Logo
Imprimir esta página

Enchentes: Veja 7 dicas recuperar o carro danificado

Enchentes: Veja 7 dicas recuperar o carro danificado

Com as fortes chuvas que caíram no Brasil neste verão, alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais sofreram com enchentes e estragos nos últimos dias. Ainda é imensurável o número de carros avariados pela água suja das enchentes e nem sempre os danos são irreversíveis. Neste momento, é necessário procurar profissionais especializados para realizar um serviço de alto nível, que fará a recuperação do veículo.

Por isso a A.M. Marcelo, oficina premium localizada na zona norte de São Paulo, preparou algumas dicas de especialistas sobre como agir de imediato diante desta situação:

A primeira providência é jamais ligar o veículo danificado em enchente. Por mais que o dano pareça mínimo só um profissional pode avaliar o veículo. “A melhor providência é abrir o capô e desconectar a bateria evitando curto circuito especialmente nos carros complexos que temos hoje”, explica Matteo Petriccione Júnior, responsável da A.M. Marcelo;

Chamar o guincho e levar o veículo a uma oficina é o próximo passo. Uma oficina com profissional experiente em recuperação de enchente ajudará muito a resolver. Remover o veículo é um procedimento que deve ser tomado rapidamente;

Desmontar o veículo será o terceiro passo especialmente por conta das forrações, módulos, bancos e carpetes que geralmente são inutilizados. “A espuma e os compostos ficam impregnados com sujeira e precisam ser removidos de imediato enquanto o carpete pode ser lavado, ter o revestimento anti-ruído trocado e recolocado no veículo”, alerta Matteo.

A parte elétrica requer muita atenção. O chicote (conjunto de fios que percorre todo o carro para acionar inúmeros comandos) deve ser trocado por garantia e todas as conexões devem ser avaliadas. “A desmontagem deve ser criteriosa chegando ao interior das lanternas, portas e tudo que possa acumular água”, explica.

O motor é o próximo passo. Drenar o óleo do motor e também do câmbio são cuidados que irão revelar se há água admitida durante o incidente. Se isso ocorrer a conta ficará mais cara porque demandará desmontagem do motor para uma análise. “Se não ocorrer infiltração de água basta trocar o lubrificante e os filtros aproveitando para analisar os freios e outros sistemas” completa o proprietário.

A suspensão precisa ser lavada, limpa e lubrificada com produtos adequados. Afinal a água de enchente traz sujidades que podem acelerar a corrosão ou aumentar o atrito no contato entre as peças.

Depois tudo deve ser testado separadamente: motor e compressão do sistema, freios, câmbio (especialmente automático), parte elétrica e todos os componentes eletrônicos do carro. Já a parte de tapeçaria deve estar bem seca antes de ser remontada. Com dias quentes o tempo para secagem chega a 4 dias e pode aumentar. “A remontagem só deve ser feita com a certeza de se ter as peças secas porque a unidade interna pode resultar em mau cheiro posteriormente”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto