Polo é o novo ambiente de formação continuada para profissionais de educação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

O ambiente surge para responder aos desafios diários da educação, possibilitando acesso à aprendizagem contínua aos profissionais de todo o país

Professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contam com um novo ambiente de formação: o Polo. O ambiente reúne formações práticas, certificadas e gratuitas, com materiais interativos e diversidade de temas.

Iniciativa do Itaú Social, o Polo surge para responder aos principais desafios diários da educação, possibilitando acesso à aprendizagem contínua aos profissionais em todo o país.

Segundo a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação, 69% dos professores brasileiros consideram que a principal medida para a valorização da profissão é o aprimoramento da formação continuada. O levantamento demonstra que há um forte desejo de aprimoramento profissional dos docentes, uma vez que 77% deles têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.

“Além de políticas voltadas a melhorar a formação inicial, a formação continuada é determinante para o aprimoramento da prática docente. Nesse sentido, a estratégia de formação e aprendizagem do Polo objetiva a não apenas a apropriação de técnicas e conteúdos, mas também a promoção de uma reflexão contínua sobre as práticas profissionais, que permita que elas sejam repensadas, adaptadas e recriadas”, destaca o coordenador de Formação do Itaú Social, Carlos Garrido.

Percursos Formativos

No Polo, os conteúdos estão organizados em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática. Os participantes podem realizar cursos separadamente ou seguir por uma das trilhas de conhecimento. As formações abordam desde o ensino e aprendizagem até processos e ferramentas de gestão.

As formações foram construídas em parceria com instituições de referência na área de educação. São elas: Avante – Educação e Mobilização Social, Centro de Lideranças Públicas, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Getúlio Vargas – FGV, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Singularidades, Laboratório Emília de Formação, Nova Escola e Rede Filantropia.

Além dos cursos on-line, a plataforma também trará informações sobre os cursos presenciais oferecidos pelo Itaú Social e seus parceiros. A oferta de conteúdo será constantemente aprimorada para atender às necessidades e demandas dos profissionais da educação.

Itaú Social

O Itaú Social é uma fundação empresarial que, há 25 anos, trabalha pela melhoria da educação pública no Brasil. A atuação se dá em dois pilares: formação dos profissionais da educação e fortalecimento de organizações da sociedade civil. Atua como polo de desenvolvimento educacional, ou seja, como articulador, agregador e potencializador de ações em prol da educação. Como os desafios são muitos, os esforços precisam ser diversos e em rede. Por isso, o Itaú Social trabalha com uma ampla rede de parceiros.

www.itausocial.org.br