Intelbras apresenta soluções com Inteligência Artificial e Machine Learning para frotas na Fenatran

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Em simulador disponível no estande, os visitantes da feira poderão experimentar situações reais e comprovar como as tecnologias inteligentes atuam na gestão de frota

Pela primeira vez, a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, participará da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 18 de outubro. Com um portfólio completo para atender às necessidades de segurança do setor e monitoramento de frotas das empresas, a Intelbras terá como destaques um software de monitoramento e uma câmera com Inteligência Artificial e Machine Learning embutidos.

“Com 6% do nosso faturamento investido em P&D e desenvolvimento e nosso DNA em inovação, desenvolvemos soluções que atendem por completo às diversas necessidades e profissionais do setor de transporte e logística brasileiro e da América Latina, desde o caminhoneiro ao gestor de riscos ou de frota. São essas soluções inovadoras que apresentaremos na Fenatran”, ressalta Henrique Fernandez, Diretor da unidade Segurança Eletrônica da Intelbras.

Mercado aquecido

O número de transportes rodoviários tem crescido. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), os sistemas de monitoramento de frotas de veículos tiveram um crescimento de 34% entre os anos de 2010 e 2017. No mesmo período, a frota de caminhões, por exemplo, aumentou em mais de 700 mil; de dois para 2,7 milhões. Os dados apontam para o aquecimento do mercado e, consequentemente, para a busca por soluções de segurança veicular.

“O mercado de monitoramento de frotas também está em forte expansão. Na Fenatran, vamos demonstrar como a Intelbras pode transformar a gestão de frotas rodoviárias, urbanas, agrícolas, setor de combustíveis e outros com soluções inteligentes, seguras e de fácil gerenciamento. Já somos referência em segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e a feira será mais uma oportunidade nos aproximar do público do setor de transportes”, complementa Fernandez.

Simulador Smart

Além de conhecer alguns dos produtos disponíveis, os visitantes poderão experimentar situações em que a solução detecta, por exemplo, sinais de cansaço, uso de celular, distração do motorista, entre outros. O simulador, que ficará disponível durante os cinco dias do evento, reproduzirá o trajeto percorrido pelo motorista e o gestor de frota presente poderá acompanhar os movimentos e receber alertas emitidos pelo próprio equipamento.

“O simulador é uma maneira efetiva de demonstrar a utilização de inteligência artificial e machine learning aplicada à gestão de frota e de seus motoristas. Com ele, os visitantes poderão comprovar na prática como ocorre a detecção de fadiga dos caminhoneiros, como funciona a tecnologia, os softwares desenvolvidos pela Intelbras e os benefícios, como a redução de acidentes”, explica Rafael Duarte, Gerente de Gerenciamento de Imagens da Intelbras. “Somos uma empresa sempre próxima, temos orgulho de oferecer aos nossos clientes soluções que tornam a gestão de frotas uma poderosa ferramenta para aumentar a produtividade, diminuir despesas e garantir a segurança de todo o processo”, complementa o executivo.

Lançamentos

Durante a feira, a Intelbras fará o lançamento de um software e um equipamento, ambos da linha iFleet, que podem ser integrados:

Fleet 2: software totalmente gratuito e inteligente, possui interface amigável em português e compatível com todos os DVRs veiculares da Intelbras. Com ele, é possível ter acesso a indicadores específicos que melhoram a gestão e o controle de frotas, como visualização de imagens das câmeras do sistema, identificação da velocidade e trajeto do veículo, recebimento de notificações em caso de ocorrências e relatórios completos. O software também permite a análise e envio de dados sobre o veículo em tempo real, localização via GPS, resgate e reprodução de gravações, além de gravação bidirecional com o veículo. A nova versão entrega uma interface ainda mais amigável e é totalmente integrado com o iFleet Smart.

iFleet Smart: equipamento de tecnologia inovadora que através de sensores inteligentes detecta sinais de fadiga, troca de faixa, comportamentos inadequados na direção, como distração e uso de celular, uso de cigarro, e até mesmo riscos iminentes de acidente. Todas as informações são enviadas em tempo real ao servidor que, em caso de anormalidades, emite alertas à central de monitoramento e ao motorista. Tudo isso integrado ao software iFleet 2, totalmente em português e 100% gratuito.

“A Intelbras é uma empresa brasileira que conhece e entende o mercado nacional, desenvolvemos soluções inovadoras de ponta a ponta, englobando diversos setores, e na Fenatran vamos mostrar como nosso sistema de gerenciamento e acompanhamento oferece ao gestor informações e dados valiosos para uma tomada de decisão rápida e segura”, finaliza Fernandez.

Serviço -- Fenatran
Data: 14 a 18 de outubro
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda - São Paulo, SP
Estande Intelbras: F 307

Sobre a Intelbras

A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 43 anos, presente em 98% dos municípios brasileiros, por meio de seus mais de 200 distribuidores e 120 mil revendedores. A indústria desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo, protegendo, aproximando, conectando e transformando as pessoas. Possui quatro unidades fabris -- duas em São José (SC) e as demais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. Tendo a inovação como um de seus principais pilares, mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3.300 colaboradores. Com faturamento de 1.8 bilhão em 2018 a Intelbras é líder na América Latina em CFTV, em centrais condominiais, switches e telefonia. Há 15 anos é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar conforme pesquisas das revistas Exame, Você S/A e Época. Recentemente, recebeu o prêmio das Maiores e Melhores da Exame e Valor 1000.