas à plataforma AutoAvaliar, o Estudo de Performance de Veículos Usados cobre mais de 70% do mercado nacional de carros usados, e leva em consideração, com diferentes pesos, quatro fatores principais (Avaliação, Captação, Comunicação e Rentabilidade).

Sobre a MegaDealer

Fundada em 1991, a MegaDealer possui operações no Brasil, México e Estados Unidos e é atualmente uma das principais empresas de consultoria e treinamento especializada no negócio de “distribuição de veículos” para montadoras e concessionárias. Ao longo de sua trajetória, a companhia sempre se manteve à frente das novas tendências para administração do negócio, com parcerias estratégicas com as maiores empresas globais desenvolvedoras de soluções para o aprimoramento das operações do varejo automotivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto