Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

O motorista pode acionar o freio de mão para cumprimentar o colega no outro ônibus?

  • Escrito ou enviado por  Eleni Rocha
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A WABCO esclarece esta questão por meio do centro de excelência em treinamento técnico WABCO ACADEMY

Muitas pessoas gostam do barulho que o sistema de ar comprimido dos veículos comerciais faz quando acionado. Gostam tanto que vários motoristas, principalmente os de ônibus, fazem aquele “tchxii, tchxii” para homenagear o colega de trabalho que dirige o veículo que segue na pista em sentido contrário e, para isso, acionam a válvula do freio de mão. A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, esclarece esta questão por meio da WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico. “A filosofia da WABCO ACADEMY é compartilhar conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência”, diz Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO ACADEMY América do Sul. A resposta certa é que, para cumprimentar, não se deve utilizar o sistema pneumático do freio do veículo.

Acontece que, com o veículo em movimento, não convém acionar o freio de mão, ou melhor, o freio de estacionamento. Como o próprio nome já diz, o freio de estacionamento deve ser usado quando o veículo estiver parado. Ele garante que o veículo não se movimente quando estacionado. Ao acionar o punho da válvula com o veículo em movimento, o resultado não é apenas o barulho do ar. O freio de estacionamento mobiliza uma força proporcional ao acionamento de até duas toneladas contra o eixo do veículo. O ônibus continua andando, mas as rodas podem travar. Portanto, representa um perigo para a segurança no trânsito. Além disso, pode danificar o sistema de frenagem e até o veículo.

A funcionalidade do freio de estacionamento é manter o veículo parado quando já se encontra imobilizado, com o motor ligado ou não. O motorista deve acioná-lo controladamente em uma situação de emergência, quando há necessidade de reduzir a velocidade e o veículo apresentar alguma falha no freio de pedal. Mas, é claro que o punho da válvula do freio de estacionamento deve ser puxado em uma situação de emergência. O sistema de frenagem de veículos comerciais é formado por uma série de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar o veículo por completo. São sistemas com capacidade de carga acima de cinco toneladas e que funcionam por meio do uso de ar comprimido. O ar comprimido atua em todo o sistema de frenagem (freio de serviço, estacionamento ou motor). No freio de estacionamento, a válvula retira o ar comprimido acumulado nos cilindros e, por meio da mola, aciona os freios estacionando o veículo.

Fazer barulho para cumprimentar no trânsito é uma prática que deve ser abandonada. Por exemplo, a buzina é um sinal de alerta e apenas deve ser acionada em caso de necessidade. A legislação estabelece quando o uso da buzina é apropriado ou considerado como infração e passível de multa. Melhor mesmo deixar para cumprimentar e conversar com o colega na garagem.

Conheça mais sobre o freio de estacionamento no curso Freio Convencional I oferecido pela WABCO ACADEMY, que programa uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para aprofundar a abordagem de produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO.

O treinamento sobre ABS (Anti-Lock Braking Systems – ABS) com o VCS II (Vario Compact System, second generation), controle eletrônico de freio que é o coração do ABS, oferece uma especialização mais ampla em sistemas aplicados em caminhão e ônibus e também em reboque e semirreboque. O treinamento T-EBS (Trailer Electronic Braking System), sistema eletrônico de freio para o semirreboque, contempla informações específicas mais aprofundadas. O curso sobre freio convencional continua com o conteúdo separado em dois níveis: um com foco na aprendizagem básica e o outro na avançada. O treinamento sobre AMT discorre sobre o sistema para a caixa de câmbio automatizada aplicada em veículos das principais montadoras.

Além do ensino presencial, a WABCO ACADEMY oferece a modalidade de ensino à distância, com a facilidade para o profissional aprender e se especializar via internet, a qualquer hora e sem sair da oficina ou de casa. O módulo VCS II em português está disponível on-line.

Para mais informações, telefone para 19 2117 5800 ou envie e-mail para e acompanhe o Facebook WABCO Brasil e o Instagram.

WABCO ACADEMY

A WABCO ACADEMY tem o objetivo de manter veículos comerciais operando com o desempenho de segurança máxima ao longo de toda a vida útil. Atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva (oficinas especializadas, distribuidores, frotistas, concessionários e fabricantes de veículos), com treinamentos que reúnem conhecimentos e habilidades para manter os veículos econômicos e seguros na estrada. Ensina a utilizar softwares, hardwares e equipamentos necessários para realizar trabalhos de diagnóstico em sistemas WABCO. Como um centro de excelência, a WABCO ACADEMY dedica-se a dar suporte a diversas áreas de tecnologia para a base global de clientes. Os programas de treinamento são oferecidos em vários idiomas e ministrados em um dos 18 centros de treinamento ao redor do mundo ou em instalações de clientes. Visite o site myWABCO para verificar os cursos disponíveis.

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO ACADEMY para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é o principal fornecedor global de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO está poderosamente “Mobilizando a inteligência veicular” para impulsionar a indústria para o futuro com veículos cada vez mais de condução autônoma, conectados e elétricos. A WABCO continua a ser pioneira em inovações para abordar os principais marcos tecnológicos da mobilidade com veículos de condução autônoma e para aplicar sua extensa experiência para integrar os complexos sistemas de controle e de segurança à prova de falhas, necessários para governar com eficiência e segurança a dinâmica dos veículos em todas as etapas da jornada, na estrada, na cidade e em doca ou estacionamento. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo confiam nas tecnologias diferenciadas da WABCO. Movida por sua visão de soluções de transporte sem acidentes e de transporte mais ecológico, a WABCO também está à frente de sistemas avançados de gerenciamento de frota e de serviços digitais que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2018, com estruturas em 40 países e cerca de 16 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de mais de US$ 3,8 bilhões. Para mais informações, visite www.wabco-auto.com.


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