Detran.SP realiza simulações de resgate e ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran.SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Ações convidam à reflexão sobre importância do comportamento responsável no trânsito

O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.

Essa operação delicada será simulada em plena avenida Paulista no próximo dia 22, domingo, às 10h, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). A simulação é uma ação conjunta entre o Detran.SP e o Corpo de Bombeiros com objetivo de sensibilizar o público na Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.

Durante 40 minutos, 12 bombeiros utilizarão equipamentos cortantes para retirar uma vítima cenográfica de um carro. Toda a ação poderá ser acompanhada pelo público que costuma lotar a Paulista aos domingos, quando a avenida fecha para o trânsito de veículos.

Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo. Haverá simulações em locais como o Parque da Juventude, em São Paulo; o Centro de Guarulhos; o Largo do Rosário, em Campinas; a Praça Rui Barbosa, em São José do Rio Preto; a Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente; a avenida Independência, em Piracicaba; o Shopping Iguatemi, em Sorocaba; a Esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto; a Praça Saturnino de Brito, em Marília; o Largo do São João, em Avaré; o Passeio da Matriz, em Penápolis; entre outras cidades.

O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular.

Durante as simulações, o Detran.SP vai distribuir material educativo e realizar abordagens com foco na conscientização da população.

Ações na Capital e no Interior

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito será realizada no dia 18, às 14h, na sede do Detran.SP, com o lançamento de material do MOBA (Programa Mobilidade Ativa) e as palestras “Educação Emocional no Trânsito”, com o professor Rodrigo Ramalho; e “Os Comportamentos Humanos mais Letais no Trânsito e Como Mudar essa Realidade”, com Aly Said Yassine, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

A abertura será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Detran.SP. Clique aqui para acompanhar: Facebook, Twitter e Youtube.

Durante a semana, o Detran.SP realizará, em parceria com várias instituições, outras ações educativas na Capital e no Interior. No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado de São Paulo, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, atividades do Clube do Bem-te-vi, distribuição de materiais e simulações com óculos 3D.

Entre os destaques da semana estão blitze em bares na rua Aspicuelta, na Vila Madalena, em São Paulo, e na Vale Music Fest, em São José dos Campos. Com duração de 1h30, as blitze serão realizadas na sexta-feira, dia 20, em São Paulo, e no sábado, dia 21, em São José dos Campos.

Outra ação da Semana de Trânsito será a apresentação de uma peça teatral educativa em escolas municipais e estaduais. A companhia Via Certa Teatral leva para as crianças uma adaptação de “Alice no País das Maravilhas” em que os pequenos espectadores aprendem sobre os perigos da distração e da irresponsabilidade no trânsito e como é possível preservar a segurança por meio de atitudes simples.

A apresentação teatral será realizada em escolas de São Paulo, Guarulhos e Cotia, nos dias 18, 19 e 20.

Também em destaque está um passeio ciclístico realizado em parceria com a empresa Bike Tour São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. Com duração de 1h45, o passeio será realizado no dia 21 de setembro, sábado, às 9h, 11h, 13h e 15h, com saída em frente à biblioteca. Os ciclistas vão percorrer ruas do chamado Centro Novo, com dois monitores e equipamentos de áudio com informações e curiosidades sobre a região.

Sobre a Semana Nacional de Trânsito

Um dos objetivos é mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude.

Participe da Semana Nacional de Trânsito usando as hashtags #EuRespeitoaVida #SemanaDetranSP

Respeito à vida

O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas.

Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".