Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nova geração da transmissão ZF equipa linha Sprinter, lançada pela Mercedes-Benz em outubro

- Nova geração da 6S 480 de seis marchas possui diversos novos atributos


- Maior eficiência, mais segurança e maior conforto de dirigibilidade são os resultados do novo fornecimento
- Três derivações da transmissão 6S 480 são fornecidas para os modelos da nova linha Sprinter

A nova geração da transmissão mecânica de seis marchas 6S 480 da ZF equipa a nova linha Sprinter, lançada pela Mercedes-Benz para o mercado brasileiro em outubro. Produzida na fábrica da ZF em Sorocaba, SP, a nova transmissão tem diversos novos atributos desenvolvidos especialmente para a os novos modelos vans, furgões e chassi com cabina. Em relação à transmissão 6S 450 que equipava o modelo anterior da Sprinter, a nova transmissão traz uma série de novidades. O novo modelo tem novo escalonamento de marcha, sensor de identificação de marcha e preparação para montagem de PTO para tomada de força.

A ZF está fornecendo três derivações da transmissão 6S 480 para os modelos da nova linha Sprinter. Desde a versão básica, até a versão com o sensor de identificação de marcha e uma terceira variante com disponibilidade para instalação de tomada de força (PTO - Power Take Off), com a função de fornecer força motriz para implementos como caçambas, bombas de água, entre outros.

Como resultado de um trabalho de personalização no desenvolvimento da transmissão para a Mercedes-Benz, a engenharia alcançou a otimização em vários itens em relação à transmissão utilizada anteriormente. “Houve uma redução de peso de 3%, com dois quilos a menos na transmissão, redução de 10% de óleo para versão sem preparação para PTO e aumento de 6% de torque, dependendo da aplicação. Adicionalmente, a 6S 480 trouxe melhor conforto de engate, reforçando ainda mais a sua posição de excelência neste quesito no segmento. Além dessas vantagens, alcançamos uma transmissão que contribui com o meio ambiente, não só em relação à sua maior eficiência, como também à redução na utilização de óleo” completa Israel Valle, Head de Negócios e Engenharia da Divisão de Transmissões Comerciais da ZF América do Sul.

De acordo com o executivo, o novo sensor de identificação de marcha foi introduzido pela primeira vez na linha de produção de Sorocaba para o segmento de veículos comerciais leves. O sistema traz recursos que estão chamando atenção dos clientes finais, principalmente em relação à segurança e conforto de dirigibilidade. Além de fazer a leitura sobre qual marcha está sendo engatada durante a condução do veículo, com o identificador é possível implementar o sistema de assistente de partida em rampa, assim como câmera de ré.

Além de mais leve, a transmissão idealizada para a nova linha Sprinter traz um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marcha e um novo escalonamento.

A transmissão 6S 480 é ideal para aplicação em veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S 480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em veículos de até sete toneladas e 480 Nm para caminhonetes de médio porte.

Desenvolvimento e produção

De acordo com Israel Valle, o desenvolvimento do produto foi realizado pela ZF na Europa, com participação ativa de engenheiros de aplicação e processos do Brasil, em parceria com a Daimler Stuttgart e Mercedes Argentina.

Para este fornecimento, os processos de validação foram iniciados em meados de 2015. “Foram realizados testes de bancada para validação de componentes em geral como carcaças, eixos e engrenagens, peças de trambulação, entre outros, além de testes de durabilidade de transmissões em bancada e veiculares na Europa e América do Sul”, explica.

A produção da 6S 480 ocorre na linha de montagem flexível da ZF em Sorocaba, SP, inaugurada em setembro de 2016 para um outro modelo de transmissão. A linha está equipada com ferramentas de última geração e faz parte da família destinada à faixa de aplicação para veículos leves. Exclusivamente para a versão Sprinter, foram desenvolvidos aproximadamente 20 novos componentes como carcaças, eixos e componentes do sistema de mudança. O banco de testes foi atualizado em relação a software e hardware, em atendimento ao novo posicionamento do sistema de mudança externo à transmissão, bem como introdução de testes com o sensor de identificação de marcha. Novos dispositivos de montagem e controle foram implementados. “Todo o processo de produção é inteligente e flexível, à prova de falhas, a fim de assegurar flexibilização da linha com outros produtos”, explica Israel.

A nova geração da transmissão 6S 480 substitui a produção da 6S 450 que equipava a versão anterior da Sprinter, onde, em sete anos, foram produzidas mais de 100 mil unidades para atender o fornecimento à montadora.

ZF Friedrichshafen AG

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece sistemas de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e aplicações industriais. Com um amplo portfólio de produtos tecnológicos, a companhia oferece soluções completas para montadoras estabelecidas, operadoras de serviços de mobilidade e novas empresas do setor de transporte e mobilidade. A engenharia dos sistemas ZF está focada na integração digital e automação. A ZF possibilita aos veículos ver, pensar e agir.

A ZF possui em torno de 149 mil colaboradores ao redor do mundo em aproximadamente 230 plantas em 40 países. Em 2018, a companhia alcançou vendas de 36,9 bilhões de euros. A empresa investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS