Axalta divulga 67o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jhennifer Moisés
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

- América do Sul foi a única região em que o prata aumentou em 1%

- O branco domina a preferência do consumidor pelo nono ano consecutivo
- Cinza supera o prata e passa para o terceiro lugar
- A popularidade da cor prata é a mais baixa em uma década
- Pela primeira vez, o cinza lidera a preferência de cores na Europa

Guarulhos, Brasil, novembro – A Axalta (NYSE: AXTA) divulga o seu 67º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas que revela quais são as três primeiras: branco (38%), preto (19%) e cinza (13%). Desde 2011, o branco ocupa o topo da lista ao redor do mundo.

Neste ano, o prata caiu das três primeiras posições, ficando com 10% da preferência, o que representa a menor popularidade que a cor já obteve em mais de uma década. A pesquisa também aponta que o cinza está ganhando popularidade em todas as regiões. Mas, essas quatro cores – branco, preto, cinza e prata – continuam a dominar, representando 80% da fatia do mercado global.

“Nós estamos felizes em divulgar o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas 2019”, disse Nancy Lockhart, Gerente de Produto Global da Axalta – Cores. “Após mais de 65 anos estudando as preferências do consumidor em relação às cores automotivas, nós realmente somos líderes em identificar tendências e ajudar nossos clientes a entregarem ótimos carros com a maior variedade possível das cores mais populares”.

Regionalmente, a predileção mudou pouco no ano passado, com apenas uma mudança significativa. O branco caiu 1% na Europa e o cinza aumentou em 2%, o que fez com que ficasse no topo do ranking, na Europa, pela primeira vez.

“Após a demanda de cinza subir na categoria de SUV na Europa, no ano passado, nota-se 5% de crescimento no segmento de compactos/esportivos este ano. Pela primeira vez, na Europa, a variedade de cinza ultrapassou o branco como o favorito, afirma Elke Dirks, Designer de Cor para Europa, Oriente Médio e África.

Em outras partes do mundo, o branco continua a liderar o mercado, com a Ásia registrando 1% de aumento, totalizando 49% em sua popularidade. “Os compradores chineses favorecem o que é moderno, sofisticado e clean, fazendo do branco uma escolha óbvia”, declara Annie You, Designer de Cor da China.

A América do Sul e a América do Norte continuam a colocar o brando no topo, mas também foi observado um aumento no interesse por carros cinzas.

“Enquanto as quatro principais cores neutras - branco, preto, cinza e prata - mantêm a liderança globalmente”, continua Lockhart, “estamos começando a ver outras cores se movimentarem em termos de popularidade, o que talvez não fosse possível imaginar nos últimos anos. Com certeza, o consumidor está realmente começando a mudar sua maneira de ver as cores de seus veículos e a Axalta está preparada para fazer parcerias com nossos clientes automotivos para entender essas necessidades”.

Vários tons, desde verde azulados, inspirados pelo oceano, até azul marinho, azul gelo e azul jeans, estão sendo encontrados ao redor do mundo. Vermelho é o mais popular na América do Norte, com 9%, e as versões de marrom/bege dominam na Rússia com 12% de popularidade. A cor impacta nas escolhas do consumidor e na marca do produto, e a Axalta é comprometida em aprimorar seus revestimentos para veículos futuros por meio da ciência das cores e da tecnologia.

“Tons coloridos nos veículos são rapidamente notados nas estradas hoje em dia, como azul, vermelho e marrom/bege. Eles são exibidos em nuances espetaculares”, conclui Lockhart. “Dentre os carros coloridos, azul é o mais popular na América Norte e na Europa com 10% dos veículos. Então, encontrar um tom dessa cor que atenda seus gostos pessoais não é um problema”.

Destaques regionais de 2019 incluem:

América do Sul - Única região em que o prata aumentou 1%.
África – Cores claras, como prata e branco, continuam em alta com 58%.
Ásia – Branco perolado é o mais popular na região e continua a ganhar prestígio.
Europa – Cinza é a cor mais popular, ultrapassando o branco.
América do Norte – Azul aumentou em 2%, totalizando 10% dos veículos.
Rússia – 12% dos veículos são tons quentes de bege e marrom, mais do que em qualquer outra região.

Publicado pela primeira vez em 1953, o Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas da Axalta é o mais antigo da indústria e o mais completo. Com o Relatório de Tendências, a história e o futuro das cores automotivas são compilados pelos experts em cores da Axalta e o documento proporciona à indústria de pintura original insights sobre as preferências dos consumidores, ajudando-a a tomar decisões fundamentadas a respeito das cores de automóveis.

Sobre a Axalta

Axalta é uma empresa líder global focada exclusivamente em revestimentos e em fornecer soluções inovadoras de pintura, coloridas, belas e sustentáveis aos clientes. Voltados para veículos leves no negócio de OEM, veículos comerciais e aplicações de repintura, motores elétricos, edifícios e tubulações, os nossos revestimentos são projetados para evitar a corrosão, aumentar a produtividade e permitir que os materiais que nós revestimos durem mais tempo. Com mais de 150 anos de experiência na indústria de revestimentos, os mais de 14 mil colaboradores da Axalta continuam buscando diariamente a melhor maneira de servir nossos mais de 100 mil clientes em 130 países com os melhores revestimentos, sistemas de aplicação e tecnologias. Para mais informações, clique em www.axalta.com.br, acesse nossa fan page no Facebook (www.facebook.com/AxaltaBrasil) e visite nosso Instagram (@AxaltaBrasil).