Brasil, 23 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Soluções de trânsito na palma de sua mão

Soluções de trânsito na palma de sua mão

Conheça os aplicativos do Denatran que facilitam a vida do motorista brasileiro

Você sabia que pode ter todos os documentos de porte obrigatório de trânsito armazenados no seu celular? Ou que é possível se cadastrar em um aplicativo que dá 40% de desconto em multas pagas com antecipação? Na semana de trânsito, saiba mais sobre os aplicativos desenvolvidos pelo Serpro para o Denatran que facilitam o dia a dia de milhões de motoristas em todo país.

Todos os motoristas brasileiros que possuem a CNH emitida após maio de 2017 têm a opção de utilizar a versão digital do documento. Isso porque, a partir dessa data, a carteira passou a vir com um QR Code. Com ele, o motorista, após baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pode autenticar a CNH digital, solução que já possui mais de 3 milhões e 300 mil usuários em todo o país. O documento digital tem fé pública e funciona como identidade. Pode ser apresentado, por exemplo, em órgãos públicos ou para embarque em voos aéreos. A CDT é encontrada gratuitamente na Appstore e Google Play.

A Carteira Digital de Trânsito também traz a opção de autenticação do CRLV digital. Uma funcionalidade interessante da solução é permitir o compartilhamento do documento veicular digital com até cinco pessoas, o que é muito útil nos casos de famílias que dividem um mesmo veículo. O CRLV está sendo adotado gradativamente no país e já está disponível para os estados do Ceará, Roraima, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão, Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Acre, Espírito Santo e Distrito Federal.

E quanto às multas? Não há muito a fazer em relação às autuações já ocorridas. No entanto, existe a possibilidade de um desconto de 40% nas próximas infrações. Basta o motorista baixar o SNE, ou Sistema de Notificação Eletrônica, se cadastrar e passar a receber as notificações e os boletos de forma eletrônica. A economia com despesas postais e processuais permite um desconto significativo no pagamento das multas. Pessoas jurídicas com certificado digital também podem utilizar a tecnologia. Um detalhe: se você, por qualquer motivo, não for o motorista habitual de um veículo registrado em seu nome, é possível indicar o principal condutor no Portal de Serviços do Denatran.

Passo a Passo

CNH Digital

1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
2. Faça o cadastramento no aplicativo;
3. Ative o cadastro clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
4. Faça login no aplicativo e clique em “adicionar documento”, que será a CNH Digital.
5. Depois, escolha entre as opções: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran).
6. Se a opção for “pelo celular”, use o celular para ler o QR Code e depois faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone.
7. Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

CRLV Digital

1. Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019.
2. Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.
3. Insira seu CPF.
4. Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.
5. O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.
6. Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.
7. Clique no botão ‘+’.
8. Clique em ‘Incluir CRLV digital’.
9. Insira o número do Renavam.
10. Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.

SNE

1. O primeiro passo é ir à página do Sistema de Notificação Eletrônica ou baixar o aplicativo SNE nas lojas Play Store ou App Store.
2. Em seguida, basta clicar em "Cadastro" e fornecer seu dados pessoais (CPF, nome, email e data de nascimento), criando também uma senha.
3. A próxima etapa é a ativação do cadastro, que é feita a partir de um link enviado ao email indicado anteriormente.
4. Em seguida, o motorista deve registrar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para se tornar ativo no sistema. Basta preencher o número do documento e o código de segurança.

Os cidadãos que não possuem carteira de habilitação, mas que possuem veículos registrados em seu nome, podem utilizar o número do Renavam do seu veículo e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo, mais conhecido com DUT).

Campanha Nacional de Trânsito

O país inteiro está mobilizado para a Semana Nacional de Trânsito 2019, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro e, principalmente, conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres na prevenção de acidentes.

Previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o evento está sendo promovido pelo Ministério da Infraestrutura e o Denatran e será celebrado com ações integradas pela sociedade, instituições públicas e privadas, associações e organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais.

Com o mote “no trânsito, dê sentido à vida”, as mensagens visam a promover a reflexão da sociedade para uma mudança de postura. São situações que ilustram a atenção e os cuidados que pedestres, ciclistas e motoristas devem ter na preservação da vida e no respeito às regras de trânsito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS