60 Anos da MINI: fãs da marca celebram ao redor do mundo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Veloso Jr.
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

60 Anos da MINI: fãs da marca celebram ao redor do mundo

*Mosaico formado em Singapura em comemoração aos 60 anos da MINI

Não há dúvidas de que o MINI é um dos carros mais carismáticos do mundo. E isso ficou evidente, mais uma vez, durante as celebrações do 60º aniversário de surgimento do clássico Mini Cooper, realizadas neste ano. No Brasil, o palco das comemorações foi a cidade de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, com a presença de mais de 100 modelos MINI e cerca de 300 entusiastas da fabricante britânica, de diferentes regiões do País. Uma caravana de veículos raros e contemporâneos da marca, a MINI Parade, percorreu as Rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, chamando a atenção por onde passou.

Na Europa, o ponto alto das festividades ocorreu durante o International Mini Meeting (IMM), o Encontro Internacional de Minis, considerado o maior evento de clubes e proprietários de modelos da MINI no mundo. E a edição deste ano do IMM, realizada em Bristol, na Inglaterra, contou com um desfile de centenas de veículos, incluindo o primeiro Mini produzido, dezenas de versões exclusivas do modelo, além da Série Especial 60 Years e do Cooper SE, o primeiro automóvel puramente elétrico da MINI, lançado recentemente. O evento também marcou o encerramento de uma carreata que partiu de Atenas, na Grécia – homenagem à origem grega do ‘pai’ do Mini, o designer Alec Issigonis –, com destino à Bristol. No total, o percurso somou mais de 4 mil quilômetros, atravessando 10 países, com passagens pelas cidades de Sofia, Belgrado, Budapeste, Bratislava, Viena, Praga, Dresden, Leipzig, Roterdã e Oxford. A primeira edição do IMM foi realizada em 1978 graças à iniciativa de fãs alemães do Mini clássico e, desde então, o even o é realizado todos os anos em países europeus.

Além da caravana que partiu de Atenas, os gregos festejaram o aniversário em Ática, em uma praia diante do Mar Egeu. O evento contou com uma exposição fotográfica que exibiu imagens históricas da MINI, um telão de alta definição que mostrou vários filmes icônicos da marca, além de modelos da gama atual, um Mini clássico e exemplares da Série Especial 60 Years.

A Federclub MINI Itália, federação que agrega 30 clubes e mais de 1.500 proprietários de veículos MINI naquele país, realizou a quinta edição do Federclub MINI Meeting, com a presença de 179 exemplares do modelo que se reuniram em Pádua, na região norte italiana.

A MINI Coreia, por sua vez, celebrou os 60 anos da marca com evento no Complexo Bavarian Songdo, o maior showroom do BMW Group no mundo, situado em Incheon, na Coréia do Sul. Lá foram apresentadas as próximas estratégias da MINI para os próximos anos. Presente no mercado sul-coreano desde 2005, a MINI planeja lançar o novo MINI Cooper SE em 2022.

A MINI Singapura, por fim, reuniu mais de 100 proprietários de veículos da marca e entusiastas para formar o número ‘60’ com seus carros. O mosaico comemorativo foi formado no topo do edifício-sede da Eurokars Aftersales Center, em Tanjong Penjuru, Singapura. Na ocasião, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conferir a Série Especial MINI 60 Years Edition.

Série especial MINI 60 Years

A edição especial e limitada que celebra o 60º aniversário do lançamento oficial do Mini clássico, também foi disponibilizada no mercado brasileiro. Produzidas em Oxford (Inglaterra), as 25 unidades da série oferecidas no país, tinham configuração hatch de 3 portas, e dotada de motorização Cooper S, de quatro cilindros, 1.998 cm³ e capaz de desenvolver 192 cavalos de potência, entre 5.000 e 6.000 rpm, e 280Nm de torque máximo, de 1.350 rpm a 4.600 rpm.

Além da tonalidade padrão New British Racing Green, a cor oficial do automobilismo britânico, externamente, o hatch ainda é adornado pela inscrição ‘60 Years’, que identifica a série, e está presente nos emblemas que contornam as luzes indicadoras de direção (pisca), situadas nas laterais; nas soleiras das portas dianteiras; nas faixas que cobrem o capô; projeção do logo “60 years” da porta do motorista no solo, além de rodas de liga leve de 17” “60 Years” Spoke 2-tone. O teto e as capas dos retrovisores são na tradicional cor Branco Pepper.

Internamente, o ‘MINI 60 Years’ traz bancos revestidos em couro - MINI Yours Leather Lounge “60 Years” Dark Maroon e volante revestido de couro Walknappa, decorado com emblema com a inscrição ‘60 Years’.

Além destes itens exclusivos, esta versão virá equipada com diversos equipamentos de série. Entre eles, sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, MINI Head-Up Display, superfícies internas iluminadas MINI Yours Piano Black, ar condicionado digital automático dual-zone e faróis adaptativos de LED.

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.mini.com.br

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.