Cargo X é o principal app de fretes em termos de uso, recomendação e lembrança de marca no Brasil, aponta estudo da Grail Insights

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júnia Bragra
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

• Fácil acesso à cargas está entre as principais vantagens de usar aplicativos;

• Em média, 60% dos fretes mensais de caminhoneiros autônomos são feitos por meio de apps;

• Apps são a principal maneira de buscar fretes atualmente;

De acordo com estudo divulgado pela Grail Insights - consultoria internacional especializada em obter dados de mercado, a Cargo X - logtech brasileira criada em 2013 com o objetivo de reescrever a cultura do transporte de cargas no Brasil, é o principal app de fretes brasileiro no que tange lembrança de marca, recomendação e uso em todos os estados do País. E ainda, a pesquisa feita com caminhoneiros, aponta que o fácil acesso a cargas está entre as principais vantagens de usar aplicativos de frete, de acordo com 65% dos respondentes.

O aplicativo Cargo X é destinado aos transportadores e sua capilaridade atende todo território nacional. Com o uso de Big Data e Machine Learning, é possível fazer o cruzamento entre o destino do profissional, fretes disponíveis da região e sazonalidade; principais itens que podem afetar o valor do transporte de cargas.

“Todo esse processo chama atenção para a migração do mercado de cargas para o universo online, mas é um fato que todas os setores irão passar pelas transformações digitais, e a indústria do transporte não está isenta”, salienta Federico Vega, CEO da Cargo X. E complementa “estar na mente dos transportadores brasileiros, oferecendo uma solução que funciona para empresas de transporte de todos os setores e tamanhos é resultado dos nossos esforços diários em trazer mais eficiência para este mercado”, afirma Vega.

O estudo revelou também os caminhoneiros realizam, em média, 30 fretes por mês, desse total, 60% são realizados por meio de aplicativos de fretes. O valor de cada viagem também é maior no universo online, atingindo cerca de 2,500 reais. A forma de procurar por cargas também mudou com o uso de aplicativos, agora a principal maneira de buscar fretes é feita via app ao invés das tradicionais paradas de caminhoneiros, o que mostra a adoção dessa população as praticidades que a tecnologia proporciona.

Outro ponto destacado no estudo são os fatores que levam os caminhoneiros e transportadores a buscarem por aplicativos para a realização de fretes disponíveis. Entre os principais pontos destacados neste quesito estão: segurança da carga e caminhão, emissão de documentação necessária por responsabilidade do app, vantagens na manutenção do veículo, gerenciamento de contrato e mais.

“Como próximos passos, vamos expandir ainda mais nossa atuação, mas agora, por meio de parcerias com transportadores. Estamos oferecendo capital de giro, marketplace com cargas gratuitas e nossas tecnologias para que eles possam crescer cada vez mais”, finaliza. Nosso objetivo é ajudar ao transportador fazer mais fretes ao invés de virar um transportador digital.

A seguir, você confere a lista dos cinco* primeiros aplicativos de carga citados na pesquisa em Net Promoter Score - NPS (Métrica que mede a probabilidade de um usuário recomendar o uso do app para outro usuário):

1º Cargo X;
2º FreteBras;
3º Quero Fretes;
4º Busca Cargas
5º Sontra

*De acordo com critério de NPS.

Sobre a Cargo X

Logtech brasileira fundada em 2013, com o objetivo de reescrever a cultura do transporte de cargas no Brasil. A startup é um marketplace com soluções de tecnologia e capital de giro desenvolvidas para transportadoras e pequenos empreendedores frotistas. Com cerca de 350 profissionais, a companhia cresce 20% ao mês e deve se tornar o próximo unicórnio brasileiro em 2019 de acordo com o relatório da New York Times e CB Insights.