Logo
Imprimir esta página

Tecnologia de e-coat protege autopeças contra corrosão e garante economia no processo

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Fazem parte do processo de fabricação de um carro uma ampla cadeia de fornecedores que devem seguir especificações rígidas de segurança e qualidade. Entre os que têm relação direta com a qualidade e aparência do produto final, estão os das peças que são incorporadas à carroceria, como rodas, amortecedores, para-choques e retrovisores, por exemplo. Mandatoriamente, as autopeças que passam pelo processo de pintura, devem respeitar rigidamente o padrão de cor, sejam elas fabricadas em material plástico ou metal.

Além de utilizar a mesma tecnologia em tintas e vernizes, que servem para deixar o revestimento resistente às condições climáticas, poeira e água, o processo de preparo das peças de metal usa tecnologias de revestimento para proteção contra a corrosão. “Para este mercado, a BASF fornece uma linha inovadora de e-coat, o CathoGuard 500, que atende às rígidas especificações do mercado e oferece ganhos em sustentabilidade”, explica Viviane Martins, responsável pelo segmento de autopeças de metal do negócio de Tintas Automotivas da BASF. “Após passar pelos processos de desengraxe e pre-tratamento, o substrato metálico recebe a aplicação do E-coat com a finalidade de proteger contra a corrosão, sendo essa a primeira camada do sistema de pintura”.

O uso do CathoGuard 500 atende inclusive os rígidos requisitos da montadora Honda, principalmente por cumprir a severa especificaçao para corrosão com teste específico “hot salt water”, por conta do uso de sal e água quente para reduzir o gelo em regiões onde há neve.

Isenta de chumbo, a solução melhora a eficiência do processo, garantindo maior quantidade de peças tratadas em alta-qualidade por ciclo de E-coat, reduzindo o consumo de tinta em até 20%. O processo também diminui o consumo de energia e de água aplicada. Entre os diferenciais e benefícios do CathoGuard® 500 está o seu alto nível de penetração nas cavidades, que garante uma proteção extra contra a corrosão e aumenta a vida útil da pintura das autopeças. Essa tecnologia pode ser aplicada em peças automotivas, de caminhões e maquinários agrícolas, como tratores e escavadeiras.

Nas peças plásticas, o processo dispensa o e-coat, recebendo um primer condutivo, a tinta e o verniz de proteção. Com a máxima precisão, a BASF garante que as peças recebam o revestimento que corresponda exatamente ao do corpo do carro. A garantia da harmonização de cor perfeita conta com a ajuda do software especialmente desenvolvido para essa finalidade, o ColorCARE®.

No segmento de tintas automotivas, a BASF fornece um portfólio completo para as montadoras e fornecedores de autopeças, com produtos como que vão desde o pre-tratamento até o acabamento. As soluções da companhia proporcionam aos veículos uma série de benefícios, como alto poder de cobertura, durabilidade, resistência aos raios UV, à riscos, ao impacto e à intempérie, alto brilho, efeitos especiais e otimização de processo na indústria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto