Logo
Imprimir esta página

Greve de entregadores de apps pressionará regulação, avalia economista

Paralisação representa apelo por mudança nas relações de trabalho em período de desenvolvimento tecnológico, afirma economista Franklin Lacerda

A paralisação nacional dos entregadores de aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats, Loggi e James, prevista para 1º de julho, reivindica aumento no pagamento das corridas por quilometragem, distribuição de máscaras e álcool em gel e destinação de um valor das corridas à aquisição de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), entre outras demandas. Batizada de #BrequeDosAPPs, a greve faz parte de um movimento esperado no atual contexto de desenvolvimento tecnológico, segundo economista da Análise Econômica Consultoria (www.analiseeconomica.com.br).

"Certamente, ainda há muito o que se discutir sobre a atuação das empresas do setor de tecnologia no Brasil e no mundo. A pandemia do Covid-19 apenas acelerou esse processo, por conta da adoção em massa de aplicativos que atendem demandas diversas, além de ferramentas de videoconferência e telemedicina", afirma Franklin Lacerda, Diretor de Estudos da Análise Econômica Consultoria e mestre em Economia Política pela PUC-SP.

O economista explica que, historicamente, inovações iniciam ondas de desenvolvimento econômico e social, se tornando responsáveis por revoluções tecnológicas. "Contudo, intervalos de reajustes são esperados enquanto etapas decisivas em revoluções desse tipo, e geralmente são marcados por graves recessões. E a pandemia do Covid-19 aprofundou a recessão iniciada em 2008."

"Observamos relações conturbadas entre instituições, órgãos regulatórios, empreendedores e a própria sociedade, na busca por um caminho sustentável para a retomada do crescimento, desde o início da recessão em 2008. Ações como a paralisação dos entregadores de aplicativos levantam o debate sobre a recomposição de todo o sistema e a plena fruição da revolução tecnológica, alinhada aos parâmetros regulatórios", explica Franklin.

Embates crescentes

Diversos acontecimentos já figuram a atual onda de reajustes enquanto um importante capítulo no desenvolvimento tecnológico mundial. Um emblemático exemplo é que o Facebook está na mira dos reguladores desde as eleições estadunidenses de 2016 por conta de suspeitas de influência russa nos resultados por meio da plataforma.

"Antes, em 2014, o Brasil foi o primeiro país do mundo a aprovar um Marco Civil da internet. No mesmo ano, o Parlamento Europeu votou a favor da separação de mecanismos de busca de outros serviços comerciais - o que resultou no "nascimento" da holding Alphabet, controladora do Google. E há também histórico de diversos conflitos envolvendo a empresa Uber, indícios de que em tempos de desenvolvimento tecnológico mudanças são constantes e ajustes são necessários", finaliza o economista Franklin Lacerda.

Sobre a Análise Econômica Consultoria

Com a missão de produzir estudos e análises econômicas que contribuam para uma melhor compreensão da realidade, a Análise Econômica Consultoria visa permitir tomadas de decisão mais assertivas por parte de pessoas, empresas e instituições públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto