Logo
Imprimir esta página

Carteira Digital de Trânsito é premiada no anuário Tele.Síntese

O Serpro recebeu mais um prêmio, desta vez pelo desenvolvimento da Carteira Digital de Trânsito.

O Serpro recebeu mais um prêmio, desta vez pelo desenvolvimento da Carteira Digital de Trânsito. A empresa recebeu o segundo lugar na categoria inovação como resultado da apuração do Anuário de Inovação Tele.Síntese, que está em sua oitava edição. O anuário é uma publicação que resulta de uma pesquisa com 200 empresas do ecossistema do setor de comunicações – de fabricantes de equipamentos de infraestrutura a desenvolvedores de aplicativos para celular e tablet.

Lançada no final de 2018 e compatível com Android e iOS, a Carteira Digital é um aplicativo que reúne: a carteira de habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), documento de identificação do veículo.

A inovação trouxe muita facilidade para o cidadão e já tem mais de 3,5 milhões de downloads da Carteira de Habilitação e mais de 700 mil downloads de CRLV. Em formato digital, os documentos contam com QR Code que pode ser lido off line, e também pode ser exportado em arquivo PDF. Uma inovação que permitiu que a carteira digital migrasse, definitivamente, para o celular.

O prêmio foi oferecido ao Serpro e também ao Denatran. Os representantes das instituições receberam a homenagem na noite de ontem, 10, em São Paulo.

Futuro próximo: ambiente de interação com o mundo do trânsito

Eduardo Sanches Faria, coordenador-geral de Sistemas de Informação e Estatísticas do Denatran, ressaltou que a CDT consolida a parceria Denatran Serpro, que é uma parceria de sucesso, que tem trazido bons resultados “A CDT é importante para o cidadão, que tem um documento digital com validade de documento de identidade que pode portar no seu celular. É uma revolução tecnológica, e essa carteira digital onde hoje você tem sua CNH e seu documento de veículo deverá agregar novas funcionalidades no futuro próximo, como, por exemplo, as infrações, por meio de conjugação com o Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE).

De acordo com o representante do Denatran, “a ideia é que a CDT se transforme em um canal de comunicação do cidadão com o mundo do trânsito, ou seja: mais que um documento digital, que seja um ambiente no qual o cidadão faça suas demandas e receba informações relativas ao trânsito. É esse o grande avanço no qual estamos trabalhando”.

"Dupla" premiação

Já o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, destacou que a premiação tem um significado duplo: “É a coroação de um esforço. É muito importante ver um desafio coroado por um prêmio dessa natureza. O outro motivo é constatar que está se concretizando a transformação digital do Estado. Com esse projeto entregamos valor para o cidadão: algo que ele tinha apenas manual se torna digital, abrindo outras grandes possibilidades de agregação. Atuarmos como um agente de transformação digital e sermos premiados por isso são dois ótimos motivos de comemoração”.

Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, pontuou que o grande desafio do desenvolvimento foi criar o primeiro documento de identificação oficial completamente digital “não existia no país um documento com essas características, fomos pioneiros nessa tecnologia. Nosso desafio foi criar uma tecnologia segura e antifraude, e tivemos bastante êxito nessa empreitada. Mesmo com os quase 3.6 milhões de habilitações emitidas, não temos relato de fraude, o que mostra que a empreitada da CNH digital foi um grande sucesso, que inaugurou uma leva de surgimento de outros documentos em formatos digitais, como o e-título de eleitor, a carteira de trabalho digital, carteiras de identificação profissional e muitos outros.

Fotografia da inovação: critérios

De acordo com a editora Momento, responsável pela publicação, ela “traça uma fotografia do nível e do tipo de inovação que caracterizam o mercado brasileiro de comunicações e internet”. A pesquisa envolve todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações: fornecedores de produtos, fornecedores de software e serviços, operadoras de serviços de comunicações, desenvolvedores de aplicações e conteúdo e fornecedores de soluções de IoT.

Os projetos inscritos são selecionados por categoria e avaliados por um júri de especialistas. Os produtos e serviços mais inovadores são premiados na solenidade de lançamento do Anuário, que ocorreu ontem, 10, em São Paulo.

Entre os critérios para definir a inovação de um produto ou serviço, o anuário leva em conta sua diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento; melhoria real em relação ao que já existisse no mercado; e atributos que representem vantagem para os usuários da empresa. Também importa à pesquisa saber se a empresa considera um produto/serviço como inovador por:

aumentar a produtividade;
ampliar receitas;
aumentar o market share;
reduzir custos;
explorar novas oportunidades de mercado

E, finalmente, se a concepção e o desenvolvimento do produto/serviço foram realizados em sua maior parte no Brasil e qual seria seu impacto no mercado brasileiro, no seu campo de atividade ou em tecnologia futura.

A comissão julgadora foi composta por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da Momento Editorial, especialistas no segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto