Brasil,

Simpósio SAE BRASIL mostra avanços em técnicas de medição e avaliação em testes e simulações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Lideranças dos setores de veículos leves, pesados e máquinas agrícolas falam de estratégia no 17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, dia 17/09, em São Paulo

Executivos da indústria de veículos leves, pesados, e máquinas agrícolas são os convidados da mesa redonda “Crescimento de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade e Novas Oportunidades”, que abrirá o 17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, a ser realizado dia 17 de setembro, no Milenium Centro de Convenções (Rua Doutor Bacelar, 1043 - 1º andar - Vila Clementino, SP).

“Vamos descobrir como as empresas estão trilhando o caminho de testes e simulações ante os avanços da tecnologia e as mudanças de normas que passaram a aceitar homologação final de produtos por meio virtual, como a europeia ECE-R66, de tombamento de ônibus, e a ISO 5700, referente ao tombamento de tratores”, destaca o engenheiro Leandro Garbin, diretor da VirtualCAE e chairperson do simpósio.

Além da mesa redonda com participação de executivos de empresas como DAF Trucks Brasil, AGCO Corporation, Ford e Mercedes-Benz, o 17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações terá apresentações técnicas nas quais se destacarão temas como 5G, manufatura aditiva, segurança veicular, aplicações agrícolas, freios ferroviários, análise por meio de modelos matemáticos e simulação do comportamento do sistema de tração de um veículo elétrico.

O Painel Internacional fechará a programação do simpósio com especialistas da Bélgica, Áustria e Estados Unidos, que abordarão temas nas áreas de durabilidade, otimização multidisciplinar e NVH – ruídos e vibrações (veja agenda preliminar completa).

O 17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações é organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, dirigida pelo engenheiro Marco Colosio.

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017/2019.

17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações
Data: 17 de setembro de 2018, das 8h às 18h.
Local: Milenium Centro de Convenções – rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino, São Paulo, SP

PROGRAMAÇÃO

17º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES

17 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

08h15 – Abertura com Leandro Garbin, diretor comercial da VirtualCAE e chairperson do 17º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, e Otacílio Gomes Jr., diretor geral SAE BRASIL.

08h30 – Mesa redonda "Crescimento de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade e Novas Oportunidades” com André Melo, gerente de Testes e Protótipos DAF Trucks Brasil; Fausto Neves, gerente de Engenharia, Simulações-Aquisição de Dados e Validação AGCO Soluções Agrícolas América do Sul; Luiz Zamorano, gerente de Carroceria, CAE e Segurança Veicular Ford; Maria Brito, gerente sênior Desenvolvimento Chassis Ônibus Mercedes-Benz, Felipe Frank gerente de Engenharia do Produto, Volkswagen do Brasil. Moderação: Celso Nogueira, consultor na área de desenvolvimento de negócios em soluções de Inteligência Artificial para manutenção e qualidade preditiva.

APRESENTAÇÕES TÉCNICAS

10h40 – Palestra “Development of Optimized Dumps for Heavy Off-road Mining Trucks”, por Fernando Ferraz, COO AKAER.

11h00 – Palestra "Análise do comportamento do sistema de tração de um veículo elétrico por meio de modelos matemáticos e simulação de fluidodinâmica computacional", por Victor Hugo Rocha de Oliveira, graduando em Engenharia Elétrica UNILESTE.

11h20 – Palestra “Análise da integridade termoestrutural de disco de freio ferroviário”, por Gabriel Espedito Marqueze Messias, especialista FEA/CFD VirtualCAE.

11h40 – Palestra “Modelagens e Simulações – Testes e Validações”, por Vangelo Manenti, engenheiro do produto - suspensão e direção Volkswagen Caminhões e Ônibus.

12h00 – Palestra “Problema inverso de identificação de danos em pá de helicóptero usando batch algorithnm”, por João Artur Souza Chaves, graduando em Engenharia Unifei.

12h20 – Perguntas e respostas – Mediação: Régis Ataides, diretor de Desenvolvimento de Canais – América do Sul, Siemens PLM

APRESENTAÇÕES TÉCNICAS - TARDE

13h40 – Palestra “Tools and methods for certification of metal additive manufacturing fabricated parts for Aerospace application”, por Alejandro Estaban Villega, diretor da Area Estrutural AKAER.

14h00 – Palestra “Simulação virtual para a avaliação dos benefícios do uso de Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS) na estrutura veicular”, por Valmir Fleischmann, diretor de Engenharia VirtualCAE.

14h20 – Palestra “A importância dos efeitos da manufatura em simulações de impacto veicular”, por Ramon Juan Silva, engenheiro de Aplicações ESI Group.

14h40 – Palestra “Tecnologia 5G VS Interferências Eletromagnéticas no Brasil”, por André Avancini Janousek, Desenvolvimento de Negócios, e Gustavo Lervolino de Morais engenheiro de Desenvolvimento de Projeto Instituto Eldorado.

15h00 – Palestra “Desenvolvimento de uma metodologia de análise de vibrações aplicada a uma colheitadeira de cana de açúcar”, por Jeovano de Lima, especialista em Engenharia do Produto AGCO Corporation.

15h20 – Perguntas e respostas – Mediação: Gustavo Gioria, Engineering Group Leader Schaeffler Brasil.

PAINEL INTERNACIONAL

16h20 – Palestra “Surfbeam optimization”, por Maximilien Landrain, Technical Account manager NOESIS Solutions Leuven/Belgium.

16h40 – Palestra “Load determination and fatigue evaluation of the jointsof multi-axially loaded vehicle componentes”, por Klaus Hofwimmer, manager FEMFAT Sales&Support Magna Powertrain ECS (Engineering Center Steyr), Sankt Valentin/Áustria.

17h00 – Palestra “The benefits of experiencing NVH and CAE data from pre-concept to production”, por Gary Newton director – Automotive, Jr., Bruel & Kjaer NA, Canton/MI/EUA.

17h40 – Questions and answers - Mediação: Thiago Negretti, senior Product Development Engineer Mercedes-Benz.

18h00 – Encerramento com Marco Colosio, diretor da Seção Regional São Paulo e gerente de Engenharia de Produto da General Motors do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar