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Mercedes-Benz inaugura Fazenda Urbana para o plantio de hortaliças na fábrica de São Bernardo do Campo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
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Mercedes-Benz inaugura Fazenda Urbana para o plantio de hortaliças na fábrica de São Bernardo do Campo

· Verduras totalmente livres de agrotóxicos serão cultivadas para consumo diário de mais de 10 mil pessoas na planta

· Empresa firmou parceria com startup BeGreen para desenvolver esse conceito de produção no seu parque fabril

· Produção é totalmente sustentável, utilizando técnicas inovadoras de aquaponia, plantação na água com a criação de peixes

· Utilização também da aeroponia, plantação de verduras no ar, desenvolvida em parceria com o SENAI CIMATEC e a BeGreen

· Conceitos da Indústria 4.0 estão presentes em tecnologias como iluminação de LED e software de monitoramento para a operação e a gestão da Fazenda Urbana

· Hortaliças poderão ser doadas para entidades sociais parceiras da Companhia

· Colaboradores podem comprar verduras para o consumo familiar

Em sintonia com sua busca constante pela inovação, sustentabilidade e pelo bem-estar dos colaboradores, a Mercedes-Benz do Brasil inaugura hoje a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo. Localizada na fábrica de veículos comerciais de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes da Empresa.

A iniciativa inédita de plantar hortaliças em um parque fabril dedicado à produção de caminhões e ônibus tem como foco principal proporcionar uma alimentação de mais qualidade aos colaboradores. É a aplicação do conceito “farm to table”, ou seja, da fazenda para a mesa com a procedência dentro de casa.

Além disso, a Fazenda Urbana permite que a Mercedes-Benz contribua ainda mais com a preservação do meio ambiente. Isso porque a produção na estufa, ao lado do restaurante da Empresa, elimina o desperdício de alimentos durante o transporte e tem zero emissão de CO2. “O projeto reúne vários pilares que norteiam todas as atividades do Grupo Daimler, como inovação, sustentabilidade, saúde e responsabilidade social”, ressalta Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.

O projeto da Fazenda Urbana é inovador em muitos sentidos. A Mercedes-Benz do Brasil uniu-se à BeGreen, startup mineira que, desde 2014, dedica-se a produzir alimentos de forma sustentável. Juntas, levaram adiante a parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma startup em um projeto de sustentabilidade. A Mercedes-Benz cedeu o espaço na fábrica e a BeGreen gerencia todo o processo de produção e também é responsável pela administração da rotina da Fazenda Urbana.

Com um cultivo totalmente livre de agrotóxicos, a Fazenda Urbana garantirá uma alimentação mais saudável, saborosa e nutritiva aos colaboradores, trazendo uma maior diversidade de produtos nas refeições. Ajustes estão sendo feitos no cardápio para incluir mais opções de saladas e a utilização de temperos frescos na preparação dos pratos.

Entre as verduras cultivadas na Fazenda Urbana pela BeGreen estão alface baby (verde e roxa) com sementes importadas da Holanda, rúcula, espinafre, agrião e chicória. Os temperos são salsinha, hortelã, cebolinha, coentro, manjericão e sálvia. Em uma segunda etapa serão produzidos legumes como tomate e berinjela.

Hortaliças podem ser adquiridas pelos colaboradores e abastecer ONGs

Os benefícios do consumo de produtos frescos e saudáveis cultivados na Fazenda Urbana não estarão restritos apenas aos colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil. Com capacidade para produzir 2.680 quilos de hortaliças – ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos por mês –, a estufa terá a maior parte da colheita destinada aos restaurantes da fábrica de São Bernardo do Campo, mas uma parcela será reservada para os colaboradores que quiserem comprar os alimentos e levar para casa para preparar nas refeições com a família.

Os interessados podem fazer uma assinatura mensal pelo site da BeGreen que garante uma cesta de alimentos semanalmente. Além disso, eles poderão aprender a plantar verduras orgânicas, multiplicando assim o conceito da alimentação saudável.

As ONGs parceiras da Empresa também serão beneficiadas pelo projeto. De acordo com o volume, as verduras podem ser doadas para instituições como a “Hamburgada do Bem” e a Instituição Assistencial Meimei – IAM, que atendem crianças e adolescentes carentes.

“O projeto da Fazenda Urbana evidencia o compromisso da Mercedes-Benz em investir na qualidade de vida de seus colaboradores, como também de seus familiares. Estamos engajados com o presente e principalmente com o futuro de uma sociedade melhor”, afirma Carlos Santiago.

"A parceria com a Mercedes-Benz será muito importante para aumentar a contribuição ambiental que nós, da BeGreen, queremos proporcionar para a população. Levar alimentação saudável para mais de 10.000 pessoas, dentro dessa fábrica, e também para seus familiares e comunidade é uma oportunidade de multiplicar o nosso propósito e é, sem dúvida, um marco na história da indústria brasileira", afirma Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen.

Métodos inovadores de cultivo

A combinação das técnicas de aquaponia e aeroponia com o uso de tecnologias como a luz de LED e software de gestão garante a produção em larga escala em um curto espaço de tempo. A aquaponia integra a criação de peixes com a produção de plantas, adotando a água como meio comum. Os peixes ficam em um tanque e são alimentados com ração orgânica, e uma bomba transfere a água do tanque, já rica em nutrientes, até o sistema de hidroponia, em que são cultivadas as hortaliças. A água é então purificada pelas plantas e, por meio da mesma bomba é devolvida ao tanque dos peixes, fechando o ciclo. As vantagens da aquaponia são o baixo consumo de energia elétrica e a economia de 90% de água em relação à agricultura convencional. O método de cultivo também dispensa o uso de fertilizantes e pesticidas químicos.

Pela primeira vez na América Latina, a aeroponia é implementada dentro de uma fábrica, confirmando o pioneirismo da Mercedes-Benz. O sistema, desenvolvido em parceria o SENAI CIMATEC da Bahia, o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a BeGreen, segue o mesmo princípio da aquaponia, com a diferença de que as raízes das hortaliças ficam suspensas no ar. Nesse método, a água que provém dos peixes chega às plantas após um processo de nebulização, umedecendo as raízes com uma névoa repleta de nutrientes.

“Com a aeroponia, é possível quadruplicar a produtividade na estufa, ampliando os benefícios da alimentação saudável para os colaboradores, suas famílias e a comunidade”, explica Carlos Santiago.

A tecnologia fecha esse ciclo virtuoso ao auxiliar o crescimento saudável das hortaliças e possibilitar o cultivo em larga escala. Com a ajuda de um sistema modular para suporte à iluminação LED é possível compensar a falta de luz à noite, por exemplo, além de utilizar a luz apenas em algumas fases do crescimento das plantas e direcionar as ondas para “programar” o cultivo.

Fazenda Urbana 4.0

Trazendo os conceitos da Indústria 4.0 para a Fazenda Urbana, um software desenvolvido exclusivamente para o projeto faz o monitoramento, a operação e a gestão de todos os processos. A tecnologia permite controlar a temperatura, a luminosidade, a umidade, a condutividade e o PH da água. O sistema é online e possibilita o acompanhamento em tempo real de qualquer dispositivo conectado à internet.

Uma série de experimentos técnico-científicos foram conduzidos no laboratório de testes montado e equipado no SENAI CIMATEC pela equipe técnica do projeto. Os resultados obtidos com a utilização do sistema de iluminação LED proposto foram promissores, chegando a reduzir o ciclo de cultivo da alface em até 40% em relação ao cultivo convencional. Ao fim do projeto foi possível definir combinações de iluminação LED ideais para o cultivo de alface e tomate, cuja eficiência foi comprovada em testes laboratoriais. Além disso, o sistema aeropônico desenvolvido e o nível de maturidade alcançados no projeto fazem dele a primeira iniciativa nacional com potencial real de produção comercial em larga escala em um curto espaço de tempo.

“Ao promover a alimentação saudável na Empresa e mostrar processos sustentáveis de plantio com a Fazenda Urbana, a Mercedes-Benz incentiva as pessoas à mudança de hábitos que vão ao encontro de uma melhor qualidade de vida”, conclui Santiago.

Sobre a Mercedes-Benz:

Presente no País há mais de 60 anos, a Mercedes-Benz do Brasil, uma Empresa do Grupo Daimler, é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina e líder em tecnologia de veículos para transporte de cargas e de passageiros. Atualmente, a Companhia é a única a produzir todos os segmentos de veículos na América Latina: automóveis, comerciais leves (Sprinter), caminhões e chassis de ônibus.

A Empresa, que emprega cerca de 10 mil colaboradores no Brasil, tem unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP), de cabinas e de caminhões em Juiz de Fora (MG), e de automóveis em Iracemápolis (SP), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Central de Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).


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