Logo
Imprimir esta página

Continental conquista duas posições no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar

Divisão ContiTech é premiada pela primeira vez e Continental Pneus vence pelo quinto ano consecutivo

Na última terça-feira, 19, a Continental foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, representada pela divisão ContiTech Brasil e pela fábrica da Continental Pneus, localizada em Camaçari. O prêmio é promovido pela revista Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT) completa 23 anos em 2019 e é um dos principais reconhecimentos para organizações no Brasil.

Realizada anualmente, a pesquisa revela as companhias que mais se destacaram no ano em gestão de pessoas e bom ambiente organizacional. Os resultados do levantamento são publicados no Guia VOCÊ S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar. Considerada a melhor pesquisa de clima organizacional do país.

O estudo avaliou 12 categorias relacionadas às práticas gerais e aos programas de gestão de pessoas das corporações. Na primeira etapa da análise, os próprios funcionários respondem a um questionário sobre clima organizacional da empresa. As empresas aprovadas para a segunda etapa recebem a equipe de jornalismo da Você S/A para uma auditoria in loco, realizada por meio de reuniões com os funcionários dos níveis operacionais e gerenciais, além de entrevistas com os profissionais de RH.

“Existe um clima organizacional muito positivo, que é promovido pelos nossos valores. E esse clima gera um sentimento de orgulho por pertencer à família Continental, o qual é possível de se observar no nível de engajamento das pessoas e pela marca registrada dos nossos colaboradores, que é sempre comentada pelos nossos visitantes: o sorriso!”, explica Sérgio Rocha, diretor da planta Camaçari.

Novata

Pela primeira vez, a divisão ContiTech está entre as vencedoras. Uma das principais atividades que levaram ao prêmio foi a pesquisa de clima organizacional interna, que resultou em um plano de ações para melhorias com os feedbacks construtivos apontados pelos funcionários.

Outras ações institucionalizadas também promovem o reconhecimento e bom relacionamento entre a companhia e seus colaboradores, como as comemorações de aniversário de tempo de casa; o Café com Prosa, momento exclusivo para os funcionários conversarem com os membros da diretoria; parceria com escolas de idioma e MBA, e celebrações relacionadas aos quatro valores da multinacional alemã: Paixão por Vencer, Uns pelos Outros, Liberdade para Agir e Confiança.

Além disso, nos últimos dois anos, a divisão implementou o programa Thank You Week, projeto no qual líderes dedicam uma semana em especial para agradecer seus funcionários como, também, um projeto de reconhecimento e apreciação, o qual envolve os funcionários e suas famílias. Outra implementação relevante para a conquista foi o mapa de carreira operacional, proporcionando a qualificação dos funcionários bem como a transparência sobre as oportunidades de crescimento operacional dentro da empresa.

“É a primeira vez que a Continental, ContiTech se inscreve para o ranking e, ser reconhecido assim, é uma grande conquista, possível apenas graças aos nossos colaboradores! Na pesquisa, 90% das respostas dizem que os funcionários sentem orgulho em dizer que trabalham na empresa. Isto é uma das principais coisas que pregamos aqui: orgulho em fazer parte da Família Conti. Essa conquista é do tamanho do nosso sonho", afirma Lidia Mastrogiuseppe Diretora de RH e Marketing América do Sul.

Veterana

A planta de Camaçari foi reconhecida no ranking pelo quinto ano consecutivo e, para Patrícia Guerreiro, gerente de Relações Humanas, as premiações conseguidas em sequência apenas “reforçam o trabalho consistente, com foco em excelência”. Porém, a principal preocupação, segundo ela, é manter o padrão dos processos. “A premiação não é a meta; é um instrumento de validação externa que comprova o nosso comprometimento com o bem-estar de toda a empresa”, ressalta. Ela acrescenta como fator indispensável o conhecimento, por parte dos funcionários, acerca da estratégia da Continental, pois “são muito participativos e dizem isso nas pesquisas, que eles têm entendimento da estratégia, o que aument a muito o senso de pertencimento e de orgulho”, comenta.

Como funcionária, Patrícia sente-se feliz pela premiação, pois é uma confirmação de que a empresa está na direção certa para que “a satisfação seja realmente verdadeira e sólida”. Como profissional, confessa o orgulho em vestir a camisa, “saio com o uniforme da Continental na rua e tenho muito orgulho de dizer que trabalho lá. Então, estando numa revista que é conhecida nacionalmente, este sentimento aumenta muito mais”, endossa.

Ainda no que se refere aos programas de RH desenvolvidos pela Continental, Patrícia Guerreiro destaca a cultura da liderança humilde, pois “é um valor da Continental ter a liberdade para agir”, destacando que todos os funcionários têm liberdade para dar feedback para “qualquer área, qualquer processo, qualquer pessoa, não importa o nível hierárquico, através dos Business Team”, a metodologia de gestão diária da Continental. “O objetivo principal do RH é que a liderança seja uma liderança de excelência, que o nosso líder seja excelente com o seu time”, conclui.

Um exemplo dessas práticas é o Business Team, ferramenta da filosofia CBS (Continental Business System), desenvolvido para gerir o negócio por meio de mini negócios, dando voz ao colaborador. Com reuniões diárias de 8 minutos, o colaborador atua como cliente e fornecedor, fomentando melhorias em outros setores e, ao mesmo tempo, escutando os feedbacks a respeito da produção no seu setor, otimizando a cadeia produtiva da Continental.

Outros exemplos são os programas de Gestão de Talentos e o de Flexibilidade, que funcionam em Camaçari. No primeiro, uma das principais ações realizadas é um Ciclo de Gestão de Talentos anual, no qual o gestor e o colaborador fazem diálogos de planejamento para avaliar quais competências podem ser desenvolvidas e quais medidas podem ser implementadas para alcançá-las. São levados em conta o Desempenho e o Potencial, a cada ano, para que, juntamente com seu líder, o colaborador possa gerir sua carreira atual e futura. Todo processo é realizado num sistema online, o qual permite o acompanhamento do crescimento do colaborador e registro do que já foi alcançado.

Já no segundo programa, os funcionários têm, de acordo com a natureza de sua função, a opção de ajustar suas jornadas de trabalho para uma maior flexibilidade com seus compromissos e necessidades individuais. A intenção é respeitar os diferentes estilos de vida e promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para isso, são oferecidas quatro modalidades diferenciadas de jornadas: Trabalho à Distância, Jornada flexível, Período Sabático e Meio Período.

Sobre a Continental

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável e conectada para pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2018, a Continental gerou preliminarmente vendas de €44.4 bilhões e atualmente emprega mais de 243.000 pessoas, em 60 países.

Links para a Imprensa

Agora, os jornalistas contam com uma série de ferramentas desenvolvidas especialmente para eles: trata-se dos Portais de Imprensa do Grupo Continental. São comunicados oficiais para a imprensa, fotos, vídeos e outros materiais disponíveis de forma prática e em tempo real, que contribuem ativamente com o trabalho dos profissionais de imprensa. Acesse os endereços abaixo e confira.

www.continental-press.com
www.continental-corporation.com
www.continental-mediacenter.com
www.continental-automated-driving.com
http://videoportal.continental-corporation.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto