Dia Mundial Sem Carro reforça a necessidade de melhorias na mobilidade urbana

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wesley Figueiredo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

A data é comemorada no dia 22 de setembro e tem o objetivo de conscientizar a população mundial a respeito do uso exagerado de carros e motos, propondo novos meios de locomoção

Mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento de pessoas e cargas no espaço geográfico das cidades. Questões relativas ao tema têm sido debatidas constantemente em busca de soluções e alternativas para uma melhor forma de locomoção nos grandes centros. A evolução da sociedade, aliada ao avanço da ciência e tecnologia, permitiu uma série de transformações e facilidades para o dia a dia, como a possibilidade de locomoção por meio dos veículos automotivos. No entanto, ao longo dos anos, os benefícios do uso excessivo dos transportes individuais e privados por grande parte das pessoas que circulam nas cidades vêm sendo questionados, pois trazem uma série de riscos para a qualidade de vida, entre eles o prejuízo da mobilidade urbana, o aumento do tráfego e do tempo gasto no trânsito, além dos problemas ambientais.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) ressalta que o transporte coletivo desempenha um papel importante como meio de deslocamento, uma vez que possibilita a diminuição de veículos no trânsito, de longos congestionamentos e, principalmente, a redução no número de acidentes e vítimas. Tudo isso faz parte do desenvolvimento socioeconômico de uma cidade - quanto maior a fluidez e a segurança, maior será a satisfação social de sua população.

Segundo última análise realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, os automóveis (carros, caminhonetes e outros veículos semelhantes) são responsáveis por 47,88% das mortes por acidente no trânsito em Minas Gerais no período de um ano, as motos por 26,77%, enquanto os ônibus e caminhões são responsáveis por apenas 3,61% delas. Segundo a BHTRANS, os ônibus transportam, mensalmente, na capital mineira, cerca de 30 milhões de pessoas, o que corresponde à mais de 65% dos deslocamentos da população belo-horizontina. Isso mostra que o transporte coletivo desempenha um papel importante como meio de deslocamento.

Além disso, as empresas associadas ao SetraBH, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), oferecem “empregos verdes”. De acordo com a OIT, os “empregos verdes” são responsáveis por reduzir o impacto ambiental provocado por qualquer atividade econômica e contribuem para a preservação ou restauração da qualidade ambiental. Entre eles estão motoristas e demais operadores do sistema de transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo municipal e em região metropolitana. Isso por que, um ônibus convencional, ao transportar de 70 a 80 passageiros, substitui 50 automóveis ou 70 motocicletas nas vias públicas, contribuindo assim com o meio ambiente.

O ônibus além de ser uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel, traz uma melhoria da qualidade de vida da população com a redução da poluição ambiental, diminuindo congestionamentos, acidentes de trânsito, além de percorrer grandes distâncias por um preço acessível, facilitando a vida do usuário. Neste contexto, é de fundamental importância a adoção de políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana e colocar o transporte coletivo como prioridade nas grandes cidades

Para ampliar os debates em torno da mobilidade urbana, foi criado o Dia Mundial sem Carro, um movimento que busca melhorar as condições de deslocamentos através de grandes mobilizações no mundo inteiro a respeito de formas alternativas de locomoção nas cidades. Criada na França em 1997, a data começou a ser celebrada no Brasil em 2001.

Em sintonia com a data, o SetraBH enaltece que uma das formas para alcançar uma mobilidade urbana que atenda de fato as necessidades de locomoção é a priorização do uso do transporte coletivo. Tecnologias e benefícios são criados e aprimorados constantemente para que os usuários desse meio de transporte possam ter mais facilidade no dia a dia. Como, por exemplo, recentemente foi lançado pelo Transfácil, o aplicativo BHBUS, que informa a previsão de chegada das linhas de ônibus municipais, acompanhamento do ônibus se movendo em tempo real no mapa até chegar ao ponto, quadro de horários de todas as linhas, além da opção “Rotas”, que indica aos usuários o melhor trajeto e linhas que atendem o seu destino.

Atualmente mais de 80% dos usuários do transporte coletivo por ônibus de Belo Horizonte, utilizam o cartão BHBUS. Além da agilidade no embarque e facilidade na recarga, o acesso à meia tarifa é mais uma vantagem, pois o passageiro pode pegar um segundo ônibus, no período de uma hora e meia, pagando a metade do preço da passagem. Já aos domingos e feriados, é possível pegar dois ônibus pagando no máximo R$ 4,50. Outro benefício é a gratuidade aos usuários com idade superior a 65 anos, carteiros, agentes de inspeção do Ministério do Trabalho, oficiais de Justiça, usuários com deficiência física auditiva, visual, mental e doentes renais em terapia renal substitutiva e meio passe estudantil.