Logo
Imprimir esta página

Transfácil investe em tecnologia espanhola para melhoria da mobilidade em Belo Horizonte

Transfácil investe em tecnologia espanhola para melhoria da mobilidade em Belo Horizonte

Primeira fase dos estudos tem previsão de entrega neste mês e vai contemplar melhorias na fluidez do trânsito no bairro Floresta

O Transfácil, com o objetivo de contribuir com soluções para a mobilidade em Belo Horizonte, com foco no transporte coletivo, investiu na tecnologia do software de estudo de tráfego espanhol, Aimsun Next. A tecnologia permite a reprodução digital de mapas de ruas e avenidas de Belo Horizonte e simula os fluxos de ônibus, carros, taxis, bicicletas e até mesmo de pessoas a pé. Com as informações coletadas é possível atuar e propor soluções para os principais problemas encontrados no tráfego do local estudado. O software foi adquirido há seis meses e já contempla 10 projetos. O primeiro foi finalizado em agosto e propõe soluções para a rua Salinas no bairro Floresta. A sua implantação teve início em setembro e tem previsão de terminar no final de outubro.

Com a tecnologia é possível modelar as redes de transporte pequenas ou complexas, como a de um único cruzamento ou de toda a cidade. As aplicações são infinitas. As mais exploradas buscam avaliar e otimizar esquemas de semáforo, viabilizar fluxos de faixas de veículos em local de alta ocupação, impactos no tráfego de projetos de infraestrutura, além de análise de impacto ambiental.

“As vantagens são enormes para a engenharia de tráfego. Estamos saindo do campo especulativo do achismo e de fórmulas elaboradas para simular comportamentos de motoristas de carros, ônibus e pedestres muito próximo da realidade. O software apresenta diversas estatísticas e variáveis, dessa forma você pode testar intervenções como alargar uma via, alterar um semáforo, inverter uma mão de direção e poder avaliar com maior precisão o impacto que a mudança vai causar”, explica o consultor em engenharia de transportes e trânsito, Osias Baptista Neto, ligado ao projeto.

Os estudos tem como prioridade a melhoria na mobilidade e tempo de viagens dos ônibus. Segundo, Osias Neto, Belo Horizonte caminha para a saturação de suas vias. “A cidade hoje tem a maior frota do Brasil em relação a sua população. Não cabe todo mundo na rua, nós temos que otimizar. Além da frota, Belo Horizonte é uma cidade complicada temos muitas variáveis como montanhas, vales, uma topografia muito difícil para criar um sistema viário mais farto. Até mesmo para espalhar o metrô pela cidade existe uma grande dificuldade, pois temos pontos altos e baixos, muito próximos uns dos outros. Então a primeira prioridade é o ônibus. O objetivo é tornar as viagens mais rápidas. Não adianta ter o melhor ônibus do mundo com a melhor tecnologia se ele vai ficar preso no congestionamento. Quando observamos a intervenção realizada na Avenida Cristiano Machado, entendemos que é possível levar os corredores e faixas exclusivas para outros pontos da cidade. Nessa região muita gente tem deixado o carro em casa porque já percebeu que utilizando o MOVE ela chega mais rápido ao centro”, esclarece.

Além da tecnologia, as empresas que operam o transporte coletivo da cidade são as maiores fontes de informação para promover as alterações e melhorias no tráfego. Para os estudos e elaborações de projetos o Transfácil conta com uma equipe de profissionais e apoio de especialistas em trânsito e também da BHTRANS, que valida os projetos. o Transfácil acredita que os estudos resultem em medidas que melhorem a rede viária urbana da cidade proporcionando maior fluidez, agilidade e conforto para todos os usuários do sistema.

Projeto MOB Floresta

Implantação deve ocorrer até o final de outubro. A intervenção será na interseção das ruas Salinas, Jacuí e Ponte Nova. Com as mudanças são esperadas um aumento de 51% na velocidade dos ônibus e uma queda de 21% no tempo de viagens, considerando todas as linhas que trafegam pelo local.

Tecnologia de ponta

O software Aimsun foi criado na Universidade Politécnica de Catalúnia (UPC), sendo desenvolvido por cerca de 10 anos dentro da universidade, até virar um produto comercial. Ele é o primeiro software a integrar todas as modalidades de simulação de tráfego.

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Aimsun foi na cidade de Nova York (EUA), na região de Manhattan, onde foi projetado um dos modelos mais complexos de simulação. Foram reproduzidos mais de 2.800 milhas de um sistema viário extremamente complexo, com todas as ligações e viagens possíveis na cidade, além da coordenação dos semáforos.

Cidades em todo o mundo estão utilizando a tecnologia. Destaque para projetos recentes realizados com sucesso nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, Hong Kong na China, Paris na França e Barcelona na Espanha. Cada uma com suas particularidades.

No Brasil, um dos maiores projetos realizados foi o do BRT (MOVE), em Belo Horizonte. Toda a integração dos corredores com o centro da cidade, foram simulados com o software antes da sua implantação. Todas as modificações previstas foram testadas com antecedência. Outro projeto de destaque com o Aimsun foi o estudo completo para a mobilidade durante os jogos Olímpicos de 2016, no Rio Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto