Brasil,

BASF lança poliamida semitransparente e translúcida para design de interior e exterior de automóveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lígia Cerdeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Ultramid® Vision permite maior transmissão de luz sem dispersão

Produto apresenta resistência a riscos e alta proteção contra raios UV

A poliamida semicristalina desenvolvida pela BASF, Ultramid® Vision, foi usada pela primeira vez no interior de um veículo, no módulo regulador da janela de uma fabricante alemã de automóveis. Em comparação às poliamidas opacas, o Ultramid® Vision apresenta uma transmissão de luz muito alta com baixa dispersão da luz. Desse modo, sua aplicação se torna perfeita para o uso em símbolos iluminados em partes externas e internas dos carros.

Precisão – a luz passa sem obstáculos

Além do efeito semitransparente e translúcido, a poliamida ainda possui resistência aos raios UV, altas temperaturas e riscos, tornando o Ultramid® Vision um importante componente onde o controle visual ou design translúcido são necessários.

Em processos de moldagem por injeção com múltiplos componentes, ele pode ser facilmente combinado a outros materiais de poliamida. Isso facilita a produção de componentes multifuncionais com áreas transparentes ou iluminadas – como o regulador de janela demonstrou de forma impressionante.

“No processo de moldagem por injeção 2K, o Ultramid® Vision demonstrou boa aderência à caixa do sensor, feita de poliamida reforçada com fibra de vidro”, explica Rainer Xalter, desenvolvedor de produto na divisão de Materiais de Performance na BASF. “Outro critério de seleção foi a transmissão homogênea de luz. A exigência era permitir a passagem do máximo possível de luz, com alta fidelidade de cor da luz transmitida. O Ultramid® Vision B3K WT15490 apareceu como a solução certa para os símbolos brancos e o Ultramid® Vision B3K DLT UN (DLT = transmissão de luz difusa, UN = incolor, em inglês) para os displays de status vermelhos”, completa.

Como o material pode ser exposto repetidamente aos meios agressivos sem causar danos, como creme solar, agentes de limpeza e solventes, ele é perfeito para sensores ou botões iluminados. A vantagem essencial em relação aos materiais amorfos e transparentes também impressionou a francesa Valeo, especialista em interior. O produto foi desenvolvido em conjunto para a maturidade da produção e agora será usado por uma grande fabricante de carros. “As propriedades do Ultramid® Vision nos chamaram atenção desde o início”, declara Sebastian Laukat, gerente de projeto na Valeo, demonstrando sua satisfação com a poliamida semitransparente e semicristalina da BASF. “O perfil equilibrado em termos de mecânica e processabilidade, junto com a alta resistência a arranhões e estabilidade UV foram, por fim, os fatores decisivos”, finaliza.

Grande versatilidade em cor e design

Além do Ultramid® Vision B3K UN incolor, produtos especialmente equipados com transmissão de luz difusa em alta taxa de transmissão, assim como produtos coloridos segundo a solicitação dos clientes, também podem ser fabricados. Portanto, o portfólio do Ultramid® Vision oferece aos designers e desenvolvedores uma ampla gama de possibilidades para realizar características de design e elementos de iluminação em interiores dos carros.

Para mais informações, acesse: www.ultramid-vision.basf.com

Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba sob o mesmo teto todo o know-how the materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quarto grandes setores da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consume – a divisão tem um amplo portfolio de produtos e services combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colabotração com os clients e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2018, a divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 7,65 bilhões. Mais informações online: www.plastics.basf.com.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico, proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122.000 colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de cerca de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos EUA. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar