Logo
Imprimir esta página

Manutenção e qualidade de lonas de freio de caminhões canavieiros contribuem para segurança nas estradas

Manutenção e qualidade de lonas de freio de caminhões canavieiros contribuem para segurança nas estradas

O sistema rodoviário é o principal meio utilizado para o transporte da cana-de-açúcar, com grande fluxo de caminhões longos e pesados trafegando das áreas de colheita até as usinas. No período da safra, além de redobrar a atenção na direção, caminhoneiros e frotistas devem ficar atentos à manutenção dos veículos para evitar acidentes nas estradas e custos extras. Os equipamentos que compõem o sistema de frenagem estão entre os principais itens que precisam ser avaliados, como as lonas de freio, que devem ser de qualidade e estar em boas condições.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, detentora da marca Cobreq, as lonas de freio são componentes responsáveis por gerar atrito para a desaceleração do veículo, sendo de extrema importância a sua manutenção preventiva para garantir o funcionamento correto e seguro do sistema de freio. “Quando desgastadas, as lonas podem comprometer a frenagem, por isso o ideal é efetuar a troca assim que a situação for identificada. Dificuldades em frear ou manter o veículo parado por meio de freio de mão e ruídos podem ser indícios de problemas nas peças”, comenta.

Geralmente, a troca das lonas é feita após o veículo ultrapassar os 50 mil km, mas é preciso sempre conferir o tempo recomendado pelo fabricante no manual do proprietário e fazer as revisões periódicas para saber se existe algum problema que indique a substituição do item.

O modo de conduzir, o volume de carga que chega a superar 70 toneladas de cana em alguns veículos como os treminhões, e as condições de rodagem, em muitos casos em meio a terra e lama, demandam muito dos freios, o que reforça a importância de lonas que proporcionam eficiência, durabilidade e resistência mecânica. As peças desenvolvidas pela Cobreq, por exemplo, atendem caminhões novos e modernos, assim como os de gerações anteriores, com forte investimento em tecnologia, testadas em diferentes ambientes e condições operacionais, seguindo padrões internacionais de segurança e baixa abrasividade com o tambor, o que proporciona menor custo de manutenção. “As lonas indicadas para este tipo de veículo devem oferecer estabilidade dimensional e térmica, bem como resistência ao desgaste sob condições severas, em aplicações cuja temperatura média de trabalho é superior às convencionais”, complementa o coordenador.

SOBRE A COBREQ

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.

Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob as marcas Cosid e Dynotherm. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e África do Sul. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto