Brasil,

Ford Fund Promove a Alfabetização de Adultos Em Horizonte, No Ceará

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Ford
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Qual é o seu sonho? Viajar pelo mundo, comprar uma casa, encontrar o amor da sua vida? Para Marlúcia Ricardo, 36 anos, o maior sonho era aprender a ler e escrever. Ela faz parte da turma de 49 alunos diplomados pelo Programa Ford Alfabetiza, em Horizonte, no Ceará, e comemorou a conquista

A formatura foi realizada na última sexta-feira (6 de dezembro), no auditório do Estádio Horácio Domingos de Sousa, o Domingão. O programa, promovido pela Ford Brasil em parceria com a ONG Alfasol e a Prefeitura de Horizonte, já alfabetizou 1.048 alunos desde o início em 2009.

Cerca de 60 estudantes são atendidos anualmente pelo projeto, que tem a duração de cerca de oito meses e é patrocinado pelo Ford Motor Company Fund – braço filantrópico da Ford –, com apoio da Secretaria de Educação do Município. A metodologia coloca os alunos jovens e adultos como sujeitos de sua história e propõe uma didática com referenciais amplos, que foca também no desenvolvimento pessoal e social do indivíduo.

A professora Aline Rodrigues, 30 anos, participa há três anos do projeto e considera a experiência enriquecedora tanto para sua vida profissional como pessoal. “Espero ter oportunidade de ensinar outras pessoas e transformar mais vidas, mostrando o mundo da leitura e da escrita”, diz ela, que também recebeu muito apoio da mãe para ingressar na faculdade de Pedagogia.

“Tinha dificuldade para ler a Bíblia. Hoje consigo fazer isso sem dificuldades”, conta a costureira aposentada Maria de Fátima, 68 anos, que não conseguiu estudar porque sempre morou na zona rural e tinha de trabalhar na lavoura para ajudar os pais a criar os irmãos menores. Aos 18 anos, ela se casou e teve sete filhos. E continuou sem tempo para estudar porque o trabalho sempre veio em primeiro lugar. Este ano, ela tomou a decisão de aprender a ler e escrever. Com pouco tempo de aula, conseguiu mandar uma mensagem de texto para o celular do filho. “Para mim, a aula é uma terapia. Renovou minha vida”, comenta a animada estudante.

Para Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, essa ação também contribui para melhorar a autoestima das pessoas. “É incrível como o semblante delas muda quando percebem que estão escrevendo e lendo frases. O mundo se amplia e elas passam a ter outra perspectiva de vida. Passam a ser mais independentes e se lançam em novos desafios”, diz.

O programa deste ano abrangeu três comunidades do município de Horizonte: Mangueiral, Novo Mundo e Jenipapeiro. “São locais em que residem pessoas com baixa escolaridade. Com o projeto, elas tiveram a possibilidade de retomar os estudos e se apropriar da leitura e da escrita. Temos acompanhado a grande satisfação dos alunos, com alta participação nas salas de aula e uma abertura excelente para o processo de aprendizagem”, conta Maristela Barbara, diretora da Alfasol.

Analfabetismo

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa de analfabetismo no Ceará está em queda. Mas, mesmo com os avanços, seus indicadores ainda superam a média brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2016, o índice de analfabetismo no estado entre os jovens com 15 anos ou mais foi de 15,2%. No ano seguinte, a taxa recuou para 14,2% e em 2018 voltou a cair, para 13,3%. A média nacional desse grupo variou de 7,2% em 2016 para 6,8% no ano passado. Todas as faixas de idade acima de 15 anos também apresentaram melhorias nesse período, tanto local quanto nacionalmente.

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND - A missão do Ford Motor Company Fund é fortalecer comunidades e ajudar a tornar a vida das pessoas melhor. Trabalhando com concessionárias e parceiros sem fins lucrativos em 60 países, o Ford Fund proporciona acesso a oportunidades e recursos que ajudam as pessoas a alcançarem seu potencial. Desde 1949, o Ford Fund investiu mais de 2 bilhões de dólares em programas que apoiam a educação, promovem a direção segura, valorizam a vida comunitária e encorajam o voluntariado de empregados.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY - A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 191.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar