Copa HB20 tem etapa agitada dentro e fora das pistas em Cascavel

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Craveiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Copa HB20 tem etapa agitada dentro e fora das pistas em Cascavel

· Divisões Pro e Super ganham novos líderes em Diego Augusto e Kleber Eletric em fim de semana com quatro vencedores diferentes no oeste paranaense

· Recém-lançado, HB20 Nova Geração estreia como carro madrinha

A etapa de Cascavel da Copa HB20 foi uma das mais movimentadas da temporada 2019, com muitas ações fora da pista e corridas com situações extremas de tirar o fôlego, que geraram alterações no topo das tabelas tanto da Pro quanto da Super, que agora têm em Diego Augusto e Kleber Eletric, nesta ordem, seus novos líderes.

Além da atividade intensa dentro da pista, os pilotos da Copa HB20 também puderam conferir em primeira mão o HB20 Nova Geração com um grande evento realizado pela concessionária HMB Vetor. A estreia local contou com a presença de todo o grid da categoria, além de seus organizadores, sem contar os diversos compromissos com a mídia local, uma vez que Cascavel é o principal polo das corridas de carros populares com tração dianteira - caso do campeonato apoiado pela Hyundai. Várias pequenas ações ainda foram realizadas pelos pilotos, como o porco no rolete dos irmãos Felipe e Caíto Carvalho, locais da cidade, e a visita dos irmãos Bornemann ao hospital de câncer local, entre outras. Além disso, três unidades do HB20 Nova Geração estiveram à frente do grid antes das provas, e fizeram o papel de carro madrinha na abertura da corrida de domingo.

Dentro da pista, coube ao capricho do clima apimentar ainda mais as já agitadas corridas da Copa HB20. No sábado, um forte temporal marcou a realização da primeira corrida. A chuva que despencou na hora da largada acabou forçando o encerramento prematuro e deu à dupla local Edgar Favarin e Odair dos Santos a segunda vitória na temporada 2019. Favarin venceu após ultrapassar o pole Lucas Bornemann, que forma dupla com o irmão Christiano, poucas voltas antes da piora das condições, que forçou a entrada do safety car e neutralizou a disputa até o aguaceiro tornar impraticável a continuidade da bateria.

Tirando os irmãos Bornemann, todos os que terminaram entre os cinco primeiros são ou têm relação bem forte com Cascavel (caso de Favarin e Odair): o estreante Jorge Martelli, os irmãos Felipe e Caíto Carvalho fizeram a festa do público local com troféus. "Essa é minha segunda vitória na temporada e com certeza tem um sabor muito especial. A primeira foi em Londrina, que é uma pista em que já andei bastante e também gosto muito. Mas aqui em Cascavel é maravilhoso, é minha terra. Ontem no último treino meu parceiro acabou batendo e tivemos que trocar de carro para hoje. Tenho que agradecer ao Daniel Kelemenn e a organização do campeonato, por que o novo carro também correspondeu e foi tudo bem", comemorou o piloto.

Na divisão Super, quem não teve o que comemorar foi o atual líder do campeonato geral, Raphael Abbate, que bateu e abandonou. Já Kleber Eletric venceu mais uma nesta temporada, com Lula Ornelas, Marcelo Zebra, Marcelo Torrão/Alexandre Navarro e Daniel Nino formando o pódio da divisão. "Não consegui largar bem e perdi algumas posições, mas veio a chuva e mudou toda a história da corrida. Eu consegui me manter na pista e chegar no pessoal da frente até entrar a bandeira amarela e acabar a corrida. Consegui ir bem na chuva, mas começou a ficar um pouco arriscado e acho que a decisão da direção de prova de encerrar a corrida mais cedo foi acertada", celebrou Kleber Eletric.

No dia seguinte, com tempo carrancudo mas sem chuva, a Copa HB20 proporcionou um grande espetáculo ao público com a prova que concluiu a quinta etapa de 2019 e premiou Diego Augusto e Lula Ornelas com as vitórias.

Por conta do grid invertido, Diego largou na pole e sustentou a ponta com autoridade, escapando, desta forma, das inúmeras confusões que marcaram a segunda disputa, realizada com tempo bom, ao contrário do que aconteceu no dia anterior, apesar do céu bastante carregado e da neblina que só sumiu minutos antes da largada.

A prova iniciou agitada. Após um enrosco com Jorge Martelli, Caito Carvalho acabou subindo em um morrinho, tocou na mureta que divide a saída dos boxes da pista e capotou, provocando a primeira entrada do safety car. Já a segunda intervenção do carro de segurança veio após Chris Bornemann errar na saída do "S" e ser atingido por Betão Fonseca, levando Kleber Eletric. Por conta disso, a prova foi reiniciada restando uma volta para o fim, o que proporcionou mais emoção nos instantes finais entre Diego e Felipe Carvalho, irmão de Caito.

No entanto, Diego não se abalou, caprichou na relargada e recebeu a bandeirada à frente de Carvalho e Adriano Rabelo, somando seu segundo triunfo na Copa HB20 - o primeiro havia sido justamente na abertura da temporada. Outro destaque foi Raphael Abbate, sexto após sair do fundo do pelotão por conta do abandono no sábado. "Foi uma corrida muito difícil. Nunca tinha corrido em Cascavel antes. Aqui tivemos a presença de muitos pilotos locais, com bastante experiência no traçado e vitórias em outras categorias. Sinceramente achei que ia ser muito difícil de ganhar. A pista é bem desafiadora, o clima variou muito ao longo do final de semana e para mim foi uma vitória inacreditável", vibrou Diego Augusto.

Após o azar de Eletric, que no fim terminou em quarto, a Super viu Lula Ornelas, em seu primeiro ano no automobilismo, conquistar sua primeira vitória na categoria, superando Luciano Viscardi e Daniel Nino. Marcelo Zebra, repetindo o pódio do sábado, completou a lista dos cinco primeiros. "Foi a minha primeira vitória na categoria e foi muito suada. Posso dizer que hoje contamos um pouquinho com a sorte, pois um acidente tirou alguns concorrentes da minha frente. Mas consegui manter minha posição após a saída do safety car e estou muito feliz com essa primeira vitória", comemorou Lula.

O próximo encontro da Copa HB20 acontece dias 26 e 27 de outubro no Velopark (RS). Confira abaixo o resultado final das provas e a classificação do campeonato:

Corrida 1:

Matheus Biriba - 6

Paulo Totaro - 4

Sobre a Hyundai Motor Brasil

A Hyundai Motor Brasil está presente no País desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento inicial de US$ 700 milhões. Conta com 2,7 mil colaboradores e é responsável pela fabricação e pela comercialização da família de veículos desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, composta por HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec. Em 2017, iniciou a produção nacional do SUV compacto Hyundai Creta em versão exclusiva para o Brasil, com aporte adicional de US$ 130 milhões. Este ano, com investimentos de US$ 35 milhões, a capacidade produtiva foi aumentada de 180 mil para 210 mil carros por ano. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais – Facebook (www.facebook.com/hyundaibr) e Instagram (www.instagram.com/hyundaibr) – e em nosso canal no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor Company continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pelo pioneirismo global na produção em escala de um veículo movido a hidrogênio e do IONIQ, o primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com.

Sobre o Banco Hyundai Capital Brasil

O Banco Hyundai financia os veículos da Hyundai Motor Brasil. Com o início das suas operações em abril de 2019, a instituição financeira é uma joint-venture entre o Banco Santander e a Hyundai Capital Korea e tem como objetivo ser a primeira escolha dos clientes, promovendo a venda dos veículos Hyundai e fornecendo os melhores serviços financeiros. Para mais informações, acesse o site www.hyundaicapitalbrasil.com.