Logo
Imprimir esta página

Mobilidade urbana

As numerosas horas diárias que trabalhadores de todo o mundo passam nas mais variadas formas de transporte de suas casas para o trabalho e vice-versa são motivo de ampla reflexão. Mas raramente ocupam o centro de uma obra de arte, no presente caso um documentário filmado pela argentina radicada no México Luciana Kaplan.

Ela se vale de três histórias de três personagens reais, passadas em três cidades distintas, para construir a jornada do trabalhador para conseguir se manter e a sua família com dignidade. E a tarefa não é fácil, pois é necessário enfrentar variáveis como preconceito de gênero, violência urbana e conflitos na própria família.

Uma das histórias é a de Meltem, que trabalha como vendedora em uma loja de roupas de Istambul, Turquia, onde a posição da mulher que ganha seu próprio dinheiro está cercada por resistências religiosas e sociais. Ela é uma das 2 milhões de pessoas que se movimenta pela cidade e ainda precisa cuidar da filha de manhã cedo, antes de sair, e quando volta para casa.

Estela, por seu turno, vive na periferia da Cidade do México. Sua jornada inclui metrô, por morar num bairro pobre e violento e pela presença de situações desagradáveis numa jornada física e psicológica que a deixa extenuada. Mas tudo ela suporta pela busca de economias que lhe permitam morar num local melhor e ter melhores condições de trabalho.

O terceiro personagem enfocado é Michael, que precisa abrir mão de seu sonho de ser músico profissional para dar a melhor condição possível de vida para a família. Trabalhando na área de construção civil, passa por jornadas extenuantes de três horas diárias de mobilidade, ficando muito tempo longe da jovem esposa, num desafio de saúde física e mental nas longas jornadas pelas grandes vias que atravessam Los Angeles, EUA.

Vencedor de Prêmio como Melhor Documentário Mexicano, a obra é obrigatória para urbanistas, sociólogos, psicólogos, psiquiatras e médicos do trabalho, entre outros profissionais que sentem, no dia a dia, como movimentar-se numa metrópole pode ser uma jornada extenuante e desafiadora para o trabalhador.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto