Logo
Imprimir esta página

Digitalização: uma tendência cada vez mais presente no setor logístico

Assunto foi tema central de webinar realizado nesta quinta-feira (28), pela Abralog e pela Intermodal South America, em bate-papo com especialistas do setor

Com a atual conjuntura de adversidades impostas pelo novo coronavírus, que implica na busca por serviços capazes de atender aos anseios das empresas e consumidores à distância, a necessidade de soluções conectadas e integradas torna-se ainda mais presente. Por isso, a digitalização dos mais variados setores econômicos e industriais do país passa a ser uma tendência concreta.

No setor logístico não é diferente. A pandemia acelerou o processo de transformação digital da cadeia de suprimentos global, exigindo de seus players uma rápida adaptação a esta nova realidade de inovações tecnológicas. E é isso que especialistas do setor se propuseram a discutir nesta quinta-feira (28), no webinar "Digitalização da Cadeia de Suprimentos", realizado pela Associação Brasileira de Logística (Abralog) e pela Informa Markets, organizadora da Intermodal South America.

Entre os participantes estava a diretora de produtos e ofertas nos segmentos de manufatura, logística e agroindústria da TOTVS S.A., empresa referência em inovações tecnológicas, Ângela Maria Gheller Telles. Segundo ela, há pouco mais de dois anos a companhia vem percebendo um aumento na procura por soluções digitalizadas por parte do setor logístico, especialmente a partir de 2019, mas esta demanda cresceu significativamente com a pandemia. "Nós já estávamos nos preparando para essa nova era da digitalização antes da Covid-19, mas foi agora, com esta pandemia, que essa questão veio à tona e vimos que esse é um setor que ainda tem muito a ser explorado. A logística precisa se digitalizar, pois a tecnologia é a melhor maneira de se conseguir mais agilidade e produtividade nas operações", afirma.

Quem também marcou presença foi o CEO da BBM Logística, André Prado, que ressaltou que o mais importante para as empresas agora é entender como funciona o processo de digitalização de um negócio. "Primeiro, é preciso saber aonde se quer chegar, ter um norte a seguir e entender como aquilo vai influenciar o negócio, além de identificar quais benefícios trará para a corporação, ou seja, é necessário que seja feito um planejamento a respeito. Até porque o processo de transformação digital é longo e complexo, precisa ser feito de forma estratégica. Não adianta adotar somente iniciativas isoladas, como criar apenas um canal de comunicação digital com o cliente ou um aplicativo. Transformação digital vai muito além disso, envolve a digitalização da companhia como um todo", comenta.

Já para o diretor de planejamento e de cadeia de suprimentos digital da Unilever, Leonardo Rubinato, outro desafio para se alcançar este objetivo será a mudança de cultura do setor, que habitualmente é mais tradicional. "Ao meu ver, este é outro grande desafio que teremos que enfrentar, que é o que chamamos de mudança de mindset, ou seja, de pensamentos. Como faremos para mudar a opinião das pessoas que trabalham neste meio, trazê-las do modelo antigo, ao qual já estão acostumadas, para o novo? Essa é a questão. Temos que encontrar formas de engajar o máximo possível de colaboradores neste processo. Particularmente, chamo de democratizar o acesso a digitalização, permitir que todos possam colaborar com isso", acrescenta.

O co-fundador da ACE Startups, Pedro Waengertner, concorda e corrobora. "Esse é o ponto, precisamos colocar as pessoas no processo de decisão, fazê-las se sentirem parte disso. Não adianta se forem apenas ações unilaterais, vindo somente de cima para baixo, empresas e profissionais têm que caminhar juntos, senão não dá certo. Da mesma maneira, também não resolve falar que quer inovar e não dar ferramentas para isso, tem que instrumentalizar as pessoas também. As ferramentas, sistemas e processos precisam andar na mesma direção", completa.

A mediação do debate ficou a cargo do presidente da Abralog, Pedro Moreira, que, ao final, reforçou a importância de discussões como essa. "É sempre bom ter esse tipo de debate, que enriquece e nos traz novas perspectivas sobre temas importantes. Até porque o Brasil é mestre quando se trata de lideranças e de operações logísticas. Aliás, já temos um novo webinar a respeito da digitalização marcado, onde traremos novas discussões em torno do assunto. Será no dia 11/06", finaliza.

Serviço:

Webinar: Práticas de digitalização da cadeia de suprimentos - Episódio 1
Data: 28/05/2020
Horário: 17h
Link de acesso ao webinar completo: cutt.ly/3yGzR0O

Papo em Movimento

A ação faz parte do Papo em Movimento, iniciativa da Intermodal South America que vem trazendo uma série de entrevistas, lives e webinars com o objetivo de mostrar um panorama do mercado logístico no Brasil e colaborar para o seu desenvolvimento. Mais informações - www.intermodal.com.br/pt/papo-em-movimento.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto